quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dicas e Percurso Comentado - SICOOB :)

Oiii!!!!! Alegria pura? Coração ansioso?? Pronto para fazer mais uma bela corrida? Eu particularmente estou mais ansioso é com a chuva 😂😂😂😂😂😂.... Brincadeiras a parte, Goiânia está muito seco. Outro dia, fui fazer meu treino no fim da tarde e desidratei rápido, tendo caibrãs pós atividade. Então se atentem a esse detalhe, tomem bastante água e se alimentem muito bem.

A Sicoob nos premia novamente oferecendo essa corrida, que esse ano promete um alto nível técnico dos atletas participantes pelo fato de oferecer premiação em dinheiro. Sob chancela da Hanker que muito bem organiza seus eventos, fizeram uma escolha de percurso muito, mas muito boa ao meu ver. Falaremos sobre logo mais.

Em relação ao tempo seco, se atentem a isso. A corrida é uma atividade que provoca no seu organismo muitas reações diferentes. Uma delas é o suor dispendido nessas corridas. Nesse suor, há perda de sais minerais importantes também o que pode provocar a desidratação. Esse quadro varia muito em intensidade caso a caso. O que podemos e devemos fazer é uma hidratação adequada nos postos de água, e caso julgue necessário, faça reposição com géis durante a corrida ou até mesmo bebidas como Gatorade, Powerade e outros similares.

Fechando essa introdução inicial, coloco aqui a previsão do tempo para Domingo, 24/09, obtido pelo site www.climatempo.com.br , acessado em 19/09/2017. Há previsão de chuva para os dias que antecedem a corrida. Se isso ocorrer, toda a massa de corredores dará um salve enorme para o céu!!! Com essas chuvas, caso ocorram, o dia da corrida será bem melhor, pois provavelmente a umidade relativa do ar estará em níveis mais aceitáveis. Vejam:


Para efeito de comparação, vejamos essa outra previsão, obtido pelo site do INPE: http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/230 . Nessa coloco uma previsão dos dias anteriores também. Eu confio mais no INPE.


Vamos então falar sobre os percursos! Eu particularmente gostei muito. O percurso é uma novidade para mim pois desconheço corridas de rua em Goiânia que fez percursos similares. Algumas ruas fazem parte do percurso de outras corridas, como a 87. Analisando de uma maneira geral, achei bem equilibrado, sem pontos de grande aclive. Dá para se pensar em uma prova bem rápida nesse percurso de 5km que iremos apresentar primeiro. Vamos então ver o que fiz, de acordo com o fornecido pela organização.
 
Nesse primeiro quadro acima, observem os traçados em vermelhos, que são as indicações de onde tem subida. Percebam que são trechos pequenos. Mas são subidas muito leves, com inclinação baixa. O que merece certo destaque é o da rua A 10, aquela que fica na lateral do Banana Shopping, Colégio Lyceu. É um trecho com sensação de subida persistente e mais prolongada, mas seguindo o padrão das outras. A subida de 87 em direção ao viaduto da 85 é mais elevada, portanto bem curto o trecho.

 
Aqui nesse quadro acima, para que percebam a variação de altimetria da prova como um todo. O desenho ali sugere uma grande altimetria. Mas não. Ela mostra a curva de ganho de acordo com o percurso. Do km2 até o km4 há trechos com aclives leves, mas nada como a subida da Jamel Cecílio, por exemplo.

Nesse último quadro, mostrando em detalhes mais técnicos a característica do percurso. Enfim, o percurso de 5km é muito bem elaborado, permitindo uma prova coesa e rápida. Destaque para o final de prova, após passar no viaduto da Av. 85, onde poderemos dar um bom sprint final, pois teremos trechos em declive.

Aviso ainda que esses percursos podem ter algumas diferenças em relação ao original que obtive no site da organizadora do evento. Tento manter o máximo de precisão, de forma que todos nós possamos ter uma melhor compreensão do percurso.


Vamos agora dar uma olhada nas fotos mostrando um pouco as ruas onde iremos passar.

KM 0 - 01: Sicoob///Av. Assis Chateaubriand
KM 01 - 02: Rotatória Bosque dos Buritis// Rua 3

KM 02 - 03: Rua3// Rua A10 (Rua do Colégio Lyceu de Goiânia)

KM 03-04: Praça Cívica // Av. Cora Coralina

KM04 - 05: Av. Cora Coralina // Av.87 // Rua 21


10km
Vamos agora conversar um pouco sobre esse percurso de 10km. De uma maneira geral, percebo uma prova que também pode ser rápida. Enquanto a turma dos 5km vira ali no Banana Shopping, continuamos ali na Rua 3 em direção a Marginal Botafogo e depois pegamos um trecho mais duro, com a subida da Jamel Cecílio e um pedaço da 90. O planejamento dessa prova tem que passar com inteligência nesse trecho do km6 até o km7,5 aprox. Considero esse trecho crucial para a construção de uma prova boa e tranquila. Antes de chegarmos do km6, a prova tem poucas oscilações, se mantendo relativamente plano. Tanto as subidas e descidas que teremos antes do km6 são tranquilas, sem muita exigência. A Marginal Botafogo eu sempre costumo caracterizar ela como ondas extensas, portanto com elevação bem discreta, ou não. Uma coisa é passar de carro ali. Outra, claro, é você sentir com as pernas o trecho. Passado esse trecho mais duro, logo após o km7,5 aprox., tem-se uma prova que tende a terminar rápida e muito tranquila. Há o trecho da 87 no momento em que iremos passar pelo viaduto da Av.85 que é uma subida bem significativa, portanto, curta e, como falei anteriormente, após esse pedaço, dá para sentar a lenha! Gostei muito desse percurso, e, salvo engano, é inédito! Eu desconheço quaisquer corrida que utiliza esse percurso. Parabenizo os organizadores, pois souberam traçar um percurso muito bom e, dentro das possibilidades, oferecer uma corrida rápida. Goiânia é uma cidade com altimetria muito significativa em suas ruas e avenidas. Traçar um percurso com variação mínima de altimetria sempre é um desafio muito grande. Embora no percurso que fiz no www.plotaroute.com acuse cerca de 100m de ganho de elevação, consideremos os trechos planos e em leve declive que estão em maior predomínio. Super ansioso para desbravar esses 10km da SICOOB!
Vamos ver os percursos:
Nesse primeiro, observe os trechos destacados em vermelho, onde teremos aclives. Com exceção da Jamel Cecílio e a 90, o restante são aclives discretos.
Nesse segundo, observe o desenho da altimetria. O ponto de maior ganho acontece logo depois da Marginal Botafogo. Antes disso, são ganhos mais tranquilos, com aclives suportáveis.
 
Por fim, um relatório mais técnico. Observem o total de ganho de altimetria (Total Ascent/Total Descent). No lado esquerdo dessa tabela, estão os pontos onde há os pontos de subida mais significativos (Steepest Uphill) e do lado direito, onde estão os pontos de descida mais significativos (Steepest Downhill). Onde se lê Longest Uphil / Longest Downhill significa onde se terá os trechos de maior extensão com subida/descida, o que entendo por trechos com aclives, declives mais discretos, portanto persistentes.

NOTA: No meu percurso, eu fui até o fim da Marginal Botafogo. Percebi o erro quando já havia terminado de editar. Nas fotos, mostro onde será o ponto de saída da Marginal Botafogo.
Esse percurso eu montei de acordo com o oferecido pela organização. Naturalmente pode haver modificações de última hora e pode ocorrer de eu não conseguir atualizar meu post a tempo. Eu faço aqui com o intuito de ajudar todos nós e com o intuito que vamos para a corrida com uma boa noção do que iremos enfrentar.
Vamos então ver fotos do percurso, vendo os locais onde iremos passar. Até o km 2,5 aprox., será igual a todos nós. Enquanto a turma dos 5km vira no Banana Shopping, seguimos pela Rua 3.
KM 03 - 04: Rua 03 // Al. Marginal Botafogo
 
KM 04 -05 - 06: Marginal Botafogo

 
 Reparem que logo após o viaduto, nosso retorno será logo depois, á direita, onde já entraremos na Jamel Cecílio.

KM 06 - 07:  Rua PL - 3 (Saída da Marginal ) //Av. Jamel Cecílio

 
 

KM 07 - 08: Rua 90

 

KM 08 - 09: Rua 86 // Rua 104

 

No último km, segue sendo o mesmo da turma dos 5km conforme vimos anteriormente. Espero que tenham gostado e que possa ajudar cada um de vocês! 
E, para finalizar, segue foto do kit 😊😊

Informações sobre a entrega dos kits:


Simbora ser feliz e correr!!! Voa, voa!!! Fogo na canela!!
Professor Ricardo Carneiro











quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Dicas e Percursos comentados da New Balance 2017 - Goiânia




Opa!!!! Todo mundo feliz? Faca nos dentes? Alegria pura? Preparado para fazer mais uma bela corrida?? Sempre com alegria me dirijo a vocês oferecendo dicas e um diálogo sobre a próxima corrida que ocorrerá neste Domingo dia 10/09/2017. Trata-se da Corrida New Balance 15K Series.

No site do evento, anunciam essa corrida como uma possibilidade de quebra de recordes pessoais na distância de 15km por seu percurso rápido e muito bem planejado. Goiânia é uma cidade complicada para se traçar longas distâncias em percursos predominantemente planos (Considerando largada e chegada, sem repetir uma única rua).

Algumas informações preliminares: A corrida acontece neste Domingo dia 10 de Setembro, com largada prevista para as 07h da manhã, no pátio de eventos do Shopping Flamboyant. De acordo com o CPTEC/INPE, será dia de sol e seco. Atenção na hidratação pré, durante e pós prova.




 Goiânia está muito, muito seco, calor e se vocês, residentes em Goiânia, reparam que o céu está pura “fumaça”? Ao me dirigir para o trabalho hoje notei essa região do Flamboyant com um céu com pouquíssima visibilidade. No que tange estrutura do evento, pontos de hidratação, percurso, a prova foi excelente. Esse ano tende a ser ótimo também, considerando a eficácia da Stracks na organização de eventos. Inicialmente a largada estava prevista para as 8h, sendo que houve mudanças e alteraram para as 7h. Realmente 8h da manhã não dá para correr né. ..

As orientações pré-prova são sempre as mesmas que sempre posto por aqui. Caprichar na hidratação, filtro solar, alimentação leve na manhã do evento. O pátio do Flamboyant muito nos ajuda no sentido de permitir um aquecimento com qualidade, uma vez que há bons espaços no local para você fazer seus tradicionais exercícios pré prova e pequenos trotes.

Então vamos conversar sobre os percursos. Coloco primeiro o que fiz, de forma independente, dos 5km. Logo após a discussão dos 15km, coloco o percurso oficial do evento.

 
Observem nesses percursos principalmente a idéia de altimetria durante a prova e os trechos destacados em vermelho. Percebam que é na metade final de prova que há dificuldades. Pessoal, muitos dos corredores de rua conhecem esse percurso. Percebam que várias corridas que tiveram o Pátio de Eventos do Flamboyant como ponto de partida, verá que esse percurso é bastante familiar. Para quem encara esse percurso pela primeira vez, ou está começando a correr, se deliciem. Percurso bacana, bem bolado. Há nesse percurso um misto de alegria e um pouco de dificuldade, rs.

A prova de 5km, neste percurso específico, tem sua dificuldade maior na metade final da prova, onde há trechos com certa dificuldade. É um percurso com uma característica mais desafiadora. Quando relato dessa forma, penso no corredor que está começando e não tem tanta experiência em provas de 5km. Para os que já entendem os 5km e sabem a resposta do corpo frente aos estímulos, se vocês souberem planejar, é possível fazer uma prova rápida, e quem sabe, quebrar recorde pessoal, embora eu não ache esse percurso ideal para esse tipo de meta.

No começo de prova tem uma tendência em achar que está tudo ótimo, tranquilo... Cuidado... a prova começa depois que vocês terminam de passar pela Rua 115.

Vamos então descrever esse percurso:

KM 00-01: Saída do Pátio do Flamboyant, Avenida E, Avenida Deputado Jamel Cecílio: Percurso de descida, favorável. Construa um bom ritmo já nesse começo de prova, mas considerando que houve um bom aquecimento.


KM 01-02: Av. Dep. Jamel Cecílio, Rua 115: Continuamos em descida, favorecendo ritmo de prova. Mas nada de ir afoito. A prova começa mesmo quando entramos na Rua 115.


KM 02-03: Rua 115, Avenida "A": Nesse trecho, começa a ideia de ritmo controlado, coeso. Começamos a sentir uma variação no percurso, onde você sente que já não está tão plano assim. Prudência e manutenção de ritmo.



KM 03-04: Avenida A, Rua 77 e 72: Trecho que começa a endurecer. Temos uma subida considerável nessa Avenida que vai em direção ao Estádio Serra Dourada. Logo depois estamos contornando o Estádio, sempre em subida. Nessa hora, segurar o gás, manter ritmo.



KM 04-05: Avenida "H", em direção ao Flamboyant: Aqui vale a idéia de ir crescendo a cada 100 metros. Sempre fui defensor da idéia de fazer o melhor Pace dos 5km, sempre no último km. Senta o foguete e usa a energia que guardou dos dois primeiros km.
 

Percurso oficial retirado do site do evento:


Vamos então agora conversar sobre os 15km :) Primeiro, os percursos que fiz via www.plotaroute.com


 

No ano passado foi minha prova de 15km mais rápido que fiz. Em termos de altimetria, essa corrida se assemelha muito com os 15km da EM Movimento. Essa corrida da NB se destaca por permitir uma prova até na altura do km 12,5 aproximadamente rápida com alterações discretas na altimetria. O maior problema está no fim da Marginal Botafogo e na saída dela. Eu sofri muito ali no ano passado. O fim de prova é pesado e exaustivo, uma vez que estamos vindo de percurso rápido e de repente vem as dificuldades.

Correr 15km é uma delícia. Mas também, porque quando o sofrimento começa a dar as caras, a corrida termina, rs. Esse percurso é muito bom, mas muito bom mesmo. Praticamente um "retão". Pode cansar um pouco pela monotonia. Mas cuidado, mas muito mesmo. Há muitas armadilhas nessas corridas aparentemente "fáceis". Partimos do seguinte: Começaremos a prova em ritmo bom, descida e entraremos na Marginal ainda na empolgação. Mas começamos esse trecho em leve aclive. A primeira dificuldade aparece naquele viaduto, onde há subida considerável, embora curta. Mesmo vale para o trecho de volta. A corrida quase toda se passa toda na Marginal Botafogo, indo e voltando. Nesse sentido, há uma tendência em afrouxar o ritmo, já que não temos tantos estímulos que ficam sempre nos alertando (subidas/descidas). O corredor experiente, veloz, controla o Pace o tempo todo. Como é trecho reto, praticamente plano, há uma tendência em exageros, perda de ritmo, coisas assim. A regra passa por fazer essa prova concentrado. Numa boa maneira de descrever a Marginal Botafogo, considero ela em ondas, com aclives/declives/planos bem discretos. 
Parto do pressuposto que o atleta que vai correr 15km, tem alguma experiência em corrida de rua pelo menos. Minha sugestão de pace aqui, vale pela prova como um todo. O grande segredo dos 15k está em uma prova equilibrada, com o uso do gás no final ( e vamos usar mesmo! Porque a subida da Jamel Cecílio é fogo!)

Vamos dar uma olhada nas fotos do percurso:
O primeiro km é o mesmo da turma dos 5km. Depois, o que muda está aqui: 
Saída da Av. Dep. Jamel Cecílio, entrando na Marginal Botafogo:

Subida da Ida, no viaduto que cobre a Avenida "A":
Momento do retorno, chegando na Avenida Goiás, lembrando que momentos antes começamos a sentir uma subida que termina aqui:
No mesmo instante, voltamos para a Marginal Botafogo, e pegamos uma descida:
 Já perto do fim da Marginal Botafogo, onde pegamos novamente o mesmo viaduto do começo de prova:
 Saída da Marginal e retorno para a Avenida "Dep. Jamel Cecílio" ( Trecho de subida desgastante) 

Faço esses post sempre com carinho! Espero que tenham gostado. Fiquem a vontade para suas colocações, sugestões, críticas. Desejo a todos uma ótima corrida, com o coração leve e em paz. Fogo nessa canela, muita alegria. Usem filtro solar, bebam muita água!!

Segue foto do kit, que achei TOP! Ainda segue também as informações de entrega dos kits :)

Grande Abraço a todos!!

Professor Ricardo Carneiro
+55 62 996031088
ricardo.aesp@gmail.com