Cross Parques - Etapa Laço Preto - Dicas e Percurso comentado


 


Oii...

Tudo bem com vocês? Feliz por estar compartilhando mais um post sobre corrida com vocês. Estamos falando da Etapa Laço Preto, corrida Cross da Caixa, que será realizada no dia 15/07 em um belo Sábado, ás 16h! Essa corrida, segundo descrição da organização: "O Circuito CAIXA Cross Parques tem a finalidade de difundir e fomentar no país, a prática da modalidade do Atletismo, denominada Cross Country, bem como promover as reservas ambientais e parques de multiuso do Distrito Federal, Uberlândia e Goiânia"

Antes de entrar em detalhes da corrida e dicas, segue um breve relato que fiz no ano passado quando participei dessa prova, que no ano passado foi a Etapa Robson Caetano:

"Fui para esta corrida cerceado de expectativas. Havia no ar algo que me lembrava uma tensão juvenil frente ao novo. Correr em trilha, nesse estilo cross era uma novidade para mim. Antes de ir para essa corrida, movido pela curiosidade e para construir um post com informações úteis para os corredores, fiz um trecho pequeno desta trilha, afim de entender melhor o que iriamos passar. No dia da corrida, fazia um sol bonito em Goiânia, num calor nada convidativo. Afinal era uma tarde ensolarada de Sábado. Quando foi dada a largada aquele céu de poeira me assustou um pouco. Mas era nisso que dava correr junto a outras dezenas de corredores juntos em terra batida. Pouco depois quando houve esse espalhamento de pessoas, a poeira estava baixa e meu coração ainda anestesiado pela novidade, não me permitindo sentir cansaço. Na medida que a prova ia acontecendo e eu finalmente percebendo melhor meu corpo, entrei dentro da mata e a prova começou. Locais estreitos, com subidas, descidas e muitas pedras pelo caminho. Vi pessoas no caminho que possivelmente sofreram quedas e lesões. O calor começava a me chamar de "meu bem", com corpo carregado em suor e preso ali na mata. Em determinados momentos, pedia para sair logo da mata, pois a prova estava exigente. Na saída da mata, prova dura ainda, com subidas de tirar o fôlego. Mas o cenário todo, incrível. Para os amantes da natureza, prova melhor não há. Passando de uma hora de prova, estava entregue ao cansaço, mas com uma alegria imensa em estar ali. A vida me premiava com uma prova bela, desafiadora em meio a natureza. Terminei com uma sensação de leveza indescritível. Levo comigo a experiência de uma prova bela, inigualável e muito desafiadora. Correr 10km em trilha não se compara a absolutamente nada em correr 10km no asfalto. São dois opostos."

Então vamos agora falar dessa prova..

Mais do que uma corrida, é totalmente diferente do que estamos habituados, no caso, a corrida de rua. O asfalto, de certa forma, lhe propõe estabilidade. A corrida em trilha, não. Para boa maioria de nós é uma tarefa complicada querer imprimir o mesmo ritmo na terra o mesmo que fazemos na rua.

Segundo o regulamento e informações da organizadora, os kits serão entregues no mesmo dia da prova( a partir das 13h30) em um Sábado que muito provavelmente estará seco e ensolarado.

Com base na experiência que tive no ano passado e pelas condições climáticas atuais, segue algumas dicas importantes:
  • Use bastante filtro solar, use boné.
  • No dia anterior e no dia da prova, mantenha uma alimentação equilibrada, sem excessos e com fartura em frutas e líquidos. No dia da prova, almoce bem, mas sem excesso. A corrida é pesada e exige que você esteja bem.
  • Mesmo que haja postos de hidratação no local, recomendo que vocês usem cinto de hidratação. Na loja DECATHLON há cintos com preços bons e qualidade variada. Há momentos mais tensos na corrida que a sede vem com tudo. Em função das dificuldades de percurso, os postos de hidratação podem não estar em distâncias ideais uma das outras;
  • Fundamental que no dia anterior você não tenha treinado de forma intensa. Se você for treinar, faça um treino conservador, de manutenção.
  • Pelo horário da retirada dos kits e inicio da corrida, fiquem em repouso na sombra, hidratando e em momento oportuno aqueça bem, mais do que o costume habitual.
  • Ah, vá com seu tênis de guerra mesmo... Nada de estrear seu top de linha não, rs.. Muita poeira ali para contar história!


Vamos observar as fotos do local, considerando que nestas fotos está com "mato". Mas normalmente, antes da prova, tiram um pouco, com exceção da parte final de prova, onde corremos por dentro de uma espécie de matagal.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agora, fotos de vista aérea do percurso, sendo o mesmo da corrida do ano passado:

5km

10km

Observando primeiramente, a maior diferença dos 5 para os 10k é que os corredores estarão mais tempo fora da mata em percurso a céu aberto. O pessoal dos 5k estará na maior parte do percurso em trilha, dentro da mata.

O percurso fora da mata caracteriza-se por ser plano sem muitas alterações. Mas estará sol, o que começa gerando desgaste. Quase entrando na mata adentro, há uma descida generosa que permanece um tempo. Pelo menos a entrada que utilizei, era em declive, com boas passagens. No momento em que começamos essa trilha dentro da mata, o cuidado começa a redobrar. Mais vale um espírito esportivo, de cooperação. Não há espaço adequado para você ir correndo em zigue-zague querendo passar todos. Vamos nos divertir. Para os que de fato querem competir, deixe que eles disparem na frente.


Nesta trilha mata adentro o que me chamou atenção foram as partes estreitas, comuns, as subidas exigentes e descidas íngremes. O ideal é ter um ritmo dosado durante todo o trajeto, não se empolgar nas descidas, pois as subidas exigem muito equilíbrio.

Como disse, o ideal é correr de forma tranquila. Ali é terreno fértil para pisadas em falso, torções no pé, escorregões. O maior desgaste penso que acontece dentro da mata, com pedaços imprevisíveis todo o tempo. Fora da mata dá para manter ritmo coeso, tranquilo, mas lembrando que na saída há uma subida bem generosa. 

Eu enxergo essa corrida como uma atividade que me dará intenso prazer, satisfação. A luta aqui está em terminar a corrida. Então, sem afobação. Vamos chegar inteiros em casa! Essa corrida é daquelas para guardar na memória. Tem tudo para ser gostosa. Tomara que a organização faça essa trilha um, dois dias antes, afim de deixar o percurso ainda mais em condições. Portanto, mais vale nossa atenção pessoal. É raro os pedaços onde poderemos correr em terreno firme, sem alterações.

As fotos aqui colocadas tem o intuito de lhe mostrar como seria esse percurso, usando imagens reais dos locais onde passaremos. Para fechar vejam como foi meu rendimento no ano passado. Para se ter ideia da diferença que senti, em provas de 10km no asfalto, sempre fico ali por volta de 50 minutos. Nessa, embora eu tenha propositalmente sido lento em alguns momentos, a diferença sempre é um pouco grande...



Segue foto do kit, e lembre-se, a retirada acontece no dia da prova. Um grande abraço a vocês! Fogo na canela e alegria de viver!!



Professor Ricardo Carneiro
Personal Trainer
ricardo.aesp@gmail.com













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.