quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Dicas e Percurso comentado: Dia de Saúde UNIMED 2018




Alegria queridos(as) amigos(as) corredores(as)!!!!!

2018 já chegou e somos agraciados com mais uma boa corrida!!! Sempre ano pós ano prometendo ser ainda melhor que o outro, vamos para mais uma edição desta corrida com a idealização da Unimed e este ano sendo organizada pela Hanker!! Corrida noturna, prometendo aquela emoção para todos, será realizada no dia 24/02 no Sábado com largada a partir das 18h30.

Vamos lá então conversar sobre esse evento, que além de corrida, vai realizar também corridinha infantil e a caminhada de 3km. Tem tudo para ser uma bela festa em família :)

Sigo com a mesma idéia de construir um conteúdo que seja fácil de ler, com leitura rápida e dinâmica, expondo os percursos e dicas gerais para a corrida. A opinião de vocês sempre é muito valiosa! Espero que gostem :)

A partir desse ano, com uma proposta de melhorar e tornar o conteúdo do site mais dinâmico, também farei em vídeo uma síntese do que será escrito em posts futuros. Não tenho sequer habilidade com essas coisas de vídeo e YouTube, mas prometo tentar fazer um vídeo bem simples, conversando um pouco sobre corrida. 

Estamos em uma época chuvosa, com temperaturas amenas. Penso que ainda permanecerá assim por uns dias. Um fator que é extremamente positivo é o fato da corrida ser a noite, facilitando a prática esportiva, se considerarmos que estará fresco e sem o castigo do sol. Portanto, vale lembrar que é em um Sábado. A maneira como você se comporta durante o dia se traduz na hora da corrida a noite. Procure descansar, fazer refeições leves e se hidratar bem durante o dia. Minha predileção sempre foi correr pela manhã, pois meu rendimento sempre foi melhor em corridas que faço logo depois de acordar e tomar café da manhã. Penso que isso se traduz também para uma boa parcela de corredores e praticantes de atividade física. Muitas vezes correr a noite não rende pelo fato de levarmos toda a carga diária e o cansaço acumulado durante o dia. Portanto, essa corrida será num fim de semana e você pode muito bem se alimentar bem, curtir um bom filme e simplesmente descansar para chegar energizado na corrida. 

Em relação a previsão do tempo olhei na data de 21/02 em dois sites e eu particularmente não acredito muito. Existe uma tendência, possibilidade do clima ser de tal forma na data pesquisada. Nem sempre isso se traduz corretamente. Vamos lá então ver como estará a "previsão" para Sábado, dia 24 ( O que foi colocado aqui foi obtido pelo www.climatempo.com.br , que muito se assemelha com o do CPTEC/INPE )


Há previsão de chuvas isoladas e rápida no período da noite. Portanto, observem que no horário da largada a temperatura estará na casa de 29º, um calor significativo. Se hidratem bem!!

Em relação aos percursos, permanece sendo os mesmos do ano passado quando a corrida foi organizada pela VELOX. Os percursos aqui colocados foram retirados do site da organização do evento: http://hanker.com.br/corridaunimed/#15k .

Antes de ir para os percursos, uma análise geral. O percurso base é o dos 5km, com a diferença somente de extensão para a Marginal Botafogo para a turma dos 10km e 15km. Consultando a altimetria através do www.plotaroute.com, prevejo uma prova com considerável nível de dificuldade. Antes de tudo é fundamental um aquecimento bem caprichado, que pode ser um trote, exercícios educativos ou alongamentos dinâmicos. Mas vá já para a prova bem aquecido e pronto para imprimir um ritmo bacana desde o começo.

Nessa prova, como já começaremos em plano/descida, há uma tendência no calor da empolgação ir rápido demais. CUIDADO! Logo que a turma dos 5km chega na Marginal, já desvia para a Av. D, aquela que dá para o MP-GO. Ali a prova começa, com subida não muito elevada, porém persistente. A prova tem essa característica de manter-se com considerável grau de dificuldade. Esse é o tipo de prova que se preza pela coesão, manutenção de ritmo estável. Nada de tentar tiros, aproveitar brechas para tentar diminuir tempo. Caso você esteja em um dia muito favorável, se sentindo bem, deixe para tentar imprimir um ritmo mais forte nos últimos 1,5km quando você está rodeando o Estádio Serra Dourada.

Para a turma dos 10k e 15k se faz necessário administração da resistência, cuidando para não exagerar na Marginal Botafogo, onde teremos um pedaço de prova praticamente plano no trecho de ida e a volta embora se tenha a ilusão de ser o mesmo, você pega trechos de inclinação leve, portanto longos! Nessa hora há uma tendência em querer ir rápido por motivos diversos, inclusive para mudar a "paisagem". Provas com trechos longos em Avenidas e similares costumam ser tediosas ás vezes, fazendo com que a gente exagere um pouco. Como eu disse lá, a prova apresenta desafios depois que você sai da Marginal Botafogo. Observe atentamente a altimetria dos percursos, de forma que você entenda que a metade final é a mais sentida.

Então vamos dar uma olhada nos percursos? Vejamos primeiro o de 5km:


KM 00-01: Estádio Serra Dourada//Rua 77//Avenida A: Trecho plano e descida. Cuidado com a empolgação aqui..




KM 01-02: Marginal Botafogo//Avenida D: Na Marginal segue tranquilo. Enquanto a turma de 10 e 15k segue pela Marginal, vocês farão o desvio aqui na Avenida D. Aqui você começa a perceber que a prova apresenta a primeira dificuldade, com uma subida significativa.





KM 02-03: Avenida Fued José Sebba: Nesse trecho permanece a subida, que persiste por toda a Avenida, dando um alívio quando fazemos a conversão em direção a lateral do Goiânia Arena.



KM 03-04: Estádio Serra Dourada: Trecho com oscilações. Nessa hora, vale a prudência.




KM 04-05: Estádio Serra Dourada: Trecho com maior tranquilidade, se considerado os km anteriores. Aqui, caso você se sinta bem, senta o bete. O trecho permite uma melhora significativa de ritmo e no ano passado passamos dentro do Estádio Serra Dourada... que esse ano seja da mesma forma!





Quando penso na corrida eu logo vejo primeiro os pontos onde podemos render mais e ter tranquilidade. Pensando dessa forma, os desafios e possível pedreiras no caminho serão mais fáceis de aturar. Tudo depende do ponto de vista que você encara o percurso e os obstáculos. A corrida de 10km permite quase a metade dela muito confortável, fazendo com que tenhamos aquele "up" a mais quando de nosso retorno ali na Marginal. Observem que coloquei o ponteiro no ponto exato onde começamos a inclinar. Nesse sentido, se preservem pois o restante da prova terá essa característica de subida, sendo mais acentuada ali na Avenida E, que passa ao lado do Ministério Público.





O trecho dos 15km é como o de 10km, com a diferença de termos de ir até o final da Marginal Botafogo. No ano passado, achei que voltaríamos no outro lado da Marginal e não foi. O retorno é na mesma via. Dessa forma, começamos a ter um pouco mais de dificuldade com a inclinação do trecho. Ir da Marginal sentido Avenida Goiás é sempre com uma sensação de descidinha/plano bem leve. Portanto, voltamos no mesmo lugar... Vejam pela altimetria...




A todos vocês que leram esse post até o final, fico grato pela paciência e pelo apoio de sempre. Espero que possa lhes ser útil sempre cada vez mais e esse ano planejei algumas mudanças, no sentido de sempre tentar inovar por aqui, tornando o conteúdo cada vez mais prático e atraente. Espero que tenham gostado! Um grande abraço e simbora correr com alegria!! Divirtam-se bastante!! E, para fechar, fotos desse kit top com parceria da Mormaii!!!! Logo abaixo também informações sobre a entrega dos kits...






Grande Abraço a todos!!!!
Professor Ricardo Carneiro
ricardo.aesp@gmail.com