Dicas para a Maratona EM Movimento :)



Oi!!

De volta!! Suando bastante? Alegria na canela sempre? Respirando asfalto? Vamos então a mais uma corrida que será realizada na nossa bela Goiânia. Essa tem um gosto especial, pois numa tacada só é ofertada 5 opções de distância a nossa escolha. Detalhe importante, é a única corrida com todos os percursos disponíveis. Não há no calendário de corridas de Goiania, corrida com todas as distâncias. Estamos então falando da Maratona EM Movimento, que será realizada neste Domingo, 28 de Agosto. A organização surpreende também ao ofertar percurso surpresa de 15 km, possibilitando um percurso a mais. Na corrida passada (Brunch Run), tinha pensado em tempo quente e seco. Mas foi um frio bacana, gostoso de sentir.

Para esta corrida, segundo o site www.climatempo.com.br , vejam como está a previsão do tempo neste dia. Consultei hoje, 23 de Agosto.

Considerando essa previsão, hidratação, protetor solar, alegria e fogo na canela! Vamos então a detalhes importantes. Corrida com largada na rua 4, esquina com Avenida Tocantins, a turma dos 21k e 42k largam as 06h da manhã, enquanto que a turma dos 5 e 10k largam as 07h. A organização, na minha opinião, acerta em cheio com esses horários, de forma a proporcionar um clima mais gostoso para correr. Considerando estes horários, recomendo que prestem atenção nos percursos, para que vocês planejem a vinda de vocês, de forma a não passar apertos. Sobretudo porque as 06h já tem uma turma correndo. As ruas do Centro de Goiânia sofrem algumas alterações aos Domingos na região da Praça Cívica. Fiquem atento a esses detalhes. Cheguem cedo.

Na postagem anterior tinha prometido colocar uma matéria específica sobre o aquecimento/alongamento antes das corridas de rua. Continuo devendo o artigo. Preciso tirar algumas dúvidas e estudar um pouco mais, para caprichar na qualidade do que escrevo.

Vamos então conversar sobre os percursos. Vamos então falar sobre os 5km e 10km. A organização forneceu um mapa com os dois percursos juntos.


A diferença entre os dois fica por conta da extensão que a turma dos 10k irão fazer na Av. Leste/Oeste. Separando os dois percursos, utilizando o www.plotaroute.com, temos esse primeiro, dos 5km:


Analisando de um modo geral, vejo esse percurso dividido em duas partes. Na primeira metade, prevalece um trecho rápido, plano e com declives, com a dificuldade começando somente no retorno da Leste/Oeste, quando passamos debaixo do viaduto da República do Líbano, e uma prova com trechos em aclive dali para o final. Vamos dar uma olhada nesses locais, em ordem de visualização. Depois, vamos aos comentários e sugestões.

Logo após a largada, ainda na Rua 4.
 Preparando para virar a direita, na Av. República do Líbano.
 Avenida República do Líbano
Começando a contornar a Praça do Avião
 Preparando para entrar no viaduto que passa por baixo da Av. Independência, pegando trecho de descida.
 Saindo do viaduto.
 Indo pegar um breve trecho da Leste - Oeste
 Leste - Oeste
 Saindo da Leste - Oeste, pegando o começo da Av. República do Líbano.
 Preparando para entrar no viaduto, agora encarando subida logo logo.
 Subida do viaduto.
 Saindo da Praça do Avião em direção a Rua 55.
 Entrando na Rua 55.
 Rua 55.
 Rua 55, esquina com Rua 70.
 Saindo da 55 e entrando na Avenida Goiás.
 Saindo da Av. Goiás e entrando no trecho final, na Rua 4.
 Rua 4.
 Fim da prova, na rua 4, próximo ao Correios.

Considero esse trecho com em um nível de dificuldade moderado. No começo da prova, há facilidades, descidas. Mas prova começa mesmo, quando pegamos a primeira subida sentida, no viaduto da Av. República do Líbano. Dali, a prova tem mais trechos de aclive, embora nem sempre tão sentidos. Destaque para o km final na Av. Goiás. Há uma subida leve, mas extensa. Guardem bem as pernas no começo da corrida, para conseguir fazer os últimos 2km rápidos. Recomento fazer os dois primeiros km de forma conservadora, buscando ritmo. Depois, desce a lenha!

Sugestão de Pace:

KM 00 - 01
INICIANTES (INIC): 6min40
INTERMEDIÁRIOS(INT): 6min
AVANÇADOS(AVA): 5min

KM 01 - 02
INIC: 6min20
INT: 5min50
AVA: 4min50

KM 02 - 03
INIC: 6min20
INT: 5min40
AVA: 4min30

KM 03 - 04
INIC: 6min20
INT: 5min30
AVA: 4min20

KM 04- 05
INIC: 6min20
INT: 5min15
AVA: 4min

Em relação aos 10km, o que muda é a extensão que se fará na Leste Oeste, conforme observamos aqui:

No meu traçado que fiz, deu 9km. Mas não considerem isso. Naturalmente, posso ter cometido erros ao fazer o mapa. A idéia é mostrar de forma geral o percurso, tentando mostrar onde está cada km. Nesse trecho da Leste - Oeste, algumas fotos do local:

 Viaduto da Leste Oeste
 Leste - Oeste, já no retorno que faremos para pegar ela de volta.


 Já próximo do fim desse trecho da Leste Oeste, onde voltamos para a República do Líbano e pegamos aquele viaduto.

Em relação a essa parte, tomem cuidado. Como pegaremos "retão" há uma tendência em desenvolver velocidade. Esse trecho oscila em dificuldade quando começamos e no fim também. Na parte final da Leste Oeste, lembrem-se do que vimos anteriormente. A partir dali, a prova predomina aclive. Quando fiz esse percurso em 2015, eu senti meu gás mais no fim da prova, na Av. Goiás. Resultado de displicência, onde eu quis pegar o embalo de trechos rápidos no começo e facilidades da Leste Oeste. Cuidado. Aqui, prevalece a idéia de uma prova cautelosa.
Sugestão de Pace para o trecho da Leste Oeste (considerando toda a extensão):

INIC: 6min40 - 6 min20 
INT: 5min50 - 5min 30
AVA: 4min50 - 4min10

Vejam só o kit da prova e alguns mimos da organização, lembrando que a retirada do Kit será feita no dia 26 de agosto a partir das 12 h até as 20h e no dia 27 de agosto das 12h ás 20h, na Decathlon, no Jardim Goiás. 




Muito Obrigado por lerem mais uma postagem. Tento ser mais simples possível, sem muitas delongas. Tento trazer uma leitura agradável, bem dinâmica. Um Grande Abraço a todos e ótima corrida! Até logo!

* Dentro da disponibilidade de tempo, irei tentar colocar sobre os 21km e 42 km também! Ainda há também o percurso surpresa de 15 km. Enquanto isso, visualizemos os dois percursos (cedidos pela organização). Grande Abraço!!

* A convite da organização do evento, estarei na Decathlon neste Sábado para conversarmos sobre os percursos dessa corrida, em Congresso Técnico que será realizado. Fica o convite a todos, para que possamos saber um pouco mais. Nesse dia, apresentarei sobre os 21k e os 42k. Assim que o material que for apresentar estiver concluído, apresento aqui no blog também.




Podemos também visualizar o percurso de 42km aqui: https://www.plotaroute.com/route/275037


Ricardo Carneiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.