Corrida e Saúde Mental

Corrida e Saúde Mental.


No âmbito da Educação Física um dos assuntos que sempre me fascinou foi a correlação entre atividade física e saúde, em que pode ser observada a direta resposta entre exercício físico e melhoria do quadro global de saúde. Sempre busco me atualizar com artigos sobre o tema, buscando periodicamente os artigos da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Numa dessas buscas, li alguns artigos que me chamaram a atenção e fui buscar na bibliografia mais estudos a fim de escrever esse artigo que se segue. Busco aqui o acesso á informação, em linguagem acessível, de forma que o texto não fique muito técnico.

Um dado que me chama a atenção foi que em 1946 segundo OVANDRO (1999), apenas 12 citações na literatura médica continham a palavra "exercício". A atividade física remonta desde os primórdios da humanidade. Hoje, não sei precisar quantas citações há, mas é fato que desde então têm surgido inúmeros artigos correlacionando atividade física e saúde.

Normalmente, quando se busca na bibliografia ou até mesmo em sites diversos, há sempre a menção dos benefícios da atividade física na saúde do indivíduo. Mas percebo a carência de estudos que possam correlacionar determinados exercícios físicos e saúde.

Partindo do pressuposto da sensação de bem estar psicológico que percebo em muitos praticantes de corrida, principalmente após o fim da atividade, tento desde então traçar a relação direta da prática de corrida, com os benefícios na saúde mental. Eu particularmente me sinto muito bem, ás vezes até em estado de euforia.

Recentemente, para minha alegria, o The Journal of Physiology publicou um estudo bastante promissor, utilizando ratos de laboratório. Pesquisadores finlandeses fizeram um comparativo de qual exercício pode ser mais efetivo na saúde do cérebro, introduzindo duas práticas diferentes entre os ratos. Um grupo realizando atividades de corrida e outro grupo submetido a treinamento de força.O experimento durou sete semanas.

Nos que foram submetidos a corrida, duplicaram ou mesmo triplicaram o número de neurônios que apareceram depois nos hipocampos dos animais, uma área chave no cérebro para o aprendizado e a memória, comparado com o cérebro de animais que continuam sedentários.

Os ratos que fizeram treino com pesos, apesar de estarem muito mais fortes no final da experiência do que estavam no começo, não apresentaram aumento perceptível de neurogênese. O tecido de seu hipocampo estava exatamente igual ao de animais que não se exercitaram.

Ainda segundo uma das pesquisadoras deste experimento, "exercícios aeróbicos contínuos podem ser mais benéficos para a saúde do cérebro também em humanos".

Cuidado com interpretações errôneas. Não digo que musculação não seja benéfico. Estamos discorrendo sobre benefícios na saúde mental através da atividade física. Treinamento de força tem seus inúmeros benefícios. Não podemos afirmar, com base em estudos feitos com ratos, que essa prática não impacta positivamente na saúde mental.

Esses resultados em relação a corrida não me surpreendem, embora me dêem mais argumentos para a defesa desta prática como uma das melhores que podemos fazer opção.

Dados epidemiológicos sugerem que pessoas moderadamente ativas têm menores riscos de serem acometidas por desordens mentais do que as sedentárias, mostrando que os exercícios físicos exercem benefícios tanto na esfera física como psicológica. Estudos ainda sugerem que os "ativos" possuem processamento cognitivo mais rápido. Função cognitiva possui um conceito amplo, englobando variáveis como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio, solução de problemas e funcionamento psicomotor.

O exercício físico dentro da perspectiva do cérebro, contribui positivamente para o aumento dos níveis de neutransmissores, mudanças nas estruturas cerebrais, melhora cognitiva e tantos outros que a medicina ainda vai ser capaz de nos decifrar.

Um determinado artigo que li sobre o tema afirmou: "O estresse crônico pode deprimir o sistema imune, tornando-o mais suscetível a gripes e outras infecções. Normalmente, o sistema imune responde á infecção liberando várias substâncias que causam inflamação. Estresse prolongado sustenta um nível de cortisol continuamente elevado, fazendo com que o sistema de defesa mantenha-se suprimido."

Frente a esse quadro, a atividade física surge como potencial candidata a substituir tratamentos medicamentosos para promoção de bem estar físico e mental.

Na corrida, há um neurotransmissor bastante ativado, que é a Endorfina, que provoca sensação de bem estar, inibindo a dor, o que faz com que durante a corrida este indivíduo sinta prazer. O melhor de tudo que é uma substância produzida pelo próprio corpo, bastante eficaz, dispensando qualquer droga.

Os benefícios da corrida começam a se manifestar no corredor com uma maior disposição para as suas atividades profissionais, aumento da auto-estima e da autoconfiança, o que leva o indivíduo a ter maior resistência e passar a administrar sua vida a contento mesmo sob forte pressão ou num clima desfavorável, o raciocínio passa a funcionar de maneira mais efetiva e o cérebro melhor oxigenado funciona com mais eficiência, acarretando então um bem estar psicológico.

Tamanho o efeito benéfico da corrida em nossas vidas, que vários estudos sugerem que a corrida é forte aliada no combate ao tabagismo, ansiedade, stress e vários males que afligem a humanidade.

Fecho este artigo com o seguinte alerta:

O Sedentarismo é um fator determinante na epidemia de doenças degenerativas que afetam o ser humano e representa atualmente para o mundo inteiro a carga mais alta de morbidade e mortalidade. Hipertensão, obesidade, osteosporose, diabetes, alguns tipos de câncer, doenças coronarianas, isquemia cerebral costumam ser doenças vinculadas ao sedentarismo.” Martinez (1998).

Nunca é tarde para se exercitar. Correr é um estilo de vida. Paixão arrebatadora, que pulsa no meu cérebro milhares de sensações de prazer, me dando contínuas doses de alegria e superação. O movimento é necessidade, é vida! Fogo na canela companheiros!!!!



"voa, voa, voa
correr para ser feliz
é ver a canela pegar fogo"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.