Dicas e Percursos da corrida do TRT :) :)


Opa!!!! Tudo bem com vocês??? Km na conta? Todo mundo sempre bem, animado?? Vem aí essa corrida do TRT, que sempre foi muito elogiada e pelo que vi no site do evento, inscrições ESGOTADAS! Muito difícil ver corridas em Goiânia que realmente esgotam, lotação máxima. Evento que conta com a chancela da excelente Hanker e idealizada pelo TRT Goiás, promete ser um evento magnífico, com a beleza e requinte que os corredores dessa cidade merecem.

Escrever sobre as corridas esse ano se tornou um exercício maravilhoso para mim e me deixa ainda mais contente se estiver a gosto de cada leitor desse blog. Faço com carinho, com a proposta de mostrar os percursos e dar dicas que espero que auxiliem e ajudem cada um de vocês. Sintam-se a vontade para criticar, elogiar ou dar sugestões para a melhora constante desses posts.

Vamos lá então... a corrida acontece nesse Domingo, 27 de Novembro, com largada prevista para as 7h30. Nesse dia, a previsão do tempo aponta para o seguinte ( dados coletados em 23/11, através do CPTEC/INPE):


Forte previsão de chuva. Goiânia tem amanhecido constantemente nublada nesses últimos dias. Se isso permanecer, a corrida conta um ponto a favor dos atletas, pois correr em tempo mais fresco, frio é bem mais agradável. Cuidado somente no aquecimento, que deve ser bem mais caprichado. Aqui vale a ideia de um trote mais longo, exercícios dinâmicos afim de preparar melhor o corpo, como os deslocamentos laterais, por exemplo. Caso chova, a recomendação é ir com calma. Em chuva, com tênis encharcado, a pisada fica diferente, o corpo parece ficar mais "duro", e não a toa, muitas lesões aparecem. Correr na chuva é uma delícia, mas exige cuidado e atenção.

Essa corrida conta com dois percursos, bem desenhados, com muitas retas, facilitando o entendimento. Vamos então observar o percurso de 5km:


Km 00-01// Rua T-51// Av. T9: A largada acontece em frente ao TRT, na rua T-51 esq. com rua T-1 em frente a sede do TRT.  Nessa largada, vamos com calma, pois como será uma corrida muito cheia nada de afobação naquele bolo de gente, esperemos chegar na T-9 para de fato entrar na corrida. Sempre costumo dizer para usar o 1km para sentir o corpo, começar a entender a corrida e começar a pensar nos 4k seguintes. Com exceção de atletas mais gabaritados, a ideia aqui é fazer uma extensão do aquecimento que já fizeram antes da largada. Nesse começo de corrida, um aclive de cara, mas nada exagerado, logo que entramos na T9, descidinha e plano.


 


Km 01-02 //Av. T9: Uma coisa boa desse percurso é passar sempre em reta, pois como é uma Avenida de grande circulação em Goiânia, muitos corredores conhecem e tem noção dos pontos de subida, descida, plano. Nesse momento, podemos de fato entrar no ritmo desejado de prova e se manter. O trecho é propício, pois permanece plano.

 


Km 02-03 //Av. T9//Av. C - 208//Av. C- 205: Saimos então da T9 e pegamos uma nova avenida. Nesse trecho podemos nos permitir o primeiro grande ganho de ritmo da prova, mas com cuidado. Aqui permanece uma sensação de descida, plano, um aclive leve e favorece bastante o corredor. Mas cuidado com essas armadilhas que se apresentam. Ainda temos mais 2km de prova.
 


Km 03-04 //Av. C - 205//Av. C - 4//Av. T-7: Nesse trecho ainda está bastante favorável, com sensação de plano e descida. Pode se permitir ir um pouco além do que pode, mas entenda que exagero aqui compromete o último km, onde voltamos a sentir a subidinha. O ideal aqui é se permitir um breve Sprint e logo depois se acalmar, segurando fôlego.


( Detalhe, essa via não está em obras hoje não...)


Km 04-05 //Av. T-7//Av. T - 1: Embora aqui nesse trecho podemos sentir dificuldade depois de uma corrida extremamente facilitada, a regra aqui é uma só, ganho de velocidade permanente, senta foguete na alma, na perna, na cabeça, arranca couro, mas faça uma chegada triunfal, com sorriso estampado e alegria por concluir mais uma corrida.

 


Considerações: Excelente percurso para pensar em quebras de recordes pessoais. Excelente ainda para quem estreia no universo de corridas de rua de Goiânia, pois é um percurso tranquilo, com grau de dificuldade baixo. Se o tempo estiver propício, tudo será favorável. Se chover, a quebra de RP pode ficar comprometida, mas ainda assim dá para pensar em ir rápido. Eu sou da turma que corre feliz, sem muito preocupar com tempo. Mas se for para preocupar com tempo, essa corrida é uma ótima escolha.

Vamos então observar o percurso de 10km:

A diferença desse percurso está entre o km 2 até o km 7,5 que é para essa turma dos 10km. Os dois primeiros km e os últimos 2 são os mesmos da turma dos 5k.

Km 02-03 //Av. T9: Enquanto a turma dos 5km já virou, seguimos T-9 abaixo, pegando um ótimo trecho com sensação de descida, plano. Ideia aqui é entrar na corrida mesmo, depois dos dois primeiros km conservadores. Procure estar na linha do seu ritmo, se permitindo um pouco mais, mas com cautela.

 


Km 03-04 //Av. T9//Rua Flemington: Continuamos plano, com trecho favorável. Saimos da T-9 e entramos nessa rua. Aqui podemos nos permitir nosso primeiro aumento de velocidade mas nada muito além de seu ritmo de prova. Dose isso. Ainda teremos outros momentos de prova que nos permitem isso.



Km 04-05 //Rua Flemington//Rua C-50//Av. C-7: Embora a maré esteja para peixe nesse momento, usemos esse trecho como estabilização de sua corrida. Como já estamos vindo numa crescente favorável de ganho de ritmo, sempre recomendo no meio de prova, usar o momento para estabilização de ritmo. 
 


Km 05-06 //Av. C-7//C-12//C-4//C-1:  Segundo momento de prova onde podemos nos permitir um novo ganho de ritmo, após conservação no km anterior.
 


Km 06-07 //Av. C-1//Rua C-124: Trecho basicamente plano, mas o ideal aqui é segurar o ritmo, após uma pequena puxada no km anterior. Ainda restam 3km de prova, então o ideal é maneirar...
 


Km 07-08 //Rua C-124//Av. C-205: Pede-se cautela no km anterior, porque aqui há uma sensação de aclive. Nada exagerado, mas é nesses momentos que percebemos o porque de saber dosar esses sprints que fazemos ao longo da corrida.
 


Depois desse ponto, pegamos o restante da C-205 e entramos na rota final que é a mesma da turma dos 5k. Observem o que mencionei ali. Vale a mesma ideia para a turma dos 10k. Basicamente isso: Conserva, depois chuta vento!

Considerações: Da mesma forma que os 5km, excelente prova para pensar em RP. A única observação fica por conta de dosar os Sprints, pois a prova toda pode ser que peça esse ganho de velocidade. Use isso em seu favor, para desequilibrar no momento certo. Quando maior a distância que corremos, mais inteligência o corredor deve usar parar terminar bem e tranquilo. Qualquer exagero te custa uma corrida inteira. Senta fogo na canela!!!

E, para fechar, foto do belo kit do evento :)


Pessoal, Muitissimo Obrigado por lerem meus posts, espero que realmente ajudem vocês. A maior satisfação é poder correr e perceber a alegria em cada um de vocês, coisas que só a corrida nos faz. Estamos chegando no fim do ano, e para mim especialmente, 2016 foi disparado um ano inesquecível, desde que comecei a compartilhar com vocês meus posts. Fiquem a vontade para sugestões e colocações. Quero melhorar sempre!! Grande Abraço!! Bora comer asfalto e ser feliz!!

Professor Ricardo Carneiro
ricardo.aesp@gmail.com

!!!!SEMPRE!!!!!



















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