Dicas e Percurso comentado - Corrida da República da Saúde 2018



Opa!!!! Bem vindo a este blog, bem vindo a esta leitura!!! Espero que estejam com aquela ansiedade, aquela vibração mágica de correr! Neste Domingo, dia 15/04 pontualmente as 07h30 será dado a largada para uma corrida que promete ser deliciosa! Em todos os sentidos,inclusive, porque tem comida boa esperando todos no fim da corrida!! Simbora caprichar e correr bem, para poder desfrutar de guloseimas sem medo de ser feliz!

Corrida que tem um percurso muito bom, na qual acabo de olhar com calma e fazer a leitura, para poder lhes passar minhas impressões e dicas. Dessa vez nem irei postar previsão do tempo, que São Pedro anda numa oscilação de humor impressionante, não economizando nenhuma água. A chuva aqui em Goiânia tá me lembrando o Apocalipse, rsrs... Cidade quase cedendo de tanta água que não tem saída. Marginal Botafogo, retrato dos tempos modernos... Mas não vamos discutir política aqui né. Onde tem corrida, não cabe desaforo!

Vamos então dar uma olhada nesse percurso de 5km, extraído do site oficial da organização (www.veloxsports.com.br). Aproveito aqui para deixar claro que não possuo vínculo com a organizadora da corrida e faço aqui neste blog uma postagem espontânea, falando sobre corrida, dividindo minha paixão com vocês! Aproveito também para parabenizar a Velox Sports, que neste ano veio com tudo oferecendo vários eventos de qualidade!

Simbora então! Segue aí o percurso oficial e o que fiz no Plota Route, para entender esse percurso melhor..

 
 


Percurso equilibrado e se observarmos na figura três, o que parece ser três quebra-molas ali são as oscilações de subida/descida no percurso. Observem também no percurso os trechos coloridos em verde e vermelho. Verde indica descida, vermelho indica subida. Cinza, trechos planos. Mas lembrem-se, estamos em Goiânia! Complicado achar percurso plano aqui.

Observem que o momento mais gostoso dessa prova está ali na descida da Avenida 85 que é uma descida boa e que dá um gás danado!!!  Começamos a prova em subida, portanto cuidado com a afobação. Esse tipo de prova com essas ondas de subida/descida normalmente requer uma estratégia coerente de prova, em que prevalece uma lógica de ritmo coordenado do começo ao fim. Não é lá uma corrida para você pensar assim: "Vou deixar para dar tudo depois da descida da 85"... Cuidado... já cometi esse erro... Você dá tudo quando vem subida e morre no caminho, não conseguindo manter a pegada. A idéia aqui é estabelecer um ritmo/pace mais fixo possível. Mas sobretudo e fundamentalmente o mais importante: CORRER COM ALEGRIA! SORRIR! E nada dessa paranóia de ficar conferindo rendimento. Corrida é a arte da diversão em forma de tênis, suor e asfalto!

Para a galera que vai para sentar o pé e realmente desafiar seu tempo pessoal, adote uma estratégia em que você force mais nos trechos que estão em verde no percurso e procure manter respiração e ritmo controlado nos trechos em vermelho.

Vamos ver esse percurso em fotos e entender um pouco cada trecho...

Km 00-01: Rua 132 // Avenida 136: Trecho que começa com subida e oscila na 136. Ideal para aquecer e ir encontrando seu ritmo de prova.





Km 01-02: Avenida 85: Devidamente aquecido, trecho bom para buscar fôlego e estabelecer um ritmo seguro de prova. Para aqueles que desejam algo mais, podem se esforçar um pouco mais aqui, mas segurem... ainda tem 3km de prova ainda...




Km 02-03: Rua 147: Depois da alegria, vem a pedreira. Trecho complicado. Aqui a subida é persistente e se mantém inclinada. Uma coisa é você pegar subida "alta" e curta. Outra é pegar subida baixa, mas longa, o que é o caso aqui. Marquem essa referência. Saindo da 85, vem trecho mais complicadinho, que fica ali ao lado da Body Tech Academia o começo dela.



Km 03-04: Rua 148: Que alívio povo! Aqui vem a recompensa depois do trecho anterior. Busque o fôlego e se recupere.




Km 04-05: Rua 87//Rua 127//Rua 89//Rua 132: Trecho de croché aqui, ali... nesse último km a oscilação vem com tudo, desce, sobe.. mas lembrem-se.. tem comida boa te esperando ali! Dê o gás total e mete bronca ali!






Vamos agora ver esse percurso de 10km...



Assim como o percurso de 5km, há essa oscilasção e esses "quebra-molas". Está bem equilibrado, de forma que é possível fazer uma prova com coerência. O destaque aqui fica no trecho da 90, ao lado do Areião. Esse pedaço é chato viu... subida ingrata e com significativa elevação. Como o percurso é casado com o de 5km, valem as mesmas observações. Esse percurso, tanto o de 5km como o de 10km é bastante utilizado, em partes, pela turma que treina tendo a Ricardo Paranhos como referência. Imaginem esse percurso como ondas, da mesma forma do 5km, então, vamos dosar bem o ritmo/pace para que você faça essa prova sem sufoco. Não vejo esse tipo de percurso como ideal para quebra de marcas pessoais não...

Vamos então ver as fotos do percurso, lembrando que do km 6 em diante é o mesmo da turma dos 5km.

Km 00 - 01: Saída da República da Saúde// Av.: 136 // Al. Ricardo Paranhos: Trecho com relativa oscilação, nada muito exagerado. Usem como aquecimento e para encontrar o ritmo ideal.






Km 01 - 02: Ricardo Paranhos// Av.: Cel. Eugênio Jardim: Passando a Ricardo Paranhos, dá para entrar na prova de vez, com uma descidinha boa ali na Eugênio Jardim...



Km 02 - 03: Avenida Americano do Brasil: Esse é o trecho bonito do Areião, onde temos um bom pedaço para sorrir tranquilo e poder respirar melhor.. aproveitem e se encham de alegria, que a canela vai dar uma doída em instantes...


Km 03 - 04: Avenida 90: Esse é o trecho que quando Deus iluminou o Arquiteto / Engenheiro, sei lá.. disse assim: Faz esse povo entender que está em Goiânia!


Km 04 - 05: Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu ( 100 % moxé, rs ) //  Avenida 85: Cara... A perna ainda sente um pouco, mas dá um alívio bacana... nada de puxar...



Km 05 - 06: Avenida 85: Esse trecho da 85 ainda não está em descida... Cuidado lá hein.. A parte boa vem logo logo... se encha de coragem e senta o bete!


Escrevo com carinho, na expectativa que lhes possa ser útil e ajudar a entender melhor esse percurso. Façam tudo na corrida com alegria, se encham de energia e façam dessa bela festa uma homenagem a si próprio! E aproveitem para curtir as delicias e esse kit muito bonito!!! Segue foto do que lhes esperam, extraídos do instagram  da Velox Sports. Grande Abraço a todos e até a próxima!!!





 Grande Abraço a todos!

Professor Ricardo Carneiro
e-mail: ricardo.aesp@gmail.com

62. 99603 1088

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.