quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Percurso comentado - New Balance Goiânia 2018



Alegria corredores e corredoras!!!! Me dirijo a vocês primeiramente desejando que estejam bem, felizes e pronto para se divertir nesse Domingo, dia 16/09, no que promete ser um dia de sol daqueles... fiquem atentos para o horário da largada que acontecerá ás 07h pontualmente. Essa corrida é organizada pela Stracks, sob comando da Lara Costa, que prima pela grandiosidade em seus eventos. Corridas com o selo da Stracks costumam ser sinônimo de boa organização, kits muito bons e uma festa muito bacana na arena do evento.

Essa corrida tem como seu carro chefe a distância de 15km, numa proposta da New Balance que também realiza o mesmo formado de corrida em outras cidades. Aqui em Goiânia é uma ótima oportunidade de correr uma maior distância em percurso considerado de média dificuldade, além de oferecer também os 5km.

Provavelmente neste dia haverá sol, com o calor típico de Goiânia nesta época do ano. Começamos então sugerindo que se hidratem bem no dia anterior a corrida e de forma moderada antes da corrida, para não correr com bexiga cheia. O grande segredo é sempre estar hidratado e normalmente costumo indicar hidratação a cada 5km em distâncias maiores e na metade no caso de 5km. Se houver um forte calor, naturalmente a desidratação será maior e ter uma boa corrida depende muito do respeito que você dá ao seu corpo. Está calor? Hidrate. Cansou? Pare, caminhe, respire, curta a energia da prova. Está bem? Senta o pé e voa. Mas a principal regra: Respeite seu corpo. Aquela coisa de se superar, ir além do que dá conta não funciona na base da loucura. Tudo em seu tempo. Depois o corpo cobra o preço.

Bom, então vamos lá. Coloco aqui então o percurso de 5km para começarmos a falar de corrida e sem ficar com conversa mole aqui né? :)

5KM

Percurso oficial disponível no site da organizadora. (1)



Percurso feito por mim de forma independente, no site www.plotaroute.com (2)


Mesma coisa, só que com a altimetria em destaque abaixo do mapa. (3)



O percurso de 5km desse ano teve algumas alterações em relação ao do ano passado. Portanto, para a grande maioria que correu outras provas tendo como ponto de partida o Flamboyant Shopping, verá familiaridades no percurso. Esse percurso pode ser considerado de duas partes. A altimetria presente no imagem 3 mostra bem isso. Uma prova até sua metade inicial com mais descidas e sua metade final com aumento de dificuldade significativo. Na imagem 2 e 3 veja que no traçado do percurso tem linhas cinzas, verdes e vermelhas. Onde está cinza, indica trecho plano. Onde está verde, trecho em descida e por fim, onde está vermelho, trecho em subida. Para quem já corre e está habituado, sempre recomendo que esse tipo de percurso não é ideal para velocidade, valendo mais uma ideia de prova equilibrada com um pace que você consiga suportar do começo ao fim. Para quem vai estrear, corra com alegria, se divirta e escute o sinais que seu corpo dá ao longo de toda a corrida. O propósito maior é terminar a prova, se divertir e nada de cometer loucuras.

De forma resumida, o percurso passa pela lateral do Flamboyant Shopping, tendo como ponto de partida ali próximo da entrada da Riachuelo. Segue contornando em direção ao espaço anexo do Shopping, que já foi palco de outras corridas. Dali segue para a Jamel Cecílio em direção a Marginal Botafogo. ( Até esse momento, prova tranquila, com trechos em declive). Antes que se chegue a ponte da Marginal, entra-se a direita em direção ao Estádio Serra Dourada. Nesse momento, o famoso trecho da Avenida A, com sua subida bem alegre. Percorre toda a Avenida e contorna o Estádio praticamente até o fim da rua, onde então já faz a virada para ir em direção ao Shopping Flamboyant.

Vejamos então algumas fotos desse percurso para identificar alguns pontos:


Nesta primeira imagem, estamos em trecho com uma descida muita boa e confortável ali na Jamel Cecílio. 

Nesse ponto da Marginal, a turma dos 15km segue adiante e a turma dos 5km entra na lateral indo em direção a Avenida A.


Aqui começa o ponto chave da prova, com altimetria sempre em aclive até o fim da prova. Aqui vale manter a calma e ritmo coeso. O ganho em subida a partir daqui já é bem significativo.


Fim do trecho da Avenida A, já indo contornar o Serra Dourada. Prova continua em subida leve, mas persistente. Contorna até o fim e pega a direita depois em direção ao Shopping Flamboyant.




15KM

Percurso oficial disponível no site da organizadora. (4)


Percurso feito por mim de forma independente, no site www.plotaroute.com (5)



 Mesma coisa, só que com a altimetria em destaque abaixo do mapa. (6)




Assim como fiz com 5km, separei esse percurso com 3 imagens (4,5 e 6) para que pudéssemos ter uma melhor visualização. Houve um tempo em que essa distância era minha preferida. Para quem já está habituado aos treinos e possuem rodagens maiores que 10km essa distância é uma espécie de ponte para os 21km. Acontece que essa distância não é usual nas corridas de rua de forma geral.

Esse percurso tem como base a Marginal Botafogo em toda a sua extensão, sendo que os primeiros e últimos km segue o mesmo roteiro da turma de 5km. Também se apresenta como uma prova com duas facetas, tendo sua metade inicial mais confortável, para o acréscimo de dificuldade no final. O grande alerta aqui é para quem nunca correu na marginal achar que lá é plano, pois andando de carro assim parece. A marginal é "traiçoeira" com seus aclives e declives extensos o que é diferente de aclive acentuado. É como se em alguns momentos ali você corre como se estivesse o tempo todo com inclinação 1 na esteira. Parece que não é grande coisa a subida, mas o trecho é extenso. Então durante toda a marginal é assim, sempre nessas ondas. Um outro alerta que se faz é quando se atravessa a ponte que sobrepõe a Avenida A. Diferente da turma dos 5km o pessoal dos 15km encara esse trecho de subida muito acentuada.

Para quem vai estrear na distância, vale a regra que ditei para os 5km. Respeite seu corpo e imprima uma velocidade coerente com seu nível de treinamento. Não há vergonha em caminhar quando necessário ou fazer pequenas pausas para se recompor. Inclusive até mesmo em corredores mais experientes que fazem grandes distâncias, é comum vê-los fazendo caminhadas curtas. Se isso for feito de forma planejada e controlada, normalmente não afeta muito o tempo final de prova.

Para os corredores experientes, guardem o gás para os últimos 3km de prova, que lhe exigirão mais, considerando que já tem os desgaste de 12km acumulados.

Segue então algumas fotos para identificar o percurso:

Subida da "alegria". Aqui a perna treme. A turma dos 5km vai pela pista da direita e vocês seguem encarando a magia.


Um exemplo de trecho da Marginal Botafogo onde você sente maior esforço, apesar de visualmente não parecer que está em subida. Mas está. Toda a marginal reserva isso. Esse ponto é próximo do Cepal do Setor Sul.



Bom, finalizo aqui meus comentários sobre os percursos, esperançoso que todos completem essa corrida com alegria, tranquilidade e que cada um possa atingir seus objetivos pessoais. Desejo também que esse post seja de utilidade para vocês. Espero que gostem! Qualquer dúvidas e sugestões, fiquem a vontade :)

Para finalizar, foto do kit belíssimo, que será entregue na loja da New Balance no Flamboyant Shopping. Se atentem para os prazos de retirada. Vejam maiores informações no site e Instagram da Stracks.


Grande abraço a todos!!!!


"Correr com alegria"

Professor Ricardo Carneiro

FB: Ricardo Carneiro Rocha
IG.: ricardocarneiroassessoria
e-mail: ricardo.aesp@gmail.com
62. 996031088