quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Dicas e Percurso comentado - TRACK E FIELD Goiânia



Oi!!!! Alegria pessoal!!! Depois de um tempo de ausência retorno aqui com as postagens neste blog para conversarmos sobre aquilo de que tanto gostamos! De corrida!! Espero que todos vocês estejam bem, treinando e mantendo o alto astral sempre :) Corrida e alegria, sempre!!!

Então vamos conversar sobre essa corrida que acontece no dia 12 de Agosto na seca e ensolarada Goiânia com largada prevista para as 7h em todas as distâncias. Falando em clima, costumo dizer que o período entre Agosto - Outubro é a pior época para treinos com o calor e tempo seco batendo forte. Dessa forma minha alternativa sempre foi acordar um pouco mais cedo e tentar pegar um clima mais fresco. Treinar no final da tarde nessa época é fogo. Nesse sentido lembrem sempre de uma hidratação adequada. Costumo sempre tomar bastante água, reforçando em véspera de prova. Durante a prova costumo me hidratar a cada 30 minutos de corrida, mas isso é o meu costume e perfil. Normalmente a hidratação oferecida nas corridas costuma ser de 2, 3km de espaçamento. Tenha o hábito de se hidratar ao menos um pouco, mesmo que não se tenha tanta sede. 

Parece que havia uma previsão de chuva rápida e curta por esses dias em Goiânia. Dessa forma, consultei o CTPEC/INPE para ver melhor. Há previsão de chuva durante a semana, mas no Domingo de corrida, promete-se um lindo e ensolarado dia.


Essa Corrida oferece três distâncias para o público. Destrinchei os três percursos a partir do oficial publicado no site da organizadora e agora mostro para vocês cada um.

5KM


O percurso dessa corrida é familiar para corredores que costumam fazer seus treinos na Ricardo Paranhos e Areião. Gosto desse percurso pela boa descida da Avenida 85. Observando esse mapa, observem que há trechos em verde e vermelho. Verde indica descida e vermelho indica subida. Não há nesse percurso um trecho que seja grosseiramente em subida, daquelas para você sentir muito. A prova está bem dividida nesse sentido, permitindo que você consiga manter um ritmo estável desde o começo de prova.

Nesse quadro abaixo é o perfil desse percurso. Segundo o PlotaRoute, acusa-se cerca de 60 metros de ganho de altimetria. Isso significa que durante o percurso todo, o acumulado de subidinhas fica em 60 metros. Pode parecer muito, mas não é. Uma simples caminhada ali no Parque Flamboyant tem um bom ganho de altimetria, por exemplo.





10KM


Esse percurso de 10km é o que eu chamo de "engana bobo", rs... Até o km 3 estamos juntos com toda a massa de corredores. Enquanto a turma dos 5km já vira a direita na Av. 85 ali próximo da Ricardo Paranhos, os corredores de 10km seguem até a Praça do Ratinho e depois descem em direção a Avenida Assis Chateaubriand. Até esse momento, a prova permanece num ritmo gostoso, sem muita dificuldade. A metade inicial predomina descidinha/plano o que pode dar um conforto muito bom e gerar em alguns um ritmo mais forte. Cuidado com a empolgação. Como podem ver no mapa acima, na metade final, tem muitos trechos em subidas. Portanto, economizem no começo, a fim de ter um rendimento bom na metade final. Não é aquele percurso com subidas grosseiras, mas permanece com um bom nível de dificuldade.

No quadro abaixo, vendo o perfil do percurso, teremos cerca de 115m de ganho de altimetria. Considero um tanto bom. Em Goiânia, muito raramente haverá uma corrida em que se predomine trecho plano ou em descida, salvo se você mesmo montar seu percurso.



15KM


Nesse percurso, até o km7 teremos compania da turma dos 10km. Chegando na Assis Chateaubriand, a turma dos 10km vira em direção a Feira da Lua e a turma dos 15km vai em direção ao Lago das Rosas. A lógica do percurso é a mesma dos 10km. Prova confortável até os 7km e depois há um nível de dificuldade maior nos 8km restantes. Será feito o contorno do Lago das Rosas ( Orto ) depois sai em direção a Praça Cívica. Normalmente, provas de 5km e 10km dá para arriscar mais, ter aquela força extra. Mas a partir dos 15km é preciso mais prudência e calma para prosseguir. O percurso de 15km é como aprender a lidar com filho pré adolescente. Você está pegando o jeito, entendendo melhor o corpo a um esforço por maios tempo. 

No perfil do percurso, há um ganho de altimetria em cerca de 185 metros. Cara... é um ganho bem significativo. Dá para cansar as pernas e dar aquele ar gostoso de esforço recompensado quando se termina a prova.




Vamos agora dar uma olhada em algumas fotos aqui com pontos principais de onde o percurso passará:


 Alameda Ricardo Paranhos

Local aproximado da largada da corrida. Pelo que entendi do percurso será na ponta que se aproxima da Avenida 136.


Ponto de desvio

Momento onde ocorre a primeira separação de grupos. A turma dos 5km vira nesse ponto aproximando da Avenida 85 e o restante segue descendo em direção a Praça do Ratinho.


Ponto de desvio

Aqui ocorre o ponto de retorno na Avenida Assis Chateaubriand para a turma dos 10km que vão em direção ao Fórum e a turma dos 15km vai em direção oposta. 


Ponto de cruzamento

Nesse ponto todos os percursos se entrelaçam, sendo o km final, na Avenida 136. Aproveita e imagine uma pizza deliciosa ali do Domino's para dar aquele Up final. :)



Espero que tenham gostado deste breve relato com as minhas impressões sobre o percurso. Em breve, estarei publicando aqui sobre a Maratona EM Movimento, New Balance e outras. Tenham o prazer pela corrida e aproveitem esse dia com a calmaria de uma passada feliz. Curtam a prova, compartilhem gentileza e amor uns pelos outros. Façam desses eventos esportivos uma oportunidade para compartilhar com desconhecidos o prazer pela corrida e trocar experiências. Um grande Abraço a todos!!

Ricardo Carneiro - Personal Trainer e louco por corrida :)

ricardo.aesp@gmail.com

62. 99603 1088

"O mundo não é um mar de rosas; é um lugar sujo, um lugar cruel, que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre se você deixar. Você, eu, ninguém vai bater tão forte como a vida, mas não se trata de bater forte. Se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer".

Rocky Balboa






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