Dicas e Percurso 5ª Maratona de Saúde Drogaria Plus


Oiiii com alegria a todos!!! Como estão todos vocês? Acumulando km? Preparado para mais uma corrida, já nos aproximando do final de ano? Vamos conversar sobre essa corrida que acontece no Domingo, ás 08h30, com distância única de 5,5km.

Pessoal, em relação a previsão do tempo, vamos lá...


O tempo prevê chuva. Como sempre, eu prefiro garoa fininha, coisa sossegada. Como é corrida de distância única e curta, dá para curtir legal. E se vier a chuva, que a gente corra tranquilo e se permita lavar, num compasso de alegria com a alma :) Correr lavando a alma! Distância curta, com chuva, é tranquilo.. Não há nada de desesperador aí não...Mas veja bem... capricha nesse aquecimento.

Em relação ao percurso, obtive esses percursos, mas fiquei com dúvida em relação ao sentido. Não há marcação de kms. Somente o traçado. Irei fazer minha análise aqui, deduzindo como eu acredito que será a direção correta. Vamos observar o percurso fornecido pela organização e um independente que fiz, colocando em evidência a altimetria.


Com largada na Praça Joaquim Lúcio, penso que iremos em direção a Av. 24 de Outubro primeiramente. Nessa ideia, segue km por km.

Km00 - Km01: Praça Joaquim Lúcio//Av. 24 de Outubro//Rua 18: Começo bem tranquilo, com trecho sem muitas oscilações, embora tenha uma descidinha boa ali do lado do prédio do Corpo dos Bombeiros, na rua 18.

                            

Km01 - Km02: Rua 18//Rua Jamil Abrão//Avenida Castelo Branco: Permanece aqui uma corrida tranquila, com trechos favoráveis, momento de entrar na corrida de vez. Minha dúvida é como será feita a transposição na Av. Anhaguera, entre a Rua 18 e a Rua Jamil Abrão.

                            
Km02 - Km04: Marginal Cascavel: Trecho de 2km na Marginal Cascavel. Tem estilo parecido com a Marginal Botafogo. Trecho com sensações de plano, leve aclive, declive. Nesse momento de prova, a ideia é já ter chegado no seu ritmo ideal de prova, se permitindo ganhos de velocidade quando puder. A dificuldade começa na  volta da Marginal Cascavel, onde começamos a sentir um leve aclive, e no fim do km4, já aproximando da Castelo Branco, começam as subidas mais significativas da prova.

                           
                           


Km04 - Km 05,5: Marginal Cascavel//Av. Castelo Branco//Rua Geraldo Nei: Trecho mais complicado da prova, onde predomina as maiores variações de altimetria. Aqui a idéia é tentar o melhor desfecho possível, mesmo com as adversidades no começo desse trecho. Força nessa canela!!


Dicas Gerais e Observações: Em relação ao percurso, reitero que a ordem dos km é por mera suposição minha de como será, pois nos percursos oferecidos pela organização, não está claro isso. Se for o contrário, permanece a lógica contrária, com um começo de corrida lento, e sentar o bete no fim. Se for da maneira como coloquei, prudência no começo favorável e ganho de ritmo a partir dos dois km.
Vejo um percurso muito bom, tranquilo, salvo essa dificuldade no fim. Mas é uma dificuldade curta, uma vez que a corrida é curta também. Os corredores mais experientes sabem tirar isso de letra. O problema é subidas em corridas mais longas, onde há todo um contexto de cuidado e dosagem de ritmo. Aqui, bora sentar fogo na canela.
Para os que estão estreando e começando a correr, pessoal, curtam a corrida, vivam o momento. Nada de tentar ir rápido demais. Se permitam caminhar um pouco se quiserem, trotar, correr um pouco. Mas não vale a pena se queimar logo de cara. Todos tempos um Bolt dentro de nós, mas vamos com moderação hein!!
Em relação a quebra de recordes pessoais nessa corrida, eu não acho que seja loucura pensar nisso não.. Se essa for a meta, se aqueça muito bem antes da corrida, para já entrar logo no primeiro km desenvolvendo o PACE desejado.

Para fechar esse post carinhosamente feito segue foto dos kits, que estão sendo entregues na Droga Plus. Grande Abraço a todos e até a próxima. Em relação a corrida de Sábado (Corrida do Papai Noel), não fiz a postagem, pois me parece que houve alteração no percurso. Um ótimo final de semana a todos!! Um grande abraço a todos!! Ótimo final de semana com muita corrida e alegria!!


Professor RICARDO CARNEIRO
ricardo.aesp@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.