Meia Maratona Internacional de Goiás - Caldas Novas - Dicas e Percursos :) :)


Oi!!! Satisfação imensa em estar publicando sobre essa corrida especial! Antes, como estão vocês? Coração em paz? Em dia com os km? Em dia com a alegria de correr? Vamos então conversar um pouco! Espero tentar contribuir de alguma forma sobre essa corrida. Eu não conheço todas as ruas ali com precisão de detalhes. Para tanto, recorri ao nosso amigo corredor Glaucio Lobo, entusiasta de corrida de rua e morador de Caldas Novas, para poder dar sua valiosa contribuição a esse post. A ele, meus sinceros agradecimentos. Sua ajuda é de valia enorme!!

Correr em Caldas promete ser uma sensação única, memorável e emocionante. Eu cresci indo para essa cidade muitas e muitas vezes. Caldas Novas para mim é o coração desse Estado, com tantas coisas boas ali! Turismo fantástico, povo acolhedor e agora, numa união de esforços nos presenteia com um evento que promete grandiosidade e beleza! Falando em grandiosidade, vejam só a perspectiva em 3D do palco do evento:


Estamos nos aproximando do final do ano e essa corrida não poderia jamais de fazer parte da minha saga pessoal em 2016. Há quem me ache louco em correr uma Meia Maratona novamente, com menos de 15 dias da última que participei em Brasília. Cara, coração de corredor é desprovido de sanidade mental! Quanto mais corremos, mais queremos. Preocupo com lesões, com uma série de mazelas? Sim... Mas eu quero correr!! Assumo diariamente os riscos, para sentir sempre a sensação perfeita que é quando terminamos uma corrida. Outro dia, uma companheira de corrida me disse que sentia algo parecendo uma pluma, leveza. É disso que estamos falando :)

Bom, vamos parar conversar sobre a corrida. Segundo nosso amigo Glaucio informou em Caldas o tempo meteorológico tem variado em dias de chuva, nublados e calor moderado. Pela dificuldade dos 21km, vamos torcer para que se faça um dia nublado e se posso pedir para o regulador de torneiras lá de cima, uma garoa fina para refrescar.. Fiz uma consulta em dois sites para termos uma noção de como estará o tempo. Faço essa primeira colocação aqui, considerando consulta em 20/11. Na Quinta Feira, dia 24/11 atualizo esse post, com informações mais precisas sobre a meteorologia.

Previsão de acordo com o CPTEC/INPE:

Previsão de acordo com o Climatempo:


Como podem observar, com uma semana de antecedência, ainda não há uma ideia muito fiel de como será. Na Quinta dia 24 se permanecer do mesmo jeito, mantenho. Se houver mudanças, altero.

Alguns informes importantes, extraídos do site da organização do evento:



Vamos então começar a olhar os percursos, por ordem. Primeiro, o de 5km


Me impressionou esse percurso oferecido pela organização, facilitando e muito nossa leitura do percurso. Com detalhes técnicos bem traçados, identificando os pontos de subida. Fazendo minha visualização pelo Plota Route e tentando me recordar das ruas, atrelado com as informações do Glaucio, podemos considerar esse percurso de 5km como um percurso tranquilo, apesar das subidas. Não é uma prova extenuante, de forma que podemos pensar em um bom tempo de corrida. Uma coisa que achei positiva é o fato de ela ser um percurso de ida e volta praticamente igual, a partir do ponto de retorno da Av. Orcalino Lopes de Moraes. Isso facilita o planejamento e o corredor após o 2km já sabe o que vai enfrentar no restante da corrida.

Vamos então destrinchar km por km.

KM 00 - 01: Rodovia ( Av. Santo Amaro) - Av. Nivaldo Rodrigues da Cunha: Aqui, começamos em subida, com aclive leve, mas persistente, cedendo quando viramos a direita em direção a Av. Nivaldo Cunha. Em provas de 5k, para os que já se aquecem bem, tentem entrar com calma. A partir da curva, comecem a entrar na prova.


 
 Nesse ponto, curva a direita para a Av. Nivaldro Rodrigues da Cunha


KM 01 - 02: Av. Nivaldo Rodrigues da Cunha - Av. Orcalino Lopes de Moraes: Aqui, sensação de conforto, com trecho plano, tranquilo. Nesse momento entre na prova, já se preparando para fazer ritmo bacana a partir do próximo km.


 


KM 02 - 03: Av. Orcalino Lopes de Moraes - Av. Nivaldo Rodrigues da Cunha: Trecho sem grandes surpresas. Nesse momento estamos fazendo a volta, portanto já sabemos o que esperar nesse km.

 


KM 03 - 04: Rodovia: Nesse trecho, prudência. Há uma subida chata, não muito elevada, mas persistente. Estamos indo em direção aquelas pedras do DiRoma e fazemos o retorno. Lembro que quando corri nesse local, perdurava uma sensação de cansaço maior, pelo trecho em aclive persistente. Tente manter o ritmo.

 



KM 04 - 05: Rodovia: A regra aqui é uma só! Senta o foguete. Haverá um ótimo trecho de declive, indo em direção a chegada. Nesse momento, capriche!!



Considerações: Percurso com boas variações de subidas/descidas/plano. Não penso que seja um percurso ideal para quebra de recordes. Atenção especial no km 3-4, momento de subida. Momentos de Sprint e ritmo melhor somente no km1-2 e no km final. Por isso fiquem atentos no percurso. Se você teve momento de descida, na volta no mesmo ponto haverá subida, lógico.

Vamos agora observar o percurso de 10km:


Como podemos observar, o km 00-01 e do km 06-10 é o mesmo da turma dos 5km. Percurso bom, com apenas duas subidas com maior grau de dificuldade. Dá para pensar em uma prova rápida aqui, com coerência e saber usar a energia de forma inteligente.

KM 01-02: Avenida Nivaldo Rodrigues da Cunha: Corredores de 10km que estão estreando nessa distância, entendam que pode haver uma armadilha aqui. Trecho tranquilo, mas segura a onda. Ainda tem outros 8km de prova.

 


KM 02 - 04: Avenida Elias Bufaiçal: Trecho de ida e volta nessa mesma avenida, por dois quilômetros. Normalmente nesse ponto da prova, estamos mais aquecidos e a vontade na corrida. Aproveite para ganhar ritmo, entrar na prova de vez. Mas cuidado. Embora seja um trecho gostoso de fazer, não exagere. 
 
 

KM 04 - 05: Av. Elias Bufaiçal - Av. Nivaldo Cunha: Retornamos para a Av. Nivaldo cunha. Nessa altura de prova o ideal é manutenção de ritmo, pois há oscilação de trecho aqui. A dica fica para segurar bem tranquilo, afim de entrarmos na metade final com faca nos dentes.
 
 


KM 05 - 06: Av. Nivaldo Cunha - Av. Orcalino Lopes: Cuidado com a subidinha aqui. Administre bem, pois teremos ainda mais um pedacinho de aclive nos km finais.



Considerações: Do km6 em diante, observem o que coloquei mais cedo. A ideia é saber usar os momentos de velocidade e dosar na subida. Como já estamos na metade final da prova, pode se permitir ganhos de velocidade quando for propício e dosar na subida. Os corredores mais experientes, treinados, costumam manter a mesma média de pace km por km, mas para o público geral, podemos pensar na prova em cada km, estudando a melhor forma de concluir.

Vamos agora observar o percurso de 21km:


Observando o percurso, entendemos que o primeiro km é o mesmo dos outros percursos e o km15 em diante, é o mesmo da turma dos 10km. Vou propor uma visualização diferente aqui, de forma que possamos entender o percurso e identificar onde estão essas subidas. No fim da apresentação das fotos, vou deixar minha opinião pessoal e dicas de como realizar esses 21km.

Aqui estamos aprox. no km3, na Rua do Balneário. Uma característica não só aqui, é que vários trechos dessa corrida são longos, em direção única podendo fazer com que nós tenhamos algum exageros na descida ou na subida. Observe que mais a frente há uma inclinação.

Aqui, já perto do km4, faremos algumas curvas, saindo da Rua do Balneário e entrando em pequenas ruas, mas logo depois volta a idéia de retão. Cuidado com curvas e mudanças bruscas de direção. Nessa prova há muitas curvas, algumas mais fechadas, exigindo cuidado ao fazer esses deslocamentos.

Nesse ponto, terminando de fazer as curvas nas pequenas ruas e preparando para irmos para a Av. Brasília. Como podem observar,  a idéia aqui é de trecho plano, se houver inclinação ou outra, pode haver, mas de forma discreta.


As próximas 5 fotos, estão entre o 5° e 7°km, voltando a entrar em avenidas largas. Observem na questão das curvas, onde teremos um momento ali em que há quase um 360° de giro. Comparem no mapa do percurso oficial e vejam aquela ponta ali na Av. Brasília. Ali haverá esse contorno.






 Nas próximas 3 fotos, novamente um trecho reto, já nos preparando para entrarmos na Avenida E, que segundo soube é uma ideia de Ricardo Paranhos de Caldas Novas, sendo reduto de corredores. Nesse momento até a volta nesse ponto específico da Avenida Tiradentes, tentem administrar conforme vocês percebam a pista. Se houve inclinação, na volta, será descida. Nesse ponto, na altura do km7,5 o percurso é bate volta. Entra em uma Avenida, volta nela mesma e assim por diante. Lembrando que aqui, logo depois de passar pelo córrego, na altura do 7,5km há o maior trecho de inclinação da prova, que vai até o 9°km. Cuidado aqui. O restante da prova, nada de surpresas desagradáveis.



Nessas próximas fotos, estamos entrando na Avenida E, que mencionei que lembra a Ricardo Paranhos, com pista própria para a prática de corrida. Trecho basicamente plano, com leve inclinação. E lembre, é bate, volta.



 Sai da Avenida E e entra na Avenida C, que também tem inclinação, embora leve. Mesma coisa de ir e voltar na mesma Avenida.

 Aqui, já na na Altura do Km 12, é o ponto de retorno final, com todas as ruas adiantes já vistas por nós no decorrer da corrida. Entramos brevemente nessa Av.B, mas depois seguindo em direção a Av. Tiradentes.

 Nesse ponto, pequenas curvas em ruas curtas, para que possamos enfim entrar na parte final de prova, rumo a Av. do Balneário e Av. Elias Bufaiçal, onde iremos fazer os últimos 6km como o da turma dos 10k.

Considerações e Dicas: O que me agrada nesse percurso é a perspectiva de um planejamento eficiente no decorrer da corrida. Como é um percurso quase dividido em duas metades, com ida e volta bem semelhante, o corredor fica atento nos pontos de subida, como na Av. do Balneário e entende que haverá momento propício na volta. Minha recomendação é fazer os primeiros 12km com certa cautela, entendendo a corrida primeiro, para depois tentar desenvolver seu ritmo como permitir. O que mais gostei aqui foi isso. O percurso tem muitas variações de ruas, paisagens, tornando ela muito mais atrativa e desafiadora. Percurso retos em demasia podem cansar. Este não. Tem muitas variações de locais, ruas, subidas, descidas, plano. Não vejo aqui um cenário para quebra de recordes pessoais. E sim, como uma corrida desafiadora, em que terminar os 21k aqui deve ser uma delícia. Hidratem bem, se alimente bem, sobretudo se fizer sol nesse dia. Assim como Goiânia, Caldas é quente em dia de sol, sobretudo se considerarmos o horário da largadas, as 08h30 da manhã. Vamos torcer por chuva. Sobretudo, se aqueçam bem pessoal. Como há variação de inclinação e curvas, atenção especial para o quadril, costas e joelhos, durante seu aquecimento. Espero que meu próximo post seja de uma alegria sem tamanho por ter concluído esses 21km.

Meus sinceros agradecimentos ao Glaucio Lobo, residente em Caldas Novas que muito me ajudou na elaboração desse post. Quando você conversa com um corredor, que mora e conhece bem a cidade, é outra coisa. Ajuda a entender o percurso nessa perspectiva. A maior parte dessas ruas já corri, e particularmente, acho uma delicia correr em Caldas. Mesmo assim, ninguém melhor que o Glaucio para me ajudar a elucidar esse percurso.


Um grande Abraço a todos!!! Simbora correr povo!!! Espero que tenham gostado desse post. E, como sempre, a foto ilustrativa do kit que usaremos! Tudo de muito bom gosto! Que o público agradeça a cidade de Caldas Novas por nos receber bem e promover um evento desta grandiosidade.



Prof.: Ricardo Carneiro
e-mail.: ricardo.aesp@gmail.com

SEMPRE!




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.