Dicas para a 2ª Maratona Adidas Boost de Revezamento :)





Opa!! Todo mundo em paz? Paz e alegria no asfalto sempre? Esse post de hoje é para conversar sobre a 2ª Maratona Adidas Boost de Revezamento, que acontece no dia 13 de Maio de 2017, ás 18h no Autódromo Internacional de Goiânia. Numa prova que promete ser empolgante, numa energia contagiante, a organizadora do evento (Hanker) definiu esta corrida da seguinte forma: Será revezamento, devidamente organizado, podendo ser duplas (21km cada); quartetos (10km cada) ou octetos (5km cada). No ano passado, quem participou, já sabe que foi bem organizado, bem estruturado. Embora com muita gente, eu não vi nada digno de nota negativa nesse evento. É fundamental que se respeite a ordem das equipes, com cada um correndo no seu momento certo, após a chegada do seu antecessor.
A opinião que expresso aqui é com base na experiência que tive no ano passado, bem como dicas para as distâncias. Lembrando que não possuo qualquer vínculo com a organizadora e/ou patrocinadoras. Atuo de forma independente, para divulgação e conversar um pouco sobre as corridas.
Vamos então por partes. A pista do Autódromo é excelente. Muitos já conhecem e sabem que é bastante lisa, num traçado espetacular. Mas para a turma que vai largar primeiro, atenção á temperatura... se for um dia de muito sol, a pista estará naturalmente quente. Vamos ver então como está a previsão do tempo para este dia?
Segundo o CTPEC/INPE (http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/230), deve ser um dia de calor, com umidade baixa. Nesse dia de Sábado, a sugestão é por consumir muita água, para manter o corpo bem hidratado durante todo o dia e principalmente na corrida, tomar goles de água nos postos de hidratação. Vale até molhar a cabeça, para atenuar o calor e dar um refresco temporário.

Vamos então falar sobre a corrida. O percurso é comum a todos. O percurso de 5km é uma volta completa na pista do Autódromo, então a turma de 10km faz mais uma volta e a turma dos 21k, quatro voltas completas nesse circuito. Vejamos então mapa do percurso, extraído do site da organizadora. O segundo é um independente, feito por mim, afim de verificar altimetria do local.



Recapitulando:

A primeira consideração que faço é em relação ao horário. Por ser uma corrida realizada á noite, temos em nosso favor temperaturas mais amenas, exceto pelos primeiros que largarem, portanto algumas considerações:

·        Pelo horário, é fundamental que você se resguarde durante o dia, se hidrate bastante e descanse. Naturalmente, o Sábado é dia em que famílias, amigos sempre se reúnem para almoços e eventos diversos. Cautela e prudência, sobretudo na sua alimentação durante o dia. Façam refeições leves, de fácil digestão e evitem refrigerantes. Cervejinha, cachaça e enfins, por favor... nem preciso falar.

·        Programe o horário de saída de casa, pois o Autódromo é longe para muita gente;

·        Observe com o Professor ou Capitão da equipe, em qual ordem você está para correr. Com base nisso, se aqueça próximo ao horário previsto para sua largada;

·        Controle da ansiedade é fundamental para uma boa prova, sobretudo os que correrão por último. Participe de aquecimentos leves, se envolva com o restante da equipe, mantendo foco e atenção.

            Essa corrida, como vocês podem ver pelo percurso, se trata de um ambiente "controlado", uma vez que é realizado na pista de corrida do autódromo. Diferente das corridas convencionais, em que há ruas, avenidas, subidas indigestas e outros, nesse local, há pouca variância, trecho basicamente plano.

Vamos então para as dicas para a turma dos 5km e 10km.
            Quando eu fiz esse percurso pela primeira vez eu gostei bastante. Percurso em teoria plano, com alguns declives/aclives suaves. É um tipo de percurso que permite pensar em Recorde Pessoal. Minha dica fica sempre na prudência. Ali na altura do km2,5 aproximadamente, há um ponto de aclive, onde você sente um pouco. No fim, já chegando próximo dos boxes, a subida mais significativa de prova. Basicamente, são esses dois pedaços de subida. Um na altura do km2.5 conforme se vê no mapa que fiz acima e na região do lado direito, perto dos boxes. Esse é o tipo de percurso que você preza pela manutenção. Faça um aquecimento caprichado antes da prova e já entre de cara no ritmo desejado. Se você pensa em terminar em exatos 30 minutos, então mantenha o ritmo de 6min/km. Sem exageros. Sempre nos dois últimos km de prova, dependendo do seu “dia”, da percepção de esforço e se estiver tudo bem, pode tentar arriscar um pouco. Mas sempre com prudência. Para o pessoal que vai correr os 10km, segue o mesmo proposto. Mas eu recomendo os primeiros 5km mais conservadores e depois senta a “lenha”. Para correr sem sustos é ideia de manutenção de ritmo do começo ao fim. Para os que objetivam RP, recomendo “freio” nos primeiros 5km e depois aceleração gradual até o fim de prova. Exemplo: Você quer bater RP, estabelecendo 50 minutos nos 10k. Caso você tenha acesso a relógios com GPS e marcador de PACE, a idéia é fazer na casa de 5min10 os primeiros 5km, depois, de forma calma e ponderada ir tirando sempre um pouco a cada km até chegar na casa de 4min40. Ou, numa maneira mais fácil, sobretudo para aqueles que somente tem um relógio com cronômetro, estabeleça um ritmo constante. Para saber se está “dentro” ou fora do RP, veja o tempo gasto na hora que estiver próximo dos marcadores de km. Ajuste conforme seu desejo 😊

Vamos então para as dicas para a turma dos 21km:
            A primeira ponderação que faço é que são 4 voltas. Como o visual pode ficar um pouco “desgastante”, recomendo correr de forma tranquila, primeiramente. A vantagem, como disse, é que estamos em ambiente controlado, pista do Autódromo todinha para nós. Mas o visual ao redor é basicamente o mesmo, pista e muro. Isso pode cansar. Mas tem lá suas vantagens, principalmente nos momentos onde você passa pelos boxes, sente aquela energia toda e se revigora mais um pouco. Ah! Se serve de motivação... Dias atrás houve a tentativa da quebra da marca sub2h em Maratonas, com o Eliud Kipchoge correndo no circuito de Monza, Itália( Pesquisem Projeto Breaking2, da Nike). O cara correu 42km195m, divididos em 17 voltas de 2,5km. Eu fico imaginando o treinamento mental do cara. Uma coisa é você mudar de visual o tempo todo. Outra é ficar na mesma coisa o tempo todo. O cara ainda quebrou o Recorde Mundial da Maratona, correndo em 2h00min25 segundos. Por pouco ele não é o primeiro humano a romper a barreira das 2h. O Recorde porém não foi homologado, pois era parte de um Projeto independente da Nike, sem ligação com a IAAF.
            Então, voltando ao assunto. Para quem vai estrear nos 21km nessa prova, foi uma escolha boa. Permite que você faça uma prova sem sustos, em uma pista com nível de exigência baixo. A dica sempre fica por conta da hidratação. A estratégia que mais uso, é sempre correr 11km em ritmo prudente e os últimos 10, na medida do possível, tirar um pouco. Eu costumo treinar sempre dessa forma, deixando o gás para o final. Provas de distância sempre requerem atenção ao ritmo e premia aqueles que correm com coerência. Provas de distâncias maiores são provas que devem sem planejadas e sempre correr com ritmo constante. Provas de 5 e 10km você pode se permitir ganhos de velocidade, tiros. Mas de 21km e 42km, só se for no último km, para dar um pouco de emoção, rs. 
          Enfim, esse post, diferente dos outros, não tem a foto do percurso, pois não consigo fotos utilizando o Google Maps 3D. Se trata de um local “fechado”, não sendo Rua/Avenida. Por isso o Google não tem mapeamento do asfalto dentro do Autódromo. Mas não tem segredo. É basicamente plano, tranquilo.
          Com a energia em dia, desejo ótima corrida a todos!! Para fechar o post, foto do kit, que será entregue na Flávios Calçados do Goiânia Shopping na Sexta e Sábado. Para maiores informações e protocolos, vejam no site: http://revezamentonoturno.com.br/2017/


 



Do mais, um grande abraço a todos! Vamos estourar canela e ser feliz!!

Professor Ricardo Carneiro

Bacharel e Licenciado em Educação Física

Treinador de Corrida de Rua



WhatsApp.: 62 99603 1088


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