Dicas e Percurso Comentado - SICOOB :)

Oiii!!!!! Alegria pura? Coração ansioso?? Pronto para fazer mais uma bela corrida? Eu particularmente estou mais ansioso é com a chuva 😂😂😂😂😂😂.... Brincadeiras a parte, Goiânia está muito seco. Outro dia, fui fazer meu treino no fim da tarde e desidratei rápido, tendo caibrãs pós atividade. Então se atentem a esse detalhe, tomem bastante água e se alimentem muito bem.

A Sicoob nos premia novamente oferecendo essa corrida, que esse ano promete um alto nível técnico dos atletas participantes pelo fato de oferecer premiação em dinheiro. Sob chancela da Hanker que muito bem organiza seus eventos, fizeram uma escolha de percurso muito, mas muito boa ao meu ver. Falaremos sobre logo mais.

Em relação ao tempo seco, se atentem a isso. A corrida é uma atividade que provoca no seu organismo muitas reações diferentes. Uma delas é o suor dispendido nessas corridas. Nesse suor, há perda de sais minerais importantes também o que pode provocar a desidratação. Esse quadro varia muito em intensidade caso a caso. O que podemos e devemos fazer é uma hidratação adequada nos postos de água, e caso julgue necessário, faça reposição com géis durante a corrida ou até mesmo bebidas como Gatorade, Powerade e outros similares.

Fechando essa introdução inicial, coloco aqui a previsão do tempo para Domingo, 24/09, obtido pelo site www.climatempo.com.br , acessado em 19/09/2017. Há previsão de chuva para os dias que antecedem a corrida. Se isso ocorrer, toda a massa de corredores dará um salve enorme para o céu!!! Com essas chuvas, caso ocorram, o dia da corrida será bem melhor, pois provavelmente a umidade relativa do ar estará em níveis mais aceitáveis. Vejam:


Para efeito de comparação, vejamos essa outra previsão, obtido pelo site do INPE: http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/230 . Nessa coloco uma previsão dos dias anteriores também. Eu confio mais no INPE.


Vamos então falar sobre os percursos! Eu particularmente gostei muito. O percurso é uma novidade para mim pois desconheço corridas de rua em Goiânia que fez percursos similares. Algumas ruas fazem parte do percurso de outras corridas, como a 87. Analisando de uma maneira geral, achei bem equilibrado, sem pontos de grande aclive. Dá para se pensar em uma prova bem rápida nesse percurso de 5km que iremos apresentar primeiro. Vamos então ver o que fiz, de acordo com o fornecido pela organização.
 
Nesse primeiro quadro acima, observem os traçados em vermelhos, que são as indicações de onde tem subida. Percebam que são trechos pequenos. Mas são subidas muito leves, com inclinação baixa. O que merece certo destaque é o da rua A 10, aquela que fica na lateral do Banana Shopping, Colégio Lyceu. É um trecho com sensação de subida persistente e mais prolongada, mas seguindo o padrão das outras. A subida de 87 em direção ao viaduto da 85 é mais elevada, portanto bem curto o trecho.

 
Aqui nesse quadro acima, para que percebam a variação de altimetria da prova como um todo. O desenho ali sugere uma grande altimetria. Mas não. Ela mostra a curva de ganho de acordo com o percurso. Do km2 até o km4 há trechos com aclives leves, mas nada como a subida da Jamel Cecílio, por exemplo.

Nesse último quadro, mostrando em detalhes mais técnicos a característica do percurso. Enfim, o percurso de 5km é muito bem elaborado, permitindo uma prova coesa e rápida. Destaque para o final de prova, após passar no viaduto da Av. 85, onde poderemos dar um bom sprint final, pois teremos trechos em declive.

Aviso ainda que esses percursos podem ter algumas diferenças em relação ao original que obtive no site da organizadora do evento. Tento manter o máximo de precisão, de forma que todos nós possamos ter uma melhor compreensão do percurso.


Vamos agora dar uma olhada nas fotos mostrando um pouco as ruas onde iremos passar.

KM 0 - 01: Sicoob///Av. Assis Chateaubriand
KM 01 - 02: Rotatória Bosque dos Buritis// Rua 3

KM 02 - 03: Rua3// Rua A10 (Rua do Colégio Lyceu de Goiânia)

KM 03-04: Praça Cívica // Av. Cora Coralina

KM04 - 05: Av. Cora Coralina // Av.87 // Rua 21


10km
Vamos agora conversar um pouco sobre esse percurso de 10km. De uma maneira geral, percebo uma prova que também pode ser rápida. Enquanto a turma dos 5km vira ali no Banana Shopping, continuamos ali na Rua 3 em direção a Marginal Botafogo e depois pegamos um trecho mais duro, com a subida da Jamel Cecílio e um pedaço da 90. O planejamento dessa prova tem que passar com inteligência nesse trecho do km6 até o km7,5 aprox. Considero esse trecho crucial para a construção de uma prova boa e tranquila. Antes de chegarmos do km6, a prova tem poucas oscilações, se mantendo relativamente plano. Tanto as subidas e descidas que teremos antes do km6 são tranquilas, sem muita exigência. A Marginal Botafogo eu sempre costumo caracterizar ela como ondas extensas, portanto com elevação bem discreta, ou não. Uma coisa é passar de carro ali. Outra, claro, é você sentir com as pernas o trecho. Passado esse trecho mais duro, logo após o km7,5 aprox., tem-se uma prova que tende a terminar rápida e muito tranquila. Há o trecho da 87 no momento em que iremos passar pelo viaduto da Av.85 que é uma subida bem significativa, portanto, curta e, como falei anteriormente, após esse pedaço, dá para sentar a lenha! Gostei muito desse percurso, e, salvo engano, é inédito! Eu desconheço quaisquer corrida que utiliza esse percurso. Parabenizo os organizadores, pois souberam traçar um percurso muito bom e, dentro das possibilidades, oferecer uma corrida rápida. Goiânia é uma cidade com altimetria muito significativa em suas ruas e avenidas. Traçar um percurso com variação mínima de altimetria sempre é um desafio muito grande. Embora no percurso que fiz no www.plotaroute.com acuse cerca de 100m de ganho de elevação, consideremos os trechos planos e em leve declive que estão em maior predomínio. Super ansioso para desbravar esses 10km da SICOOB!
Vamos ver os percursos:
Nesse primeiro, observe os trechos destacados em vermelho, onde teremos aclives. Com exceção da Jamel Cecílio e a 90, o restante são aclives discretos.
Nesse segundo, observe o desenho da altimetria. O ponto de maior ganho acontece logo depois da Marginal Botafogo. Antes disso, são ganhos mais tranquilos, com aclives suportáveis.
 
Por fim, um relatório mais técnico. Observem o total de ganho de altimetria (Total Ascent/Total Descent). No lado esquerdo dessa tabela, estão os pontos onde há os pontos de subida mais significativos (Steepest Uphill) e do lado direito, onde estão os pontos de descida mais significativos (Steepest Downhill). Onde se lê Longest Uphil / Longest Downhill significa onde se terá os trechos de maior extensão com subida/descida, o que entendo por trechos com aclives, declives mais discretos, portanto persistentes.

NOTA: No meu percurso, eu fui até o fim da Marginal Botafogo. Percebi o erro quando já havia terminado de editar. Nas fotos, mostro onde será o ponto de saída da Marginal Botafogo.
Esse percurso eu montei de acordo com o oferecido pela organização. Naturalmente pode haver modificações de última hora e pode ocorrer de eu não conseguir atualizar meu post a tempo. Eu faço aqui com o intuito de ajudar todos nós e com o intuito que vamos para a corrida com uma boa noção do que iremos enfrentar.
Vamos então ver fotos do percurso, vendo os locais onde iremos passar. Até o km 2,5 aprox., será igual a todos nós. Enquanto a turma dos 5km vira no Banana Shopping, seguimos pela Rua 3.
KM 03 - 04: Rua 03 // Al. Marginal Botafogo
 
KM 04 -05 - 06: Marginal Botafogo

 
 Reparem que logo após o viaduto, nosso retorno será logo depois, á direita, onde já entraremos na Jamel Cecílio.

KM 06 - 07:  Rua PL - 3 (Saída da Marginal ) //Av. Jamel Cecílio

 
 

KM 07 - 08: Rua 90

 

KM 08 - 09: Rua 86 // Rua 104

 

No último km, segue sendo o mesmo da turma dos 5km conforme vimos anteriormente. Espero que tenham gostado e que possa ajudar cada um de vocês! 
E, para finalizar, segue foto do kit 😊😊

Informações sobre a entrega dos kits:


Simbora ser feliz e correr!!! Voa, voa!!! Fogo na canela!!
Professor Ricardo Carneiro











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