Dicas para a 92ª corrida de São Silvestre



Oiiii 😊

Como estão todos vocês? Animados para mais uma São Silvestre? Com muita alegria e satisfação, estou indo para a minha terceira vez consecutiva para esta tradicional prova de São Silvestre. Eu adoro correr nessa cidade fazendo esse percurso. A energia é algo anormal, fantástico, vibrante e extremamente feliz... Lembro com muito carinho dessa prova, de detalhes, dos gritos de "guerra" entoados por diversos grupos e a torcida organizada do Corinthians ali próximo da Av. Pacaembú girando bandeiras, cantando " Vai Corinthians", rsrsrsrs. Nada a ver, claro. Mas são ingredientes dessa corrida. E antes que pensem, eu só tenho um time do coração que está aqui na minha querida Goiânia, nosso famoso, majestoso, iluminado e maior do mundo, Vila Nova Futebol Clube, conhecido como Tigrão!

Esse post vem com a idéia de trazer dicas, mostrar o percurso, dialogar com você para tentar ao menos, te ajudar um pouco e você poder correr tranquilo, sabendo o que te espera. Eu trago aqui um pouco das impressões que tive ao fazer essa prova nos últimos dois anos, mas lembrando que não tenho quaisquer vínculo com a organizadora e/ou idealizadores do evento. Faço de forma independente, seguindo uma ideia que venho desenvolvendo ao longo desse ano, fazendo a mesma linha de post com as corridas da cidade de Goiânia.

Vamos então conversar sobre essa linda corrida. Todo corredor deve ter no currículo essa corrida. É a que tem maior exposição na TV aberta, um percurso e distância possível a todos. Claro que tem as suas particularidades. Mas considerem o fato que essa corrida é festiva, com 30 mil pessoas dividindo espaço. Ter paciência e tranquilidade aqui é fundamental.

A corrida acontece á partir das 8h40 com a largada do pelotão de elite feminino e logo depois a largada geral, ás 9h. A primeira consideração que faço aqui é em relação ao horário. Se seguir o padrão dos últimos dois anos, é um dia de sol considerável. Lembre de usar protetor solar, boné. O horário não ajuda muito, considerando que a maioria de nós ou treina logo cedo tipo 6h, 7h da manhã ou no fim da tarde e a noite. Na semana anterior ao evento, dentro de suas possibilidades, tentem treinar em horário similar ou com condições parecidas, para que seu corpo entenda o que vai enfrentar. Correr com sol sempre é cansativo e bem mais exaustivo. Em relação ao aquecimento, um outro complicador aí. Aqui em Goiânia por exemplo, as corridas tem uma média de 600, 700 participantes. Algumas até com 2 mil pessoas. Com esse público, sempre há espaços para aquecimentos, corridinhas leves. Na São Silvestre esse espaço  mais disponível fica a uma distância bem considerável da largada. No local da largada, desde cedo, começam as aglomerações e o povo vai se apertando ali. Impossível se aquecer ali. Recomendo que, quem mora em São Paulo, vá caminhando para a largada em determinado ponto, trotando. Calcule esse aquecimento próximo do horário de largada, pois você vai ficar em marcha lenta um tempo ainda depois da largada, só melhorando depois de 1, 2km. Para os que estão vindo de outras partes do Brasil, se possível, caminhada e trote do caminho do Hotel até a largada. É a melhor opção. Fica inviável procurar espaços e fazer um aquecimento de qualidade ali. Outro detalhe é quanto a hidratação. Essa prova oferece água e isotônicos no caminho. Me lembro que eu enfrentava tráfego para pegar água. É muita gente disputando espaço ali. Recomendo que você corra com uma cinta de hidratação. É prático leve e você pode correr tranquilamente.

Para o começo de prova e considerações sobre o percurso bem como dicas, separei essa prova em três partes com 5km cada. Vamos então observar primeiro o mapa de percurso obtido no site da organização do evento e um que fiz, de forma independente, utilizando o Plota Route, onde está marcado km por km, bem como altimetria. Mas saliento que se tiver algum erro, por favor me avisem. Pode ter uma ou outra diferença mas penso que no contexto geral está dentro do que se espera e correspondendo ao máximo com o que vai ser a prova.





KM 00 - 05: Trecho que começa com a largada na Av. Paulista e vai até a Av. Dr. Abrahão Ribeiro.

Em ordem de aparição, para que se tenha uma noção de onde passaremos durante a prova, lembremos que pode haver uma ou outra foto que pode não corresponder ao trajeto real. Obtive essas imagens via Google Maps. Para que você se situe, olhe o nome das Ruas/Avenidas no canto superior esquerdo.

 
 
 
 
 
 

Em relação a esse trecho, segue observações e dicas:

Para quem está correndo a primeira vez essa distância: Entenda que a prova está só começando aqui. Não faz sentido nenhum tentar se empolgar demais, coisa do tipo. Esse trecho é traiçoeiro, pois se revela um trecho de dificuldade baixa, induzindo você a ir rápido. Esses cinco primeiros km se revelam tranquilos, e no calor do momento pode ser que você queira ir mais rápido, se sentindo bem. Basta olhar a altimetria. Há uma curva descendente nos primeiros 5km. A principal dica aqui é você usar esse momento para desenvolver um ritmo tranquilo, sendo que ali na Av. Pacaembu (Foto 6), você já deve ter entrado em um trecho onde consegue correr melhor, passado aquele movimento inicial de muita gente, quase te apertando. Como o aquecimento fica a desejar no momento pré-prova, use esses primeiros 5km para sentir a energia da prova, entrar na corrida aos poucos. Sua prudência aqui lhe garante uma chegada tranquila, se nada extraordinário ocorrer.

Para quem já corre provas de 15km ou mais: Se você observar a altimetria, logo entende que os primeiros km são propícios para ganho de velocidade. Cuidado. A prova se revela logo adiante. O ideal nesses primeiros 5km é estabelecer a média de PACE desejada. Se você pretende correr essa prova em menos de 1h30 por exemplo, estabeleça um pace médio nesses primeiros km na casa de 5min20. Não vejo o momento aqui para ir rápido demais. Se você usa sua energia aqui, haverá uma tendência de aumento do PACE adiante, visto que a partir do 6km a prova tem uma maior predominância de aclive. O segredo nessa corrida está na consistência do ritmo, tendo paciência para não querer ir mais rápido. Toda energia poupada será devidamente usada logo adiante.

KM 05 - 10: Trecho que começa aproximadamente na Rua Dra. Norma Pieruche e termina nas redondezas do Largo do Arouche

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para quem está correndo a primeira vez essa distância:  Na altura do km6, a prova se revela. Veja o mapa que coloquei do Plota Route e você vai ver que no km6 aproximadamente, a prova tem tendência de aclive. Em outras palavras, a corrida começa agora. Os cinco primeiros km foram muito tranquilos. Me lembro que ali pelo 7, 8km ali no Viaduto Orlando Murgel, eu pensava: " Que diabos eu estou fazendo aqui?" Na primeira vez que corri essa prova eu senti bastante esse trecho, resultado de afobação no começo. A principal dica aqui é manter o ritmo estável, dentro de sua zona de conforto. Cuidado com a postura correta para correr. No esforço, se tende a baixar a cabeça e correr no estilo "capengando". Depois desse esforço inicial para adaptação ao novo estímulo, você vai se sentir melhor. Depois que a sensação de subida termina, ali pelo km9 você sente melhorar um pouco.

Para quem já corre provas de 15km ou mais: Depois de já ter estabelecido seu ritmo ideal de prova, busque esse trecho como consolidação e na medida do possível, tente dar uma caprichada nos pedaços onde está mais plano. Mas sem exageros. Guarde as pernas para os últimos 5km. Depois do km 9, dá para sentir uma boa melhorada.

KM 10 - 15: Trecho que começa aproximadamente na Praça da República e termina na Av. Paulista.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para quem está correndo a primeira vez essa distância:  Do km 10 que começa ali na Praça da República, use esse momento para respirar fundo, buscando energia e tendo tranquilidade. Haverá momentos mais planos, com uma ou outra sensação de aclive. O momento pede prudência. Eu, na agonia de terminar bem a prova da primeira vez, queimei logo antes da famosa subida da Brigadeiro. A caibrã veio com toda força. Resultado de afobação nos cinco primeiros km e esforço demasiado nas subidas. Fiz a subida da Brigadeiro caminhando/trotando. Essa subida é muito puxada, com um aclive muito significativo. Não é do tipo fácil de se correr não. Hoje eu recomendo prudência nos 5 primeiros km, justamente para você ter gás e força para essa subida sem muitos prejuízos no PACE consolidado durante a prova. Vá com calma e apenas enfrente essa subida com o coração. A chegada está logo ali. Vá com alegria...

Para quem já corre provas de 15km ou mais: Gente... já corremos 10k bem tranquilos... vamos então usar os próximos dois km de prova para preparação mental na subida da Brigadeiro. Principal dica aqui para não perder força e ritmo é correr com técnica. Isso faz uma diferença enorme. Uma técnica com postura correta, passadas mais amplas, facilitam o trabalho na subida. Não precisa encarar essa subida achando que ela vai passar logo. Pois é um trecho longo, quase 2k de subida. Tenha paciência e enfrente isso com o coração cheio de força e otimismo. Quando se corre com paixão, se esquece toda dor e dificuldade da subida. Eu apenas mentalizo que a chegada está logo ali e poderei ir para casa ostentando essa medalha da SS! Alegria fantástica!!

A São Silvestre é uma prova peculiar. Ela tem uma espécie de onda, em duas metades. Metade inicial em curva descendente e metade final em curva ascendente. Ela se torna desafiadora por isso. Não é aquela coisa de plano sempre. É uma prova que exige inteligência e paciência. Considero esse um dos percursos mais desafiadores, entre as provas de 15km que costumo correr.

A São Silvestre é uma corrida deliciosa. Reserva em cada momento uma alegria ímpar e todos os corredores do Brasil devem correr ela um dia. Embora cheia e muitas vezes com dificuldade para conseguir correr direito no meio de muita gente, isso não pode tirar o brilho. Vamos com o coração e alegria! Um grande abraço a todos!! Espero que tenham gostado! Faço com carinho e paixão! Simbora botar fogo na canela!!! Fiquem a vontade para críticas, sugestões e contato :) :) :) Até o dia 31/12!!!

Professor Ricardo Carneiro - Licenciado e Bacharel em Educação Física, corredor amador e treinador.

e-mail.: ricardo.aesp@gmail.com

SEMPRE!! SEMPRE!! SEMPRE!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.