Percurso comentado e dicas - Green Runners - Etapa Cerrado



Bem vindo 2018!! Bem vindo você querido(a) leitor(a)!! Desejo que vocês estejam em paz, com alegria e animação a mil para esta primeira corrida do calendário oficial de corridas de Goiânia!! Indo diretamente ao assunto, estamos falando da Etapa Cerrado do circuito Green Runners, que ainda passará por outras cidades como Salvador!

Goiânia tem sido cada vez mais reconhecida como celeiro de corridas de ruas com excelentes eventos e com uma quantidade cada vez maiores de malucos que amam corrida!! Quem trouxe essa corrida até nós foi a Lógika Esportes, uma empresa do Rio de Janeiro. 

A proposta para essa primeira corrida foi muito bem elaborada, com percurso muito bom, kit muito bacana e a premiação por faixa etária. Sem maiores delongas, vamos então direto ao que interessa! Lembrando que as inscrições estarão abertas até o dia 27/01, um dia antes da corrida! Se ainda não se inscreveu, corre lá e manda brasa!!!  Tem três opções, lembrando que para aqueles que quiserem o kit completo, no ato da inscrição, se você utilizar o cupom de desconto: ricardocar você irá ganhar 5% de desconto na inscrição. Segue link para inscrições: https://meubilhete.com/green-runners-etapa-cerrado

Vamos lá então!! Largada prevista para as 07h no estacionamento do Estádio Serra Dourada no dia 28/01. Nos últimos dias, Goiânia passou uma onda de calor temporária, depois de muitos dias de chuva nesse mês de Janeiro. Me parece que para o final de semana da corrida, essa onda de calor não deve vir tão vigorosa, com previsão de chuvas isoladas. Não confio muito nesses sites de previsão do tempo... São Pedro não avisa nada... Vejamos como está a previsão, colhida no dia 25/01:



Se for seguir o padrão dos dias chuvosos em Goiânia, eu apostaria que logo cedo deve cair uma chuvinha durante a corrida e sinceramente eu adoraria. Correr na chuva, moderada claro, e com frio é uma delicia! O ruim é que o cuidado deve ser redobrado para que você não escorregue e sofra lesões devido a pisada mais pesada, tênis encharcado. Portanto, tenha prudência caso venha a ocorrer chuva. Sempre antes da corrida faça um aquecimento em forma de trote, bem simples. Nada muito exagerado não. É mesmo para que você entre na corrida de forma mais confortável. Nisso você pode fazer exercícios leves, alongamentos dinâmicos.

Vamos então para o percurso! Como de praxe, coloco aqui o que está no site da organizadora do evento e o que fiz de forma independente tentando ser o mais preciso possível. Esse percurso tem um traçado só para todos os corredores, com a diferença que quer for fazer os 5km fará uma volta completa somente e a turma dos 10km faz duas voltas. 



Esse percurso não é de uma prova considerada plana, mas a forma como foi distríbuida permite uma prova coesa e tranquila. Começa-se em leve subida ali nos arredores do Serra Dourada e na região do Parque Flamboyant uma boa descida. O mesmo ocorre na Avenida A, com dois momentos distintos. Esse equilíbrio é interessante porque permite ao corredor se recuperar de forma tranquila para encarar trechos mais duros da prova. Gostei muito que o percurso varie, não ficando maçante. Adoro corridas planas e de distância. Não fosse esse gosto, imagina ir e voltar na marginal sem nenhuma variação, aquele retão danado? Mas não tem marginal nessa corrida não viu, a gente passa ali do lado só.

A principal dica aqui é correr em um ritmo fixo durante toda a corrida. Mesmo que entre o km 1 até o 3 seja mais de descida, não vale a pena exagerar tanto. A subida da Avenida A, aquela que leva ao Serra Dourada, embora não seja tão elevada, ela é um pouco longa e já vi muita gente sendo "minada" ali. Cuidado. A região ao lado do Serra Dourada, na rua 72 oscila entre sensação de subida e descida, como se fossem longos quebra molas.

Vamos então ver as fotos do percurso:

No momento da largada, saímos do estacionamento do Estádio Serra Dourada e vamos ali pela rua 77 como se fosse em direção a BR.



Dá-se meia volta nessa rua 77 antes de chegar ali na ASMEGO e voltamos na mesma rua, no outro sentido. Na primeira rotatória contornamos e vamos para a Avenida H, que dá em direção ao Parque Flamboyant.



Ao adentrarmos na lateral do Parque Flamboyant, pegaremos um trecho muito bom de descida onde você pode desfrutar da paisagem e recuperar o fôlego.


Sairemos dessa rua 46 com uma subidinha básica e entraremos na Avenida A, direção Marginal Botafogo. Esse trecho da Avenida A é tranquilo, de descida.




Retornamos pela Avenida A em direção ao Serra Dourada. Na minha opinião, é o trecho que mais apresenta dificuldades, por ser praticamente todo em subida.



 Chegamos novamente nas pistas laterais do Serra Dourada em trechos que variam em subidas e descidas e por fim, irmos buscar nosso kit pós e confraternizar em alegria com nossos companheiros! Lembrando de termos gentileza de não atrapalharmos nossos amigos que farão duas voltas nesse percurso, se forem correr 10km.


Finalizo aqui expressando minha gratidão e alegria a todos vocês! Espero que tenham todos uma ótima corrida e que eu possa lhes ter ajudado! Simbora ser feliz!! Depois dos meus 42km em Dezembro, iniciarei o ano nessa com 5km bem tranquilo, para curtir da melhor forma possível!!

Segue foto do kit para quem fez a opção pelo kit completo. Lembro ainda que há tempo para se inscrever e utilizar o cupom de desconto: ricardocar para ganhar 5% de desconto na inscrição.






Grande Abraço a todos!! Alegria!!!

Professor Ricardo Carneiro
62. 996031088
ricardo.aesp@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.