Dicas da Corrida New Balance - Goiânia


Oi!! Todo mundo feliz? Mais uma vez me dirijo a vocês oferecendo dicas e um diálogo sobre a próxima corrida que ocorrerá neste Domingo. Trata-se da Corrida New Balance. Segundo descrição no site do evento (http://www.stracks.com.br/novo/corrida.php?idCorrida=80), "Goiânia sediará, no dia 04 de setembro, a ‘New Balance 15k Series’. Com uma distância diferenciada entre as provas de rua, a marca escolheu os 15 quilômetros para dialogar com um público estratégico, onde os atletas contarão com toda a estrutura e suporte para quebrarem seus recordes pessoais. Além do tradicional percurso de 5k para incentivar a corrida entre os corredores que estão começando no mundo do asfalto"

Algumas informações preliminares: A corrida acontece neste Domingo dia 04 de Setembro, com largada prevista para as 07h da manhã, no pátio de eventos do Shopping Flamboyant. De acordo com o CPTEC/INPE, será dia de sol e seco. Atenção na hidratação pré, durante e pós prova.


Sobre a corrida, antes de falarmos dos percursos, vamos conversar de forma breve sobre o aquecimento. Esse assunto tem me intrigado há tempos. Por prática quase do "senso comum", há um movimento de se alongar antes de qualquer atividade física. Há hoje várias discussões correntes que condenam o alongamento antes da atividade, assim como há tendências favoráveis. Eu, após estudos e cada vez mais tentando aperfeiçoar conceitos e práticas como alongamento estático/dinâmico, aquecimento, parto do pressuposto que o ideal seria exercícios de aquecimento antes da corrida. Esses exercícios podem variar desde um simples trote antes da prova, até alguns exercícios educativos de corrida ou até mesmo alguns alongamentos, desde que dinâmicos. O perfil do aquecimento pré prova sempre vai variar muito em função do atleta, no nível em que se encontra, objetivos durante a prova, tipo de prova. Por via de regra, sem alongarmos muito o assunto aqui, um trote basta. Faça os exercícios que o profissional que te acompanha indicar, ou se não, sem modismo, faça um trote para ir se aquecendo, de forma que quando entrar na prova, consiga imprimir seu ritmo ideal já no primeiro km de prova. No final da prova, aí sim vale um alongamento da forma que conhecemos, mas lembrando de não parar de uma vez quando cruzar a linha de chegada. Se acalme, caminhe um pouco, solte a musculatura.

Vamos então ao que interessa, rs. Vejamos o mapa de percurso divulgado:

Primeiro, os 5k. Pessoal, muitos dos corredores de rua conhecem esse percurso. Quem correu o desafio Powerade Run, Bradesco, e outras corridas que tiveram o Flamboyant como ponto de partida, verá que esse percurso é bastante familiar. Não há então novidades para esse público. Para quem encara esse percurso pela primeira vez, ou está começando a correr, se deliciem. Percurso bacana, bem bolado. Há nesse percurso um misto de alegria e um pouco de dificuldade, rs.

A prova de 5km, neste percurso específico, tem sua dificuldade maior na metade final da prova, onde há trechos com certa dificuldade. É um percurso com uma característica mais desafiadora. Quando relato dessa forma, penso no corredor que está começando e não tem tanta experiência em provas de 5km. Para os que já entendem os 5km e sabem a resposta do corpo frente aos estímulos, se vocês souberem planejar, é possível fazer uma prova rápida, e quem sabe, quebrar recorde pessoal

Separei esse percurso de 5km usando o www.plotaroute.com, vejamos então como ficou:


Vamos então descrever esse percurso:

KM 00-01: Saída do Pátio do Flamboyant, Avenida E, Avenida Deputado Jamel Cecílio: Percurso de descida, favorável. Construa um bom ritmo já nesse começo de prova, mas considerando que houve um bom aquecimento.

Sugestão de PACE:
INICIANTES (INIC): 6min30
INTERMEDIÁRIOS (INT): 6min
AVANÇADOS(AVA): 5min10

KM 01-02: Av. Dep. Jamel Cecílio, Rua 115: Continuamos em descida, favorecendo ritmo de prova. Mas nada de ir afoito. A prova começa mesmo quando entramos na Rua 115.

Sugestão de PACE:
(INIC): 6min10
(INT): 5min40
(AVA): 4min40

KM 02-03: Rua 115, Avenida "A": Nesse trecho, começa a ideia de ritmo controlado, coeso. Começamos a sentir uma variação no percurso, onde você sente que já não está tão plano assim. Prudência e manutenção de ritmo.

Sugestão de PACE:
(INIC): 6min
(INT): 5min30
(AVA): 4min30

KM 03-04: Avenida A, Rua 77 e 72: Trecho que começa a endurecer. Temos uma subida considerável nessa Avenida que vai em direção ao Estádio Serra Dourada. Logo depois estamos contornando o Estádio, sempre em subida. Nessa hora, segurar o gás, manter ritmo.

Sugestão de PACE:
(INIC): 6min
(INT): 5min30
(AVA): 4min30

KM 04-05: Avenida "H", em direção ao Flamboyant: Aqui vale a idéia de ir crescendo a cada 100 metros. Sempre fui defensor da idéia de fazer o melhor Pace dos 5km, sempre no último km. Senta o foguete e usa a energia que guardou dos dois primeiros km.

Sugestão de PACE:
(INIC): 6min
(INT): 5min10
(AVA): 4min20

Tempo final estimado:
(INIC): 32min
(INT): 28 min
(AVA): 23 min

Fotos em ordem de aparição:

Saída do Pátio do Flamboyant
Saindo da Avenida "E", rumo a Av. Dep. Jamel Cecílio
Saindo da Av. Deputado Jamel Cecílio e entrando na Rua 115
 Saindo da 115, indo para a Avenida "A"
 Avenida "A", onde começa a subida
Saindo da Av. "A", indo para a Rua 77/72, contornando o Estádio Serra Dourada
Terminando esse contorno, indo para o trecho final, da Avenida "H" 
Lado de fora do túnel da Avenida H, onde acabamos de sair
Passando para a reta final, onde você explode de alegria e estoura a canela ao ver o Mc Donalds do lado direito te prometendo mais calorias :)

Vamos conversar agora sobre o percurso de 15km, o grande "carro chefe" desta corrida. Percurso separado, usando o Plota Route:



Correr 15km é uma delícia. Eu gosto muito dessa distância. Talvez por ser tão fã da São Silvestre. Mas também, porque quando o sofrimento começa a dar as caras, a corrida termina, rs. Esse percurso é muito bom, mas muito bom mesmo. Praticamente um "retão". Pode cansar um pouco pela monotonia. Diferente da Maratona EM Movimento, esses 15km nos permite uma idéia de prova rápida. Mas cuidado, mas muito mesmo. Há muitas armadilhas nessas corridas aparentemente "fáceis". Partimos do seguinte: Começaremos a prova em ritmo bom, descida e entraremos na Marginal ainda na empolgação. Mas começamos esse trecho em leve aclive. A primeira dificuldade aparece naquele viaduto, onde há subida considerável, embora curta. Mesmo vale para o trecho de volta. A corrida quase toda se passa toda na Marginal Botafogo, indo e voltando. Nesse sentido, há uma tendência em afrouxar o ritmo, já que não temos tantos estímulos que ficam sempre nos alertando (subidas/descidas). O corredor experiente, veloz, controla o Pace o tempo todo. Como é trecho reto, praticamente plano, há uma tendência em exageros, perda de ritmo, coisas assim. A regra passa por fazer essa prova concentrado. Numa boa maneira de descrever a Marginal Botafogo, considero ela em ondas, com aclives/declives/planos bem discretos.

Parto do pressuposto que o atleta que vai correr 15km, tem alguma experiência em corrida de rua pelo menos. Minha sugestão de pace aqui, vale pela prova como um todo. O grande segredo dos 15k está em uma prova equilibrada, com o uso do gás no final.

Sugestão de PACE para a prova:
INICIANTES (INIC): 6min30
INTERMEDIÁRIOS (INT): 5min30
AVANÇADOS(AVA): 4min30

O primeiro Km é o mesmo da turma dos 5km. Depois, o que muda está aqui:

Saída da Av. Dep. Jamel Cecílio, entrando na Marginal Botafogo
Subida da Ida, no viaduto que cobre a Avenida "A"
Momento do retorno, chegando na Avenida Goiás, lembrando que lá atrás começamos a sentir uma subida que termina aqui.
No mesmo instante, voltamos para a Marginal Botafogo, e pegamos uma descida.

 Já perto do fim da Marginal Botafogo, onde pegamos novamente o mesmo viaduto do começo de prova.
 Saída da Marginal e retorno para a Avenida "E".

Espero que tenham gostado. Fiquem a vontade para suas colocações, sugestões, críticas. Desejo a todos uma ótima corrida, com o coração leve e em paz. Fogo nessa canela, muita alegria. Usem filtro solar, bebam muita água!!
Como sempre, foto do kit, que inclusive já busquei o meu! Kit ótimo! Ainda pude colocar meu nome na camiseta :) Grande Abraço a todos! Fogo na canela!!!



Abraços,


Professor Ricardo Carneiro.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.