quarta-feira, 27 de julho de 2016

Lesões comuns entre corredores

Opa!!

Hoje, vamos conversar sobre um assunto que sempre me interessou e é motivo de vários artigos que publico.  Esse diálogo sempre permanecerá por aqui. Pois se trata de situações a que estamos sempre expostos e toda informação sempre é bem vinda, certo?
Quando digito no site de busca o seguinte: “Lesões mais comuns entre corredores”, logo me aparecem centenas de sites falando sobre o tema. Em boa parte, há sites bons, que mais chamam atenção pela qualidade visual da matéria do que pelo conteúdo em si. Antes de divulgar quaisquer informação, costumo ser criterioso nas fontes e sobretudo nos amparos científicos que determinados assuntos necessitam.
Falar sobre lesões comuns entre corredores é um assunto delicado, em que faço o primeiro alerta: Não tentem buscar na internet a identificação e tratamento de suas lesões. O médico é peça fundamental no processo de diagnóstico/tratamento/prognóstico. O conteúdo aqui divulgado surge no intuito de lhe ajudar a entender um pouco o seu corpo, como evitar lesões e poder indicar o que determinadas situações sugerem, mas reitero,  somente o médico especialista é capaz de definir as causas, origens do seu problema.
Para este artigo, tive a valiosa contribuição e dedicação do Dr. Luiz Adriano Carneiro Dias (CRM 20579 – BA), Médico Ortopedista, que também possui o título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia. A conversa que tive com ele começou de forma simples, com a seguinte pergunta:  “Dr., na sua prática profissional, quais as lesões mais comuns entre esportistas que você presencia no seu consultório?
Me surpreendeu positivamente as que foram listadas, pois se trata de uma constatação de um médico com prática profissional constante e não listagem de lesões feitas por leigos para revistas de “moda”.
Segundo o Dr. Luiz Adriano, as mais comuns:
1.       Lesões no Joelho – Meniscais;
2.       Periostite Tibial;
3.       Dor nos pés;
4.       Pubalgia;
5.       Fasceíte Plantar;
6.       Fratura por Stress na Tíbia (1/3 médio).

Diante desta lista, vamos então conhecer um pouco sobre cada uma. A ideia é fazer um post a cada semana, falando sobre cada uma separadamente, para que não fique um post muito extenso. Falemos agora então sobre as lesões no joelho - meniscais.

Quando falamos em joelho nesse contexto, logo vem ao pensamento as inúmeras lesões das quais já ouvimos falar, que podem acontecer de forma rotineira num jogo de futebol, numa queda, num acidente de moto, numa corrida e em diversas situações.

A articulação do joelho pode ser descrita como uma articulação em dobradiça, que possui em sua estrutura, de forma geral, ligamentos, menisco e cápsulas, além dos músculos que o revestem. Uma das principais articulações envolvidas no movimento humano, requer atenção redobrada, pela complexidade estrutural.




 Na corrida, a lesão mais comum que atinge os corredores está no menisco. Nós temos dois meniscos em cada joelho, um na parte interna (medial) e outro na parte externa (lateral). São estruturas fibrocartilaginosas, tendo aproximadamente 75% de colágeno em sua constituição. Dentre suas principais funções, destaca-se o fato que ela serve de "amortecedor" da articulação do joelho, gerando estabilidade para o movimento articular, além de prevenir o pinçamento de tecidos moles durante o movimento do joelho. Diante disso, destaca-se a importância do menisco, mas também a alta incidência de lesões, que podem aparecer quando há entorse, pancadas, excesso de treinamento, excesso de peso, traumas.



Nos corredores, a mais comum aparece no menisco medial, mas normalmente, não requer tratamento cirúrgico. A maior parte dos casos costumam ser tratadas de forma conservadora, desde que devidamente diagnósticas a tempo e atitudes preventivas.

Quando há lesão no menisco, a sensação é de dor intensa no local, seguida de inchaço, também podendo haver bloqueio do movimento do joelho. Há quem diga que sente o joelho "fora do lugar". Esse diagnóstico é feito por especialista em consultório, corroborado com exames de imagem. Normalmente, o quadro geral é revertido com tratamentos conservadores, diminuindo a carga dos exercícios, fisioterapia. Mas quando há travamento da articulação, em casos mais graves, a cirurgia passa a ser uma alternativa. Hoje há técnicas menos invasivas, com chances maiores de uma recuperação plena. Há inclusive, embora não seja comum, transplantes de menisco.

Quando há lesão diagnosticada nesta região, o ideal é seguir o tratamento proposto pelo médico, diminuir a carga de atividades físicas e tomar alguns cuidados como o excesso de peso e escolha boa de tênis para corrida. Mas a volta aos treinamentos de forma intensa só pode ocorrer quando há isenção de dores, recuperação de toda a amplitude do movimento, e, claro, com a liberação do médico responsável.

Salienta-se aqui também a fundamental importância do Fisioterapeuta no processo de reabilitação. Mas procure um Fisioterapeuta com formação na área de Ortopedia. A fisioterapia ortopédica é a especialidade responsável pela prevenção, tratamento e recuperação de problemas e patologias que ocorrem sobretudo nos ossos e na musculatura, possibilitando que esse profissional disponha de várias alternativas para o seu tratamento.

O profissional de Fisioterapia dispõe de várias formações e possibilidades. Muitas vezes não conhecemos justamente pelo fato de não serem ofertadas pelo serviço público de saúde ou estarem acessíveis pelos planos de saúde. Por exemplo, eu possuo hérnia de disco lombar. Pelo serviço proposto pelo plano de saúde, iria fazer fisioterapia tradicional, RPG. Mas por orientação de uma Fisioterapeuta, busquei um Profissional especializado em Osteopatia. Fantástico. Portanto, se informe quanto a tratamentos.

Para finalizarmos esse diálogo, dê uma olhada na imagem abaixo  em que podemos observar os diferentes tipos de lesões no menisco. Fundamental para evitar essas lesões, se trata de exercícios de fortalecimento para o joelho, que podem ser feitos no ambiente da Academia, Studio ou ar livre (Musculação, Pilates ou exercícios livres sem carga). É fundamental que os corredores entendam que é necessário um trabalho paralelo a corrida, para que você tenha plenas condições. A corrida é um exercício que muito desgasta e exige das articulações. Façam um trabalho de força orientado, consciente, inclusive exercícios de alongamento e flexibilidade.

Espero que tenha ajudado e que tenham gostado deste artigo. Procurei ser o mais simples e objetivo aqui. Muito Obrigado a todos!

Prof.: Ricardo Carneiro Rocha


sexta-feira, 22 de julho de 2016

Dicas para a Corrida Cross Parques - Etapa Robson Caetano


 Oi!!!

Alegria e fogo na canela sempre?

Dia 30/07 tem mais uma corrida que promete muitas coisas boas!! Trata-se do Circuito Caixa Cross Parques, que segundo o regulamento:

"a distância de cada etapa será de aproximadamente 5 km e 10 km, para todas as categorias, sendo que as condições do percurso deverão seguir o que determina a modalidade do Cross Country, ou seja, utilização de trilhas, transposição de cursos de água, obstáculos, estradas de terra, dentre outras"

Mais do que uma corrida, é totalmente diferente do que estamos habituados, no caso, a corrida de rua. O asfalto, de certa forma, lhe propõe estabilidade. A corrida em trilha, não. Para boa maioria de nós é uma tarefa complicada querer imprimir o mesmo ritmo na terra o mesmo que fazemos na rua.

Segundo o regulamento e informações da organizadora, os kits serão entregues no mesmo dia da prova, em um Sábado, que muito provavelmente estará seco e ensolarado.

Estive no local nesta semana, afim de conhecer melhor o percurso. Não pude realizar todo o trajeto, por razões de segurança, uma vez que havia pouco movimento na mata. Antes de falarmos sobre ela, algumas dicas úteis:

  • Use bastante filtro solar, use boné.
  • No dia anterior e no dia da prova, mantenha uma alimentação equilibrada, sem excessos e com fartura em frutas e líquidos. No dia da prova, almoce bem, mas sem excesso. A corrida é pesada e exige que você esteja bem.
  • Mesmo que haja postos de hidratação no local, recomendo que vocês usem cinto de hidratação. Na loja DECATHLON há cintos com preços bons e qualidade variada. Há momentos mais tensos na corrida que a sede vem com tudo.
  • Fundamental que no dia anterior você não tenha treinado de forma intensa. Se você for treinar, faça um treino conservador, de manutenção.
  • Pelo horário da retirada dos kits e inicio da corrida, fiquem em repouso na sombra, hidratando e em momento oportuno aqueça bem, mais do que o costume habitual.
  • Ah, vá com seu tênis de guerra mesmo... Nada de estrear seu top de linha não, rs.. Muita poeira ali para contar história!

Diferente das outras corridas, nesta eu vou colocar fotos do local primeiramente e farei minhas colocações. O percurso é bem diferente, e ficaria complicado colocar imagens por cada km. Vale aqui uma análise geral, para os dois percursos. Vamos dar uma olhada nas fotos do local:














 Agora vamos ver a foto do percurso:



 Observando primeiramente, a maior diferença dos 5 para os 10k é que os corredores estarão mais tempo fora da mata em percurso a céu aberto. O pessoal dos 5k estará na maior parte do percurso em trilha, dentro da mata.

O percurso fora da mata caracteriza-se por ser plano sem muitas alterações. Mas estará sol, o que começa gerando desgaste. Quase entrando na mata adentro, há uma descida generosa que permanece um tempo. Pelo menos a entrada que utilizei, era em declive, com boas passagens. No momento em que começamos essa trilha dentro da mata, o cuidado começa a redobrar. Mais vale um espírito esportivo, de cooperação. Não há espaço adequado para você ir correndo em zigue-zague querendo passar todos. Vamos nos divertir. Para os que de fato querem competir, deixe que eles disparem na frente.


Nesta trilha mata adentro o que me chamou atenção foram as partes estreitas, comuns, as subidas exigentes e descidas íngremes. O ideal é ter um ritmo dosado durante todo o trajeto, não se empolgar nas descidas, pois as subidas exigem muito equilíbrio.

Como disse, o ideal é correr de forma tranquila. Ali é terreno fértil para pisadas em falso, torções no pé, escorregões. O maior desgaste penso que acontece dentro da mata, com pedaços imprevisíveis todo o tempo. Fora da mata dá para manter ritmo coeso, tranquilo, mas lembrando que na saída há uma subida bem generosa. 

Eu enxergo essa corrida como uma atividade que me dará intenso prazer, satisfação. A luta aqui está em terminar a corrida. Então, sem afobação. Vamos chegar inteiros em casa! Essa corrida é daquelas para guardar na memória. Tem tudo para ser gostosa. Tomara que a organização faça essa trilha um, dois dias antes, afim de deixar o percurso ainda mais em condições. Portanto, mais vale nossa atenção pessoal. É raro os pedaços onde poderemos correr em terreno firme, sem alterações.

Salvo engano a largada é na lateral do Paço Municipal próximo do heliponto. Ali pareceu ser o lugar mais lógico, pelo espaço e onde comporta a quantidade de pessoas que irão correr.

As fotos que coloco aqui foram poucas, para não ficar muito extenso. As paisagens se assemelham muito então peguei as que provavelmente vocês irão reconhecer durante a corrida. Eu adorei fazer esse percurso essa semana, irei gostar ainda mais compartilhando isso com os corredores desta cidade. 

Segue foto do kit, e lembre-se, a retirada acontece no dia da prova. Um grande abraço a vocês! Fogo na canela e alegria de viver!!


Ricardo Carneiro
 


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Aplicativo "multitreino"





Boa Tarde!

Há muito, venho fazendo buscas por aplicativos que tragam praticidade no cotidiano do Personal Trainer. Uma ferramenta que fosse capaz de reunir várias informações e praticidades num lugar só. Venho aqui no blog divulgar este aplicativo, que promete inovar no conceito Personal - Aluno. Comecei a usar e achei excelente.

Vantagens e Pontos positivos:

  • Aplicativo de fácil manuseio;
  • Agenda de Aulas, Relatórios Financeiros, Planos de Aula;
  • Possibilidade de receber do seu aluno via app (Fantástico);
  • Design Moderno;
  • App com ótimo desempenho. Não tive nenhuma experiência negativa quando a travamentos ou bugs.


Divulgo aqui, imagens extraídas do tutorial do aplicativo, mostrando também um pouco as telas do aplicativo:










Recomendo a todos!! Aplicativo excelente!!

Visitem o site!

www.multitreino.com