Desafio dos Romeiros, percurso comentado :)


Oiii :) Tudo bem com vocês?!?!?! Todo mundo feliz e correndo? Preparado para mais uma corrida???
Vamos então conversar um pouco sobre esse desafio dos Romeiros... e olha que descrição bacana da organização:
 
"Consagrada como uma das provas mais importantes da região (..) mistura dedicação ao esporte com uma boa dose de gratidão e fé.(..) abre as festividades da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. A corrida será realizada dia 18 de junho, domingo, na rodovia GO-060, entre Goiânia e a Capital da Fé, contará com pessoas de todas as idades."

Vamos dar uma olhadinha em informações importantes, extraídos do regulamento da corrida:

Muitos de nós conhecemos esse percurso, independente de ter feito a famosa "Romaria" ou não. A única coisa que não gostei é o horário da largada ás 08h. É um horário pesado para quem irá encarar os 16km. Ano passado fiz os 7km e senti um pouco. Em relação a isso, os dias andam um pouco frios pela manhã, com vento, mas um sol que gosta de aparecer. Para esse post, fiz diferente. Tradicionalmente coloco fotos e tudo o mais. Ficaria uma coisa muito grande, visto que o percurso é em linha reta e os pontos de orientação sempre estão no lado oposto da pista, como a fábrica da Coca Cola, o Complexo Vale do Cerrado e outros. Vamos então dar uma olhada no percurso de 7km. Para você se orientar indo de carro, após passar a fábrica da Coca, pegue o primeiro retorno a esquerda.

7km


Pessoal, quem já fez esse percurso, sabe que há trechos pesados, com subidas bem acentuadas, mas com descidas iguais. Vou tentar explicar ao máximo onde estão os pontos de subida, onde devemos ter mais cuidado e onde devemos acelerar. É um percurso basicamente em linha reta. Antes de dar minhas considerações, coloco aqui o espelho da que eu fiz no ano passado.

A princípio, esses 7km dá para ser feito de forma rápida, concisa. O ganho de elevação não é tão significativo a ponto de causar medo exagerado não. Há subidas pesadas, mas são curtas. De um modo geral dá para desenvolver ritmo bacana nesse percurso. Eu senti bastante foi no km final, na famosa subida que antecede a chegada a Trindade. Mas a subida memorável desse percurso é que você pega ali no km 3. Há um formato de "U" nesse trecho e a subida é salgada. Para se situarem, no chão há a marcação dos kms, e deve estar ali no 9,5km de acordo com a marcação do chão. Eu considero essa a mais pesada. Esse é um tipo de corrida para curtir, de forma tranquila. Eu, de forma particular, utilizo essa corrida num ato de fé sempre agradecendo pelas graças em minha vida. A corrida tem uma representação significativa em minha vida e aqui eu alio o prazer em correr com a fé. Essa romaria sempre foi mágica e significativa em minha vida. Bom, vamos falar mais do percurso, né :)

Vamos dar uma olhada então no percurso de 16km, que farei nesse ano e aviso, é um percurso exigente...

16km

Esse percurso pode ser traiçoeiro.. Há pedaços de todo jeito. O ideal é correr sem pensar em RP.. Pelo horário, condições climáticas e relevo, não acho que seja uma boa você estourar a canela aqui. Vamos apenas curtir e ser feliz :)

Nos primeiros km, o trecho é basicamente plano, com leve aclive. O ideal para ir se aquecendo, encontrando um ritmo bacana. Depois dessa parte inicial, acredito que 2, 3km no máximo, perceba que haverá uma lombada eletrônica, mais precisamente, depois de duas passarelas de pedestres. Nesse ponto, começa um trecho bacana de declive, em que você pode desenvolver um pouco mais o ritmo. Mas cuidado, isso é só o começo de prova. Depois que você visualizar a próxima passarela de pedestres ( Esta tem o nome de Eng.: Paulo Cesár de Melo ), comece a estabilizar, pois o declive acaba e começa um trecho em aclive, mas leve. Repare que nesse ponto, se você não lembrar de ver, estaremos passando pelo Pite Clube, em que é possível visualizar no lado direito da pista. Essa parte de aclive acaba, quando passamos pela via primeira Via Sacra, que são aqueles muros do lado esquerdo da pista com figuras religiosas. Ali começa novamente um trecho misto de declives e aclives, mas prevalece mais declives. Pode desenvolver um ritmo seguro até o momento em que você passa pelo Complexo Vale do Cerrado, do seu lado direito, quando voltamos a ter aclive/plano. O bom momento acontece justamente depois desse ponto, onde passaremos novamente por mais uma via sacra, onde teremos um declive considerável, e mais a frente, um aclive igualmente considerável. Um "V" literalmente. Para nos situarmos, segue foto do local:

Lembraram? Ali tem uma subida também, que creio ser a primeira que realmente force nossas pernas. A subida só cede quando chegamos na próxima via sacra. Cuidado. É um trecho pesado e não vale a pena forçar tanto, pois nesse momento, estamos nos aproximando do meio de prova e chegando próximo a fábrica da Coca Cola no lado direito, onde irá ter a largada dos 7km. Aqui as dicas valem para todos, sendo que o pessoal do 7km sigam a mesma ideia de fazer os primeiros 2km de forma tranquila, aquecendo, sentindo o percurso.
Pessoal, essas dicas de hoje, eu quis mais que vocês imaginassem o percurso. Fica difícil memorizar tantas informações. Uma particularidade desse percurso é que boa parte dos aclives vem acompanhado de declives e vice versa. Há pontos planos, mas não predomina tanto. É um percurso desafiador, muito bom. Eu sempre gostei de correr nesta rodovia. Nos desafia o tempo todo. Tomem cuidado somente com os pontos de aclive acentuado. Planejem a prova considerando esse detalhe. Do mais, curtam essa prova!!

Vamos então dar uma olhada nas informações de retirada do kit e ver como será. Ah... as imagens que constam nesse post, são melhor visualizadas em PC. Ainda vou melhorar a versão "mobile". Grande Abraço a todos e nos encontramos lá :) :)

 


Professor
Ricardo Carneiro

www.ricardocarneiro.esp.br
ricardo.aesp@gmail.com













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.