DICAS CORRIDA SICOOB :)


Oi!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim :) Com alegria sempre escrevo mais um pouco sobre corrida, especificamente a que ocorrerá neste Domingo (18/09), organizada pela excelente Hanker, com a proposta da SICOOB. Corrida é um tema que nunca ficará escasso, rs. Paixão pelo asfalto e alegria em correr sempre, se tornam meu lema.

Pessoal, que tempo seco! Como vocês estão treinando? Tenho sentido dificuldade nos meus treinos, com tempo quente, seco. Continuo fazendo a recomendação por usar cintas de hidratação, para auxiliar vocês durante seus treinos.

Vamos então conversar sobre a corrida e percursos. Antes, informações retiradas do regulamento da corrida: "O evento “2ª Corrida Sicoob Engecred-GO” é uma iniciativa de caráter esportivo – social voltada para os associados e parceiros do Sicoob Engecred-GO e para o público praticante de corrida de rua. O evento está em sua segunda edição e será realizada no dia 18 de setembro de 2016, com largada às 07h30min da manhã na Av. República do Líbano, nº 2397 - Setor Oeste, Goiânia - GO, 74125-125"

O horário de largada poderia ser mais cedo na minha opinião. Hoje fui correr as 07h da manhã fazendo um percurso de 11km, passando pelas ruas do Centro/Setor Sul e Marginal Botafogo. Senti muito! Principalmente secura, mesmo me hidratando. Sol forte, vento seco. Penso que nessas corridas feitas em Agosto/Setembro/Outubro, poderia prevalecer o horário limite de 07h para largada, pois meia hora depois faz uma diferença absurda, uma vez que o sol nasce com tudo nessa época do ano.

Falando em tempo, vejamos como está a previsão para esse dia:


Vamos então conversar sobre esse percurso. Vejamos o percurso fornecido pela organização:

 Não participei da 1ª Edição desta corrida, então não sei se houve mudanças no percurso. Analisando do meu ponto de vista, gostei do percurso dos 5k. Ele é bem diferente de boa parte das corridas de rua da capital. Lembra um pouco uma corrida feminina que teve no começo do ano, a OAB Casag (corrida somente para mulheres). O percurso de 10k pega esse gancho e passa por velhos conhecidos, como a Avenida "A", Dep. Jamel Cecílio. Considero esse percurso desafiador. Esses 10k tem descidas boas, mas com boas subidas também. Para fazer valer a premiação para o campeão, rs. E sim, essa corrida fará premiações em dinheiro, o que torna um atrativo a mais.

Separando os dois percursos, vamos primeiro no de 5k, obtido pelo www.plotaroute.com


Analisando de modo geral, gostei desse percurso. É um trecho que permite sermos rápidos. As subidas e trechos mais complicados que temos são de dificuldade moderada, mas há trechos planos e em declive que facilitam a proposta da corrida, tornando ela atraente e rápida.
Vamos então no km por km. Para todo o percurso, vamos na idéia de um pace fixo para todos.

Sugestão de Pace:
Iniciantes: 6min - 6min30
Intermediários: 4min50 - 5min30
Avançados: 3min50 - 4min30

KM 00-01: Av. República do Líbano - Avenida D:  Nesse trecho inicial, permanece trecho em aclive leve, estabilizando no momento que chegamos na Avenida "D". Façam um bom aquecimento, para entrar na prova no ritmo ideal já no primeiro k.

 
 


KM 01-02: Avenida "D", Rua 87, Rua 127, Rua 128: Iremos passar por cima do viaduto da Av. 85. Nesse momento, há trecho favorável, com retão e sensação de descida, aproveitem para de fato entrar no ritmo de prova, mas sem exageros, muita gente costuma se queimar aqui.

 

 
 

KM 02-03: Rua 132, Av.136: Trecho que considero o mais pesado da prova, com subida constante. Essa é a que passa no Clube de Engenharia. Não é uma subida muito elevada, mas permanece em aclive o tempo todo. Aqui é o momento de administrar o gás.

 


KM 03-04: Av.136, Av.85: Nesse momento, terminando a Av.136 e entrando na Av. 85, começa a parte boa da prova. Se recupere do cansaço da subida e comece a ganhar velocidade na Av. 85, já se preparando para o trecho final de prova.

 


KM 04-05: Av. 85, Rua 143, Rua 128, Rua 21, Av. República do Líbano: Aqui estamos fazendo caminho de volta em descida. Desce a lenha. Agora é momento de fazer valer a velocidade, sem medo. Passando da Avenida D, acelere e tente ganhar velocidade até o fim de prova.

 
 
 


Pessoal, esse percurso tem uma grande variedade de ruas, curvas, tornando a prova bem legal e dinâmica. Não fica maçante e estamos o tempo todo mudando de direção, ruas. Isso é bem legal.

Vamos então dar uma olhada no percurso de 10k:


Percurso muito bom, mas com armadilhas. Descidas boas... algumas subidas boas também. Achei uma prova equilibrada. Os dois primeiros km estamos todos juntos, depois seguimos assim:

KM 02 - 03: Rua 87, Rua 88: Trecho bem fácil, com descida generosa na Rua 88. Cuidado, não se atreva a descer rápido. Use bem a técnica e saiba que ainda restam 7km de prova... 

 
 


KM 03 - 04: Rua 88, Avenida A, Rua 56: Depois da ótima descida que teremos, a prova começa agora de verdade, com subida na Avenida A e permanece em aclive moderado todo o trecho, mesmo naquela rua 56, que dá acesso ao Parque Flamboyant. É  mesma rua usada para o acesso em algumas provas de rua que já tivemos, logo depois da concessionária de veículos. Modere a passada aqui...

 


KM 04 - 05: Rua 56: Trecho todo ao lado do Parque Flamboyant. Tomem cuidado. É somente subidinha aqui, mas cansativa. Não se trata de aclive elevado. Mas um aclive persistente, durante todo o trecho. Mantenha a idéia de pace fixo, sem exageros.



KM 05 - 06: Rua 14-A, Av. Deputado Jamel Cecílio: Depois do pedaço de aclive, saímos das imediações do Parque Flamboyant, e podemos usar esse trecho seguinte para recobrar o fôlego e entrar de vez na prova, com desenvolvimento de velocidade prudente e ganho de ritmo. Descida boa!

 


KM 06 - 07: Avenida Deputado Jamel Cecílio: Nesse trecho, logo depois da entrada da Marginal, permanece aclive, sendo novamente um trecho duro de prova. As compensações de uma descida controlada, compensam nessa subida. Mantenha firmeza, sem exageros. Pois é um trecho difícil, considerando que já passamos da metade da prova. Para mim, é o pedaço mais complicado, pois é uma subida sentida e com aclive significativo.

 
 


KM 07 - 08: Avenida 136: Continuamos em aclive aqui. Mantenha a firmeza, porque no fim desse trecho o alívio começa. No seu planejamento de prova, entende que nesse trecho e no anterior é o que mais vai exigir e o que demanda planejamento eficiente. São 2k de subida e vai ser normal ver pessoas queimando nessa parte, principalmente porque empolgaram na descida do km 05 - 06.

 


Os próximos 2k finais são os mesmos da turma do 5k. Aqui, para aqueles que desenvolveram ritmo prudente, a idéia é ir recuperando depois da subida forte e buscar sempre de forma gradativa, um fim de prova veloz. Toda corrida requer planejamento, eficiência. Corredores que vêem o percurso antes, entendem que cada km é uma história diferente. É preciso entender, sobretudo saber controlar o ímpeto de querer ir rápido a todo o momento. Um bom corredor é aquele que corre por prazer, enfrentando cada km por vez. Sempre prevalece o "conjunto da obra". Vamos nos divertir!

Espero que tenham gostado! Como sempre, a Hanker nos premia com um belo percurso, e se tudo correr como as outras, com excelente organização e aceitação do público. Façam da corrida, uma paixão!!!

Segue foto do kit e informações! Grande Abraço a todos. Faço isso com carinho pensando em cada um de vocês. Vamos todos sentar fogo na canela e ser feliz! Fiquem a vontade para opinar, criticar, elogiar. Melhoro, quando você participam comigo. Até logo!!


Professor Ricardo Carneiro
Contato(WhatsApp): 62 99603 1088
ricardo.aesp@gmail.com








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Dicas e Percurso comentado - TRACK E FIELD Goiânia