Dicas e percurso comentado para a corrida do circuito "Caixa" - Goiânia



Oi!!! Nesse final de semana tem corrida! Como estão todos? Em paz? Preparado para mais uma corrida, para curtir essa explosão de adrenalina e alegria? Falar dessa corrida me trouxe boas lembranças e algumas chegaram a doer, rs... Corrida memorável que participei em 2016. A Caixa traz a Goiânia essa corrida, que faz parte do Circuito Caixa e esse ano, salvo engano ainda trará mais duas corrida uma no estilo "cross" e outra noturna.
Então vamos conversar sobre essa corrida, que será nesse Domingo, com largada as 8h15 para todos e um pouco mais cedo, as 8h, largada para os atletas de elite patrocinado pela Caixa. Normalmente sempre vem um estrangeiro com "calibre". Um Queniano, ou Etíope.
Antes de adentrar sobre os percursos, como de costume, coloco a previsão do tempo e já alerto... Estamos nos aproximando de períodos secos, o que alerta para uma hidratação eficiente. Esse horário da largada já não é tão bom para todos nós e sempre prevejo dificuldades com o calor nessa corrida. Detalhe muitíssimo importante, cheguem cedo ao local do evento. No ano passado as filas de carro que se formaram, aliado com estacionamentos em locais mais distantes da largada, geraram um pouco de transtorno.

Vamos então ver como São Pedro planeja nossa manhã de Domingo:

O tempo anda meio maluco aqui em Goiânia esses dias, com sol de manhã, com nuvens... Mas Domingo, se permanecer a lógica, será um dia de sol e fica-se na torcida para que se tenham muitas nuvens pelo menos.
Neste último final de semana que antecede essa corrida, corri na região do Paço Municipal acompanhando o Silvio, meu aluno e um detalhe que chamo a atenção é que boa parte do trajeto é debaixo de sol!! Vale a pena investir no protetor solar hein. Aliás, todos os dias!!

Percurso, impressões pessoais.

Quando eu tenho treinos de subida, ou preciso de locais com altimetria significativa para treinos mais intensos, sempre recorro as famosas ruas que cortam por dentro e/ou rodeiam o Alphaville. Na minha opinião um dos locais que se você estiver afim de sofrer, está no lugar certo.  Embora o local seja familiar, essa corrida da Caixa em 2016 era um percurso novo. Lembro até hoje do sol, do corpo queimando, das dificuldades na subida do Alphaville. Esse tipo de percurso é desafiador, exigente e é preciso que se tenha cautela. Não vale ali abraçar o mundo no começo da corrida e pagar o preço depois. Tomem bastante cuidado com a estratégia de prova. O que mais me preocupa em corridas assim é a junção desses fatores: Horário da largada, Sol e subidas. Combinação sempre muito feliz né, rsrsrs.
Vamos ver o percurso que está no site da organizadora e depois os meus, destrinchados e feitos a partir do www.plotaroute.com.


5KM
Inicialmente, o percurso que fiz, de forma independente, mais ampliado e posteriormente discutido.

 
Esse percurso é um tanto desafiador. Se observarem bem a altimetria, perceberão que é um V. Prova para se tomar cuidado, onde você tem a primeira metade tranquila e depois que faz a rotatória na descida do Alphaville, o sofrimento começa. Ou seja, é como se você estivesse navegando tranquilo, curtindo brisa e de repente percebe que tem de voltar ao mundo, rs..Depois da boa descida a prova permanece em subida e se mantém em dificuldade praticamente até o fim. Não é prova para quebra de recordes. É prova para sentir o desafio e fazer de maneira extremamente prudente. Observe nesse mapa que coloquei, que é melhor visualizado no Pc, que há várias linhas em vermelho, que é indicativo de onde tem subida. Está bem colorido esse mapa então, né? Vamos então dar uma olhada nas fotos do local?

KM 0 – KM 1: PAÇO MUNICIPAL//AV.PL 2: Na saída do Paço Municipal tem uma subidinha na rotatória, mas curta. Nesse primeiro permanece mais tempo no plano e sem variação de trecho, uma vez que faremos somente uma curva a direita, para prosseguirmos.
 
 

KM 1 – KM 2: AV. PL 2: Logo após entramos a direita, seguimos novamente em linha reta praticamente, com trecho relativamente plano no começo, com aclive bem leve. Mas logo depois da  no final desse trecho, descida bem generosa. Lembro sempre que mais vale a técnica de uma passada correta na descida do que correr desenfreadamente.
 
 
 
 


KM 2 – KM 3: AV. PL 2//AV. PL 3: Nesse ponto contornamos a rotatória e pegamos o outro lado da avenida. Nesse momento é que mora o perigo dos que fizeram o km anterior no "pau". Cuidado, essa subida é insossa. Seguiremos o mesmo caminho do km anterior, com a diferença que faremos uma curva depois que você passa do Condomínio Alphaville, onde no quarteirão seguinte faremos um pequeno trecho na Avenida PL 3.

 
 
 


KM 3 – KM 4: AV. PL 3// AV. PL 2: Nesse trecho que começa logo depois que entramos na PL 3, começa um trecho tranquilo de recuperação depois da subida forte. Basicamente plano, é o momento ideal de ir desenvolver um ritmo cada vez mais consistente, para podermos ir bem no km final.
 
 
 


KM 4 – KM 5: AV. PL 2// PAÇO MUNICIPAL: Reta final de trecho basicamente plano, mas prevalece um aclive leve. Final de prova é para usar todo o gás. A idéia que se tem aqui é para ir aumentando sempre um pouco mais quando mais se aproxima do final. Esse trecho passa do outro lado da Avenida PL 2, onde passamos no trecho anterior e no começo da corrida. No "Gran Finale", desça a lenha! Aí vale até estourar a canela para ser feliz, rs.

 
 
 


Esse percurso de 5km agrada por ser em pistas largas, sem muitas curvas. A maior dificuldade está na subida que se apresenta ali ao lado do Alphaville. Nesse momento, a experiência, prudência sempre falam primeiro. E um detalhe muito importante!!!! É debaixo de sol viu... mas vamos torcer para um tempo mais frio e com um chuvisquinho... Apesar dessa previsão que coloquei.. há a possibilidade de um dia com tempo fresco e propício para a prática de atividade física no horário que será essa largada, ás 8h.

10KM
Vamos dar uma olhada nos mapas que fiz?

 

Essa prova, como me disse, me trouxe recordações dolorosas. Desafiadora, subidas muito sentidas. Observem os traços em vermelho no mapa. Assim como dos 5km, não é prova para RP. É prova para curtir, com tranquilidade e consciência. Exageros nessa prova, custam  a sua chegada tranquila. Na Avenida Olinda, embora "insossa" o caminho de volta, pelo menos temos sombra. O que ameniza o calor corporal. Minha maior dica é na hidratação e consistência de ritmo. Não tentem competir com os outros. Compita consigo mesmo, respeitando seus limites. O ganho de altimetria é muito significativo, ainda mais que nessa distância, terá duas subidas muito exigentes. Vamos então observar as fotos e algumas considerações trecho a trecho. O trecho de 10km casa com o de 5km então coloco aqui fotos do trecho exclusivo de 10km.




KM 2 - KM3: AV. PL 2//RUA PLH 4: Terminando a subida ao lado do Condomínio Alphaville, entramos na primeira a direita, ao contrário da turma dos 5km, que irão um quarteirão adiante ainda. Nesse trecho, temos subida considerável, aliviando somente quando entramos na Rua PLH 4. Considero essa parte o primeiro grande desafio para a turma dos 10km. Vale aqui prudência. 





KM 3 - KM 4 - KM 5: RUA PLH 4//AV. OLINDA// AV. PL 9: Nesses 2 km considerei tudo, pois praticamente teremos uma reta durante todo esse percurso. É momento de estabilidade, de se recuperar da subida que tivemos no km anterior. Você começa o km 3 saindo da rua PLH 4 e entramos na Av. Olinda onde iremos praticamente contornar todo o Alphaville. Seguiremos sempre ao lado do muro até chegarmos na AV. PL 9, onde entramos a direita. Nesse trecho, temos sempre declive, com destaque para a descida boa no fim. Talvez seja o melhor trecho da prova pois poderemos desenvolver um ritmo bacana, com tranquilidade e ir acelerando um pouco. Mas cuidado, penso que não seja o momento de ir muito rápido, pois o trecho seguinte é todo em aclive, se caracterizando como o mais pesado dessa corrida. Administre bem a empolgação desse trecho de descida.
 
 
 


KM 5 - KM 6 - KM 7 - KM 8: AV. PL 9//AV. OLINDA: Nesse trecho não consegui imagens da rua que vira no Alphaville, então começo as fotos somente a partir da rotatória, mas nada que prejudique a nossa análise. Esse trecho eu considero o mais duro da prova pois estaremos sempre em aclive, embora vá diminuindo um pouco ali pelo km 7 Quando avistarmos o posto, iremos fazer a curva para fazermos a volta e entrarmos nos últimos 2 km de prova. Tentem manter um ritmo consistente, nada muito pegado. A ideia aqui é estabilidade, sem forçar. Exagerar aqui é garantia de um final ruim.
 
 
 
 
 


Os últimos dois km são os mesmos do percurso de 5km. Prevalece a análise que fiz inicialmente. Nesses últimos km estaremos com certo desgaste, o que é natural. Portanto, é fundamental que você se hidrate e cuide bastante, pois acabamos de passar por um trecho complicado. Mas finalizando essa análise, lembrem sempre de correr com um sorriso no rosto! Divirtam-se bastante!!

E para fechar, foto do kit! Grande Abraço a todos!


  • RETIRADA DE KIT 
Loja CENTAURO - Flamboyant Shopping Center - Av. Jamel Cecilio, 3300

Dia 02/06/2017 das 10:00h às 20:00h ou dia 03/06/2017 das 10:00h às 17:00h

 Não serão entregues Kits no dia da prova, nem após a mesma.

  •  RETIRADA DO CHIP

 - 7:00 às 8:00 horas: Retirada do chip de cronometragem (Geral 5 e 10Km).

Fique atento ao horário de retirada do seu chip de cronometragem, para que você não se atrase e possa aproveitar a prova da melhor maneira.

A única coisa que reclamo antes é sobre esses chips serem entregues no dia da corrida. Em tempos como esse em que há a possibilidade do chip vir colado número de peito, acho uma mancada eles ainda fazerem esse tipo de serviço.

Agradeço a todos que acompanham meu blog, sempre torcendo para que esteja ao agrado de todos. Grande Abraço a todos vocês!!

Professor Ricardo Carneiro
Treinador, feliz e corredor :)
WhatsApp.: 62 99603 1088
e-mail: ricardo.aesp@gmail.com












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.