Dicas para a corrida Rosa Chock :)



Oiiii:)

Como estão todos vocês? Todo mundo bem? Aproveitando esse clima gostoso para se exercitarem todos os dias? Espero que estejam com os km em dia!! Vamos então conversar sobre mais uma corrida. Corrida Rosa Chock, que vai ser realizada neste próximo Domingo, no dia 06 de Novembro, com largada as 07h na Praça Santa Cruz, no Setor Jaó.

A corrida Rosa Chock vem com a proposta de além da prática esportiva, conscientizar sobre o câncer de mama e o câncer de próstata. Corrida com chancela da Ice Sports, mesma organizadora da Maratona EM Movimento. Eduarda de Assis, proprietária da Ice Sports, vem aperfeiçoando a qualidade de seus eventos, buscando atender os atletas da melhor forma possível. É perceptível isso. Merece ainda mais respeito pela sua história de vida, sendo a atual presidente da Associação Goiana de Esclerose Múltipla.

Bom, vamos lá então. Temos notado que nesses últimos dias, há uma persistência de tempo nublado/chuvoso. De acordo com a meteorologia, Domingo possivelmente será assim:

Fonte: www.climatempo.com.br - Acessado em 04/11


Se formos considerar o que temos visto nos últimos dias e o horário da largada, penso que pode estar uma chuvinha bem fininha, com um tempo gostoso para correr. Nem por isso, descuidem de hidratação e proteção individual.

Entrando na discussão dos percursos agora, algumas considerações:

  • Caso o tempo esteja frio e  favorável, o atleta que usar isso a seu favor pode fazer dessa um das melhores corridas do ano. Tempo fresco para corrida o rendimento é outro. Em compensação, se faz necessário um aquecimento com mais capricho, deixando o corpo preparado. Aqui vale exercícios como trotes antes da corrida, deslocamentos laterais e educativos de corrida;
  • Percurso que nos permite pensar em quebra de recordes pessoais, ainda mais com tempo favorável. Realizei uma prévia do percurso na Quarta Feira e pude sentir que essa é uma prova que podemos desenvolver velocidade e ritmo de forma muito boa! Costumo correr muito nessa região e considero um dos melhores locais para correr em Goiânia, com percursos planos, aclives e declives, arborização impressionante;
  • Na parte do percurso especificamente, destaque por predominar trechos planos, com pouquíssimos aclives e bons declives, mas não acentuados.

Vamos então entender isso aqui, visualizando primeiro o percurso de 5km


Com base no percurso fornecido pela organização, montei esse pelo plotaroute.com, para que pudéssemos visualizar melhor cada km e ganhos de elevação. Como falei no início do post, percurso plano, com ganho de elevação muito discreto no fim da Av. Belo Horizonte, no km 1,2 e no fim da corrida, na subida da Av. Guanabara.

Do começo da corrida até o fim, podemos pensar em pace fixo, com alguns sprints pelo caminho.

KM 00 - 01: Praça Santa Cruz, - Av. Belo Horizonte: Predomina aqui uma sensação de descida, de forma que começamos bem a corrida. Mas sem empolgação. Vamos usar esse momento para entrar na corrida de forma calma e tranquila.
 
 


KM 01 - 02: Av. Belo Horizonte - Al. Pampulha: Nesse momento, continuamos com a sensação de descida, onde podemos ter a sensação de que estamos indo bem, com as pernas querendo ir. Aproveite para estabilizar seu ritmo de corrida.

 


KM 02 - 03: Al. Pampulha: Podemos aqui aproveitar para entrar de vez na corrida, tentando oscilar entre um ritmo moderado/forte. Mas se atendo a cuidar do gás, pois teremos ainda mais dois km de corrida.



KM 03 - 04: Contorno do Parque Beija Flor: Trecho que oscila um pouquinho a altimetria, mas fiquem tranquilos. É curto, nada que possa impedir de desenvolver uma ótima corrida. Nesse momento, vá se preparando para fazer um fim de prova mais rápido, recobrando o fôlego e desenvolvendo uma técnica de corrida em que nos baseamos nas passadas mais amplas.

 


KM 04 - 05: Al. Pampulha - Av. Guanabara: Terminando de contornar o Parque Beija Flor, senta o pé!! Esqueça seus medos! Vá embora! Mesmo com um pouco de subida no final, se esforce que a chegada está logo ali. Mas vá desenvolvendo esse ganho de velocidade de forma controlada, para fazer do seu último km o mais rápido da prova.
 

Vamos agora dar uma olhadinha no Percurso de 10km. Aqui, enquanto a turma dos 5km desvia pela Av. Guanabara, aquela que passa o lado da Paróquia São Leopoldo Mandic, nós continuamos na Pampulha. Nesses últimos 5km, teremos duas subidas um pouco mais sentidas, mas curtas. Destaque para a subida da Av. Cristo Rei, já no fim de prova. Para quem está fazendo essa distância, considere fazer os 5 primeiros km de forma conservadora, construindo ritmo e mantendo estabilidade. Deixemos para fazer nossos estímulos de velocidade e ganho de ritmo nesses últimos 5km. Mas dependendo do atleta, podem tentar sprints em um trecho ou outro.



KM 05 - 06: Al. Paraná: Estamos em curva, indo em direção a lateral do Clube Jaó. Nesse trecho, permanece uma sensação de aclive bem leve, mas permitindo que possamos correr com intensidade. Lembramos que passamos agora pelo momento mais verde da corrida, com bastante arborização.


 


KM 06 - 07: Al. Paraná - Rua J-71: Continuamos nessa Alameda e logo fazemos o retorno, pegando a J-71. Nesse ponto é que há uma subida com altimetria significativa, mas muito curta. Assim como no KM 05, vamos pegando o "embalo" da corrida, tentando criar uma ideia de 5km finais rápidos.

 


KM 07 - 08: Rua J-44 - Rua J-34 - Av. Guanabara: Nesse trecho, usemos como período de estabilidade, pois há uma boa sensação de descida. Cuidado para não exagerar aqui.

 
 


KM 08 - 09: Av. Cristo Rei - Praça da J - 20: Trecho mais duro da prova, na minha opinião. Por isso recomendo não exagerar no km anterior. Aqui permanece em subida, não muito elevada, mas persistente. Tente manter uma corrida coesa aqui, sem exageros e desânimo.

 


KM 09 - 10: Av. Cristo Rei: Depois de terminar a subida, a dica é uma só! Senta o pé no acelerador! Corre, exagere, seja feliz! Mas faça uma chegada triunfal :) :) :) Para chegar bem na foto hein...

 
Lembrando, aqui depois de fazer o retorno na Cristo Rei, desce a lenha!!

Provas de 5km e 10km são ótimas provas, pois no permitem provas velozes e uma descoberta diferente a cada corrida. Mantenho a minha convicção e proposta que nada mais importa do que sentir o prazer em correr. Tempo pessoal, recordes são bônus que guardamos para nós mesmos, no sentido de motivar nos treinos e outras coisas. Mas nada, absolutamente tira a satisfação em cumprir mais uma prova, acumular kms. Faço sonhos e objetivos novos a cada ano. Em 2017 é concluir 1800 km entre treinos e corridas! Nada me dá mais prazer do que ver a somatória do que fiz durante o mês, o ano. Posso levar duas horas para fazer 10km, mas o que importa é correr, fazer os 10km.

Nesse final de semana, jornada dupla. Estarei em Anápolis para a Music Run e no Domingo na Rosa Chock. Corredor não para, simplesmente corre!

Para fechar, fotos do kit :) Que está sendo entregue no Sábado, conforme indicado



Sim, corridinha infantil tbm :)



Simbora correr!!!!


Abraços!!!

Professor Ricardo Carneiro
WhatsApp: 62 99603 1088
ricardo.aesp@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.