Unimed Meia Maratona de Goiânia 2019 - Dicas e Percursos comentados :)



Aqui é lugar de gente feliz! Se alguém passa por aqui triste, leia um pouco sobre essa corrida que a alegria os males espanta!! Com um oi gigante a cada um de vocês depois de um longo período afastado deste blog e também das corridas em Goiânia quis muito escrever. A saudade bateu. Numa conversa ocasional via rede social o desejo reapareceu e quando vi me peguei olhando o percurso, sentindo cada detalhe e ansioso para compartilhar com cada um de vocês minha impressão sobre o percurso. Essa corrida então ela tem para mim vários significados várias pessoas próximas a mim fizeram estréias em diferentes distâncias e eu acompanhei várias em anos diferentes. Esse ano por estar em um momento diferente não irei correr, mas o desejo e a fome de estar junto e sentido a energia dessa corrida permanece.

Então sem maiores delongas vamos falar da Unimed Meia Maratona de Goiânia 2019 que já vai para várias edições e esse ano com algumas modificações no percurso ( poucas ) em função das obras da prefeitura. Para começar esse post vamos direto para a conexão Terra - São Pedro com os informes da meteorologia para esse lindo dia 27 de Outubro, num Domingo que pedimos que seja de tempo fresquinho na belíssima Goiânia e lembrando que não possuo nenhum vínculo com a organizadora ou com quaisquer patrocinadora do evento. Eu faço isso aqui por puro prazer e alegria!!

De acordo com as fontes do INPE / CPTEC, nesta data a probabilidade de chuva é boa ( eu como corredor adoro, mas isso é um gosto individual ) e a temperatura deve ser amena. Lembrando que da data que o post é publicado até a data da corrida essas previsões costumam sofrer variações.


Agora então vamos falar dos percursos. Como de costume, são oferecidos 4 distâncias sendo as de 5km, 10km, 16km e 21km. Todos os percursos estão interligados entre si e naturalmente em algum momento cada um segue o seu rumo. Vamos então começar pelo percurso de 5km.

5km

Vamos dar uma olhada no mapa de percurso disponibilizado no site da organizadora. Nesse primeiro mapa com o percurso completo observe os trechos marcados em vermelho e verde na qual vermelho indica subida e verde descida.



Nesse segundo mapa observe a altimetria do percurso abaixo na forma de "u" indicando uma prova que começa em descida para terminar em subida no fim.



Provas assim devem ser vistas com cautelas para iniciantes que tendem a ir no oba oba do começo sobretudo se estiver um dia muito bom. Se você só tem o costume de correr o 5km ou está começando nessa distância, a melhor dica é você sentir seu corpo e ir conforme dá. Vai com calma, sinta o momento, a energia boa, ouça uma boa música e conclua sem sofrer. Esse é o tipo de prova que engana muita gente pelas facilidades do começo. Para o corredor experiente a grande dica é usar os dois primeiros km para estabelecer um bom ritmo e tentar manter daí para melhor até o fim. Normalmente quando se aquece bem ante e estabelece um bom começo de corrida, sobra um gás para um melhor pace no fim de prova.

Vamos ver um pouco km por km desses 5km.

Km00 - Km01: Largada/Avenida I/ Rua 69: Basicamente saindo do estacionamento do Flamboyant que fica do lado da Decathlon indo em direção a rua lateral do Wall - Mart.




Km01 - Km02: Rua 69/Rua 72: Continuação da rua 69 até o fim e indo para a 72 na lateral do Estádio Serra Dourada.




Km02 - Km03: Rua 77/Avenida A/ Rua 38: Continuação do contorno ao Estádio Serra Dourada para em direção a um pequeno trecho de descida da Avenida A para depois começar a parte final de prova. 





Km03 - Km04: Rua 56/Rua15: Trecho que passa pela lateral do Parque Flamboyant, onde acontece o ponto mais crítico da prova.



Km04 - Km05: Rua 73/Alameda das Palmeiras: Ainda em trecho final do Parque, com dificuldade moderada, para pelo viaduto e contorna o Shopping Flamboyant para finalizar a prova.




10km




O percurso de 10km aqui é uma extensão do de 5km. Observando o mapa vê - se que a diferença está na inclusão da Marginal Botafogo partindo da Avenida A e retornando pela mesma e seguindo o mesmo traçado dos 5km. No que tange a lógica da prova com o desgaste dificuldade do percurso, permanece o que foi dito no de 5km guardado as devidas proporções. A Marginal Botafogo caracteriza-se pelo falso plano como se observa nas cores de altimetria no mapa. Normalmente quando passamos ali de carro temos essa impressão que ali é plano. Correr ali é diferente e muitos corredores já puderam sentir isso em corridas como a da New Balance por exemplo.

Segue trechos que ainda não foram identificados em outros percursos.


Km03 - Km04: Avenida A/ Marginal Botafogo: No ponto em que a turma dos 5km vira a esquerda, a turma dos 10km segue avante para a Marginal afim de percorrer cerca de 4km por lá. ( Nesta foto imagine o sentido do ônibus, que é o que se fará )



Km04 - Km07: Marginal Botafogo: Trecho todo com oscilações diversas.




Km07 - Km08: Marginal Botafogo/Avenida A/ Rua 56: Saída da Marginal, indo para o Parque Flamboyant, em trecho desgastante da prova.




Do Km 08 ao Km 10 é o mesmo do Km 03 ao 05 do percurso de 5KM

16km





Em anos diferentes, fiz o percurso de 16km por duas vezes. Particularmente achei ele uma delícia e  uma prova muito bem elaborada. Portanto houve algumas mudanças, mas a essência continua a mesma. O que mais me agrada nesse percurso foi a variedade de ruas e você sempre estar em um lugar diferente a todo o momento, assim como o percurso de 21km. Em relação a altimetria essa prova ela tem esses altos e baixos moderados o tempo todo fazendo com que você tenha atenção cuidadosa. O ganho de altimetria é significativo o que pede uma prova de ritmo controlado. Quem vai iniciar na distância penso que melhor escolha não há, mas cuidado para não se enganar com o aparente inicio fácil. As coisas puxam um pouco ali na região do Paço Municipal não pela dificuldade, mas pelo cansaço. Quem é experiente e vai em busca de um bom tempo, use o trecho de volta do Serra Dourada até a Marginal para ganho de tempo e depois administre. É um trecho de descida boa e na metade de prova. Fiz isso em 2017 e fui feliz. Segue trechos que ainda não foram identificados em outros percursos.

Km02 - Km03: Contorno do Estádio Serra Dourada: Trecho misto.






Km03 - Km04: Avenida L/Avenida do Cerrado: Avenida que dá em direção ao Paço Municipal. Aqui começam as oscilações da Avenida do Cerrado.



Km04 - Km06: Avenida do Cerrado/Avenida PL2: Aqui já contornamos o Paço Municipal e percebemos as mudanças de altimetria do trecho.





Km06 - Km07: Avenida Pl2/Avenida PL4: Trecho de desvio para voltar para a Avenida Olinda e é razoavelmente plano e em descida leve.




Km07 -  Km08: Avenida Olinda: Trecho um pouco chato ainda...



Km08 - Km09: Avenida Olinda / Serra Dourada: Trecho ainda com oscilasções.




Km09 - Km10: Contorno Estádio Serra Dourada: O contorno agora favorece o ritmo, que segue até a Marginal Botafogo.

Do Km 11 ao Km 16 é o mesmo do Km 04 ao km10 do percurso de 10KM 

21km





 A maneira de pensar o percurso de 21km aqui é o mesmo de 16km. Prova em que se preza pelo equilíbrio e principalmente o cuidado com a armadilha que é a metade final de prova quando há o trecho que muito favorece o ganho de recuperação e por consequência vira terreno fértil para aqueles que aceleram desavisadamente. Esse trecho de facilidades começa um pouco antes da Avenida A, naquela descida do Estádio Serra Dourada. Esse percurso é essencialmente o de 16km. A única diferença é que ele ganha extensão na Marginal Botafogo. Para os experientes o grande "x" é saber usar do 5º ao 15º ( Paço Municipal até a Marginal Botafogo ) com inteligência afim de se obter o máximo de perfomance. Para os iniciantes, vale dividir a prova em três momentos distintos, de acordo com percepção de esforço e buscar hidratação efetiva que sempre conta no resultado final. 

Na expectativa de que todos tenham uma excelente prova e desejando a todos alegria sempre, deixo uma energia enorme e até a próxima!!!! Feliz por estar de volta e sempre deixando as portas a qualquer um que desejar deixar críticas, elogios e sugestões. Para fechar, foto do kit :)


Abraços!!!




Professor Ricardo Carneiro Rocha
e-mail: ricardo.aesp@gmail.com
Whatsapp: 996031088








Comentários

  1. Bom dia Ricardo, meu nome é Weberth, quero iniciar no mundo das corridas de rua, quais os melhores equipamentos pra quem está iniciando e o que devo fazer pra inicar com segurança, sem riscos de me machucar ou lesionar algum musculo.
    Não quero correr o risco de iniciar de forma errada e nem quero inicar com equipamentos inadequados.
    obrigado e desejo a todos um feliz 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Weberth! Obrigado pelo contato! Não existe uma regra clara sobre qual equipamento seria o mais indicado. Normalmente, com a prática contínua e imersão nesse mundo das corridas, você passa a conhecer e ver todo tipo de acessórios e equipamentos nas ruas, redes sociais. Para o inicio no esporte um relógio simples com cronometro basta. Relógios do tipo smartwatch ou de GPS ( Garmin, Polar, etc ) são bons, mas requer um maior investimento o que só vale a pena quando você se firmar e tomar gosto pela prática. Para começar a correr o ideal é você obter auxílio profissional de um Profissional de Educação Física. É o melhor caminho tanto para aprendizagem como para evitar lesões. Uma orientação geral que passo para aqueles que por hora não podem ter acesso a esse profissional é: Comece sempre caminhando de 3 a 4x por semana, sendo na primeira semana 30 minutos até evoluir para 50 minutos na semana 3. Depois disso, comece a inserir a corrida sempre no meio das caminhadas de acordo com o que você consegue. Com o tempo, evolua para um caminha/corre intercalado e bem definido, tipo 2x2 até você finalmente conseguir fechar 1km correndo. Simples, mas é um bom caminho. Essas dicas estou considerando você como um perfil "universal". Porque cada um tem uma especificidade, portanto, haveria uma planilha especifica.Espero que tenha ajudado. Grande Abraço e Feliz 2020.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.