Meia Maratona Noturna Contra o Câncer Infantil - Dicas e Percursos


Oii!! Tudo bem Pessoal!! Correndo? Alegria em dia? Estava com uma saudade danada de postar sobre as corridas... Até o presente momento, foram apenas sobre duas corridas que publiquei... Mas essa corrida, é especial! Começo esse post elogiando a Icesports, sob a tutela da Eduarda, para quem não conhece grande incentivadora da corrida de rua, que sempre se dispõe a fazer corridas para o agrado do público. O que mais destaco aqui são que as corridas organizadas pela Icesports tem cunho social, com parte da renda revertida para diversas instituições. Além do mais, nos traz corridas com percursos bem elaborados e ainda, com distâncias para todos os gostos. Nessa, vou de 21k. Imperdível! Se você ainda não se inscreveu, recomendo que o faça.Vale a pena e vai deixar muitas crianças felizes também!! Ah!! Tem corridinha infantil também viu... logo pela manhã. A corrida para os "grandes", acontece no fim do dia, com largada dos 5km, 10km e 21km ás 17h30.

Essa corrida acontecerá no dia 29 de Abril, num Sábado Feliz, com toda a graça e energia dos corredores. Largada na Praça Santa Cruz, no Setor Jaó. Falar sobre essa corrida se torna fácil para quem já correu a "Rosa Chok", realizada no ano passado. Os percursos são similares, com exceção dos 21k que tem somente nessa corrida.

Tradicionalmente, começo minhas postagens falando um pouco sobre o momento pré-corrida e a previsão do tempo. Por se tratar de uma corrida noturna, fundamental que você se hidrate muito bem durante o dia todo, fazendo opção por comidas de fácil digestão. Descanse, pois essa corrida reserva ótimos desafios. Para quem é adepto de gel de carboidrato, recomendo um sachê 15 minutos antes da prova e depois a cada 7km de prova ou em média a cada 45 minutos. Quanto ao aquecimento, sempre coloco que o ideal é fazer exercícios dinâmicos, trotes de 10 minutinhos, para deixar o corpo mais solto, digamos assim. Faço uso de uma corrente de pensamento que o melhor a se fazer são exercícios dinâmicos, trotes leves e não aquele famoso alongamento estático. Esses exercícios são pequenas corridas, com variações, do tipo tocar os calcanhares em movimento, coisas assim. Sempre com calma.. caso você não tenha equipe, profissionais ao seu dispor faça o famoso trote ou uma corridinha bem lenta, até você sentir que está mais solto, preparado para a atividade que virá posteriormente. Bom.. vamos falar da corrida agora??

Em relação a previsão do tempo, observamos ultimamente ondas de calor, uns poucos dias de chuva... tá meio esquisito isso.. Em se tratando de corrida noturna, pode ser que por volta das 17h30/18h a gente sinta bastante calor, como pode estar mais ameno. Fato é que no anoitecer, a tendência é de um frio gostoso de Maio... Previsão do dia 29/04, segundo o site www.climatempo.com.br :

Chove... chove... que fica do jeito que eu gosto, rs... mas cada um tem seus gostos. Eu gosto de correr em tempo frio, chuvoso...mas na nossa querida Goiânia, fica difícil né..

Começo então falando sobre os percursos. Desses três percursos, o de 5km é o que apresenta melhores condições para quebra de recordes pessoais. As ruas do Jaó na parte que compreende esse percurso, são mais discretas, com aclives/declives tranquilos.  Fiz um mapa de acordo com o que a organização me forneceu, destacando km por km e pontos de subida.


Com base no percurso fornecido pela organização, montei esse pelo plotaroute.com, para que pudéssemos visualizar melhor cada km e ganhos de elevação. Como falei no início do post, percurso plano, com ganho de elevação muito discreto no fim da Av. Belo Horizonte, no km 1,2 e no fim da corrida, na subida da Av. Guanabara.

Do começo da corrida até o fim, podemos pensar em pace fixo, com alguns sprints pelo caminho.

KM 00 - 01: Praça Santa Cruz, - Av. Belo Horizonte: Predomina aqui uma sensação de descida, de forma que começamos bem a corrida. Mas sem empolgação. Vamos usar esse momento para entrar na corrida de forma calma e tranquila.
 
 

KM 01 - 02: Av. Belo Horizonte - Al. Pampulha: Nesse momento, continuamos com a sensação de descida, onde podemos ter a sensação de que estamos indo bem, com as pernas querendo ir. Aproveite para estabilizar seu ritmo de corrida.

 
KM 02 - 03: Al. Pampulha: Podemos aqui aproveitar para entrar de vez na corrida, tentando oscilar entre um ritmo moderado/forte. Mas se atendo a cuidar do gás, pois teremos ainda mais dois km de corrida.


KM 03 - 04: Contorno do Parque Beija Flor: Trecho que oscila um pouquinho a altimetria, mas fiquem tranquilos. É curto, nada que possa impedir de desenvolver uma ótima corrida. Nesse momento, vá se preparando para fazer um fim de prova mais rápido, recobrando o fôlego e desenvolvendo uma técnica de corrida em que nos baseamos nas passadas mais amplas.

 

KM 04 - 05: Al. Pampulha - Av. Guanabara: Terminando de contornar o Parque Beija Flor, senta o pé!! Esqueça seus medos! Vá embora! Mesmo com um pouco de subida no final, se esforce que a chegada está logo ali. Mas vá desenvolvendo esse ganho de velocidade de forma controlada, para fazer do seu último km o mais rápido da prova.

 

Vamos agora dar uma olhadinha no Percurso de 10km. Aqui, enquanto a turma dos 5km desvia pela Av. Guanabara, aquela que passa o lado da Paróquia São Leopoldo Mandic, nós continuamos na Pampulha. Nesses últimos 5km, teremos duas subidas um pouco mais sentidas, mas curtas. Destaque para a subida da Av. Cristo Rei, já no fim de prova. Para quem está fazendo essa distância, considere fazer os 5 primeiros km de forma conservadora, construindo ritmo e mantendo estabilidade. Deixemos para fazer nossos estímulos de velocidade e ganho de ritmo nesses últimos 5km. Mas dependendo do atleta, podem tentar sprints em um trecho ou outro.


KM 05 - 06: Al. Paraná: Estamos em curva, indo em direção a lateral do Clube Jaó. Nesse trecho, permanece uma sensação de aclive bem leve, mas permitindo que possamos correr com intensidade. Lembramos que passamos agora pelo momento mais verde da corrida, com bastante arborização.

 

KM 06 - 07: Al. Paraná - Rua J-71: Continuamos nessa Alameda e logo fazemos o retorno, pegando a J-71. Nesse ponto é que há uma subida com altimetria significativa, mas muito curta. Assim como no KM 05, vamos pegando o "embalo" da corrida, tentando criar uma ideia de 5km finais rápidos.

 

KM 07 - 08: Rua J-44 - Rua J-34 - Av. Guanabara: Nesse trecho, usemos como período de estabilidade, pois há uma boa sensação de descida. Cuidado para não exagerar aqui.

 
 

KM 08 - 09: Av. Cristo Rei - Praça da J - 20: Trecho mais duro da prova, na minha opinião. Por isso recomendo não exagerar no km anterior. Aqui permanece em subida, não muito elevada, mas persistente. Tente manter uma corrida coesa aqui, sem exageros e desânimo.

 

KM 09 - 10: Av. Cristo Rei: Depois de terminar a subida, a dica é uma só! Senta o pé no acelerador! Corre, exagere, seja feliz! Mas faça uma chegada triunfal :) :) :) Para chegar bem na foto hein...

 
Lembrando, aqui depois de fazer o retorno na Cristo Rei, desce a lenha!!

Vamos falar agora dos 21km.. Nessa corrida, irei enfrentar esses 21km com bravura. Venho de uma lesão e voltei a treinar há 10 dias. Por sorte, já tinha uma base boa, visto que corri 21km no começo do mês. Essa corrida promete. Para dizer a verdade, promete. Que corrida desafiadora. Quando eu montei o percurso pelo PlotaRoute e vi os detalhes.. me deu um gelo na barriga. A experiência será bem similar ao que eu vivi na meia de Caldas Novas. Prova exigente, com muita subida. O bom é que será a noite, então temos o fator temperatura a nosso favor. Eu assumo a insanidade pelos meus atos, de ir correr 21km depois de uma lesão. Mas eu vivo pela adrenalina, por essa sensação de estar vivo. Já cheguei destruído em muitas provas. Isso que me move. Sim, gosto de sofrer, rs.

Pessoal, observem bem as oscilações de altimetria. Na subida da Cristo Rei (km9), até o km 16 logo depois do Bosque do Café, permanece em subida. Penso em uma prova com três momentos. Da largada ao km9, prova prudente, desenvolvendo ritmo e segurando. Do km9 até o 16km, toda cautela do mundo e manutenção de ritmo. Manter a pegada é essencial. Nos últimos 5km, podemos desenvolver um pouco mais de velocidade, de ritmo, pois teremos mais descidas.

Vamos dar uma olhada no mapa de 21km, então?? Lembrando que esse mapa é feito de forma independente, de acordo com o fornecido pela organização. Não considerem a distância que está nesse mapa. O que propus aqui foi mostrar todo o caminho e a altimetria. Tudo bem :)



Se vocês observarem os ganhos significativos de altimetria começam na subida da Cristo Rei, ali pelo km9,5. Permanece sempre em ganho até o km16, na Avenida Caiapó.

KM 10 - 12: Avenida Rio Branco: Nesse trecho permanece relativamente plano. Depois que fazemos o retorno, para ir em direção a Av. Sucuri, permanece uma ideia de aclive aqui. Manter a calma aqui é fundamental.

 
 
KM 12 - 13: Av. Sucuri: Essa avenida, que é a divisória entre o Setor Jaó e Santa Genoveva, reserva uma subida boa... Embora não acentuada, é persistente até chegar no Bosque do Café.

KM 13 -14: Bosque do Café: Como eu gosto desse lugar. Minha Assessoria funciona nesse local inclusive, nas Terças, Quintas e Sábados :). O Bosque tem dois momentos, na entrada dele, vamos pegar descida confortável. Mas não empolguem. Os km posteriores estarão sempre em subida até chegar na Av. Caiapó. Quando contornamos o Bosque do Café, já voltamos em subida.

 
KM 14 - 16: Av. Sucuri, Rua Tamboril e Rua Serra Dourada: Pedaço complicado aqui pessoal.. logo depois de sair do Bosque do Café retomamos na Sucuri, em subida e logo ali no Restaurante Costelaria, entramos na rua a esquerda, a Tamboril. Certo alívio aqui. Depois, a Serra Dourada, paralela a Caiapó. Aqui, subida.

 
 
KM 16 - 18: Av. Caiapó, Av. das Indústrias: Nesse trecho, corpo respira aliviado. Teremos boas descidas, recuperando fôlego. Essa Avenida Caiapó é aquela que dava acesso ao antigo Aeroporto. A Avenida das Indústrias é aquela que fica entre a Concessionária Tecar Jeep e o Posto Carreteiro. Permanece plano, bom para desenvolver um ritmo consistente.

 
 
KM 18 - 21: Av. das Indústrias, Av. Sucuri, Av. Venerando de Freitas Borges, Av. Rio Branco?), Cristo Rei: Em reta final de prova vamos em direção a Sucuri, para pegar o lado de baixo dela, visto que na metade da prova subimos ela. Pedaço de descida reconfortante. Entramos na Avenida Venerando de Freitas Borges, pedaço bem tranquilo. A choradeira começa na volta para a Sucuri, pois é uma subida para chorar,  mas a última!! Depois voltamos pela Rio Branco e descemos a Cristo Rei no rumo ao Oásis. Detalhe... Na Avenida Venerando Freitas Borges... nada de parar no Bar do Valdivino para se refrescar hein... só depois da corrida viu...

 
 
 

Minhas expectativas são as melhores possíveis para essa prova. Mais do que a prática esportiva, lembremos sempre o tema dessa corrida. Façamos a corrida com o coração e destinamos nossa energia e vibração para as crianças com câncer infantil. A elas nosso carinho e apoio. Espero que esse post tenha ajudado cada um de vocês. Faço com o carinho de sempre, compartilhando minha paixão pela corrida com vocês. Aproveito aqui também para "anunciar" dois produtos para os corredores.  Estou com dois relógios excelentes, novos, á venda.  Relógios modernos, preço ótimo e muito boa aceitação. São eles:

TOM TOM RUNNER 2 CARDIO+MUSIC

GARMIN VIVO ACTIVE HR - SMARTWATCH


Informações sobre esses relógios, entrem em contato comigo via Facebook ou pelo contato no fim do post. Fecho essa postagem convidando você a participar dessa corrida também :). Esclarecendo que não tenho quaisquer vínculo com a organização do evento. A divulgação e convite são por livre e espontânea vontade. Grande Abraço a todos :)



Grande Abraço a todos :) Coração em festa, alegria em correr, SEMPRE!!

 Professor Ricardo Carneiro
WhatsApp.: 62 - 99603 1088
e-mail: ricardo.aesp@gmail.com























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