quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Dicas para a "Brunch Run" :)




Boa Tarde com alegria!!

Já me desculpando com os leitores do blog com a demora em publicar as dicas dessa corrida deste Domingo. Vamos então a algumas informações básicas. A corrida terá duas largadas, sendo a primeira as 07h da manhã para o pessoal que correrá as 10 milhas (16km), e 7h30 para a turma das 2,5 milhas (4km ) e 5 milhas (8km).  Lembrando que cada milha, corresponde a 1,6km. A largada acontece na rua 132, esquina com rua 89, Setor Marista, próximo do República da Saúde.

Pessoal, apesar da rápida chuva desta semana consideremos que estamos entrando em período de seca e muito calor. Essa prova acredito já teremos tempo relativamente quente logo cedo. Pelo horário da largada isso nos ajuda um pouco no sentido de evitar maiores problemas depois. A grande sugestão aqui fica por conta de uma hidratação caprichada no dia anterior e no dia de prova também. Nada muito exagerado, claro, pois ninguém merece bexiga doendo na hora da corrida.

O aquecimento, sigam meu blog, que até o dia 19/08 devo publicar uma matéria especifica falando sobre isso. Lembrando a todos que cheguem cedo no local de prova. Como a largada da turma dos 16km acontece mais cedo, natural que o trânsito nas imediações já fique lento. Então nada de sair de casa faltando 20 minutos.

Essa corrida não é uma novidade no calendário. Já houve edições anteriores. O destaque e o carro chefe dela estão principalmente na degustação de alimentos que ocorrerá após a prova e a possibilidade de correr 16km. Minha grande decepção é a escassez de corridas com essa distância em Goiânia. De 5km e 10km, naturalmente, é a maioria esmagadora. Eu faço parte da turma que gosta de sofrer um pouco mais, rs. Gosto de distâncias maiores.

A primeira distância, 2,5 milhas (4km), acredito que será composta em sua maioria por iniciantes e aqueles que estão começando a correr. Vamos dar uma pequena olhada nesse percurso, lembrando que pode sofrer alterações, conforme informações da organizadora(Velox Sports). Lembrando que a Velox é uma empresa que atua há alguns anos, tendo realizado diversas corridas e outros eventos do segmento. Vamos então dar uma olhada nesse percurso. As imagens e detalhes dos mapas, são melhores vistas em PC. No celular fica difícil algumas visualizações.

Para o pessoal que fizer este percurso a minha opinião é que se trata de uma rota tranquila, sem grandes surpresas no que tange nível de dificuldade. Para quem caminha somente, dá para arriscar trotes básicos em vários pontos, como na descida da Av.85. Para o corredor iniciante, dá para manter o mesmo ritmo o tempo todo, com percurso predominantemente plano. Tentem manter na casa dos 6min15, 6min30 o PACE.

Segue fotos do local, por ordem de visualização durante a corrida.


 Av. 132

 Av.136

Av.136, esquina com Av. 85

 Av. 85 (antes do viaduto, viraremos a direita)

Rua 148, paralela com a Av. 85, perpendicular em relação a Rua 87

 Rua 87

Duas ruas antes da Praça do cruzeiro, faremos conversão a direita, entrando nesta rua estreita.

Saindo dela então, entramos na Rua 89

Na Rua 89, entramos nessa rua, onde contornaremos o quarteirão, para ir em direção a Av. 132, caminhando para o final de prova.

Pessoal, muito cuidado nessas ruas estreitas. São curvas bem acentuadas, valendo prestar atenção no seu companheiro de corrida/caminhada ao lado.

Vamos então para a análise das 5 milhas. Para fugir do habitual, pensei em uma visualização diferente, com algumas informações extras. Antes olhemos o percurso divulgado no site da organizadora.


Pessoal, quem corre 5km, corre 8 sem muita dificuldade. A diferença fica no nível do corredor. O iniciante poderá ter mais dificuldade em manutenção do Pace nos km finais. Vejam as duas figuras abaixo.

Esse mapa, montei através do site www.plotaroute.com, que inclusive indico a todos os corredores. Nele você monta seu percurso e pode ver muitas informações. Vejam que nele está a marcação de cada km. Vamos então observar a altimetria do percurso.


Olhando as duas figuras acima, observe o seguinte. Temos o primeiro ganho de elevação significativo logo no começo da prova, com 600 metros do início, em subida que permanece até o km 1,2. Ou seja, nesse pedaço da Ricardo Paranhos. É uma subida leve, nada muito extravagante não.



O pedaço de maior dificuldade fica exatamente nesse ponto do Areião, na subida da A. 90, até chegarmos na Av.85. Esse é o trecho mais crítico da prova, na minha opinião, entre o km 2 e o km5. Crítico no sentido que é onde se exige mais de nossas forças. Mas é um desafio bacana, nada comparado com o Circuito Caixa que tivemos.

Pessoal, a estratégia que indico, fica da seguinte forma:


KM 00-01: Av.132//Rua 1137//Al. Ricardo Paranhos: Nesse começo de prova, trecho tranquilo. Para os que irão querer desenvolver ritmo forte, caprichem no aquecimento. Mas recomendo guardar o gás para depois.

Pace Sugerido:
INIC (Iniciante): 6min40
INT (Intermediário): 6min
AVAN (Avançado): 5min




KM 01-02: Al. Ricardo Paranhos//Rua 1145//Parque Areião: Pessoal, nesse trecho, cuidado. Esse trecho tem uma leve inclinação. Os corredores habituados com a Ricardo Paranhos sabem disso. Não é recomendado apertar ritmo aqui não. É tranquilo, mas requer paciência, pois estamos entrando no Areião.

Pace Sugerido:
INIC (Iniciante): 6min30
INT (Intermediário): 5min50
AVAN (Avançado): 4min40





KM 02-03: Parque Areião: Pessoal, nesse trecho, cuidado. Quem foi afoito no começo, pode sofrer nessa subida do Areião. Ela não é lá muito fácil não. É aquela que passa ao lado da Rua 90. Cuidado.

Pace Sugerido:
INIC (Iniciante): 6min30
INT (Intermediário): 5min50
AVAN (Avançado): 4min40






KM 03-04: Parque Areião: Nesse trecho, estabilizamos a subida e entramos em pedaço relativamente plano. Trecho ideal para recobrar fôlego e dar uma leve puxada.

Pace Sugerido:
INIC (Iniciante): 6min10
INT (Intermediário): 5min30
AVAN (Avançado): 4min10



KM 04-05: Av. Edmundo Pinheiro//Av.85. Pessoal, nesse ponto é que temos a subida mais significativa, pois ela é persistente e um pouco mais longa. A do Areião que passamos primeiro, ela é curta, se comparada com essa. Passamos da Serrinha e entramos na 85. Nesse momento, os bem treinados, vale manutenção de ritmo. Os iniciantes, nada de caminhadas. Trote lentamente, caso sinta necessidade. Mas sem parar.

Pace Sugerido:
INIC (Iniciante): 6min30
INT (Intermediário): 5min50
AVAN (Avançado): 4min30





*( Nos trechos seguinte, observar as fotos no inicio do Post para que vocês visualizem :) )


KM 05-06-07-08: Av.85//Rua 87//Rua 89: Nesse trecho, hora do gás! Use cada km com inteligência, tentando deixar tudo para o km final, sempre acelerando aos poucos. Temos uma boa descida na 85, virando antes do viaduto, com um trecho plano na 87 ( Aquela que dá para a Praça do Cruzeiro ) e depois alguns "crochés" básicos antes de chegarmos no final.

Pace Sugerido:
INIC (Iniciante): 6min30, evoluindo para 6min10
INT (Intermediário): 5min50, evoluindo para 5min10
AVAN (Avançado): 4min30, evoluindo para 4min

Vamos agora para o percurso de 10 milhas. Que desafio! Prova super gostosa (predominantemente plano), gostei bastante do percurso. Se vocês compararem os três percursos, verão que a diferença fica na extensão depois da Rua 87, passando pela Marginal Botafogo e voltando. As dicas do percurso comum é a mesma. Vou então me concentrar nessa parte extra, que ainda não está nesse post. Vejamos primeiro a foto do percurso, segundo site oficial, depois a que montei.



Trecho adicional detalhado:


Fotos gerais desse percurso, em ordem:


Rua 87, com trecho leve de subida chegando na Praça do Cruzeiro.

Saída da Praça do Cruzeiro e descendo a Rua 86, trecho de descida boa!

 No fim da 86, preparando para ir a esquerda, rumo a rua 91

Rua 91, trecho plano.

Final da 91, preparando para entrar logo a direita, na Marginal Botafogo  
 

 Marginal Botafogo, trecho longo e predominantemente plano

Saída da Marginal, para entrar na Av. Deputado Jamel Cecílio.

 Indo para a Av. 136

Instantes finais saindo da Av. 136, virando nesta rua a direita. depois entrando em várias ruas, para enfim chegarmos no Gran Finale. 

Trecho de 16 km requer paciência para administrar o ritmo. Essa é para corredores com certa experiência em provas de 10k pelo menos. Para aqueles que estão indo pela primeira vez nessa distância, nada de afobação. Segredo é manutenção de Pace, sem aceleradas. Para turma experiente, vale usar os trechos de descida, depois da Praça do Cruzeiro, para entrarmos embalado na Marginal Botafogo. Na saída Marginal Botafogo, no trecho da Av. Deputado Jamel Cecílio, Av.136 é onde está a parte mais dura. Com certo cansaço acumulado, é inteligência para administrar esse trecho de subida, para chegarmos bem no final.



Pessoal, espero que tenham gostado. Sempre tento inovar com alguma coisa diferente nessas dicas de percurso para corridas. Como sempre, a foto do kit que será entregue no dia 20 de Agosto (Sábado), na Decathlon, das 10h as 20h.



Um grande Abraço a todos e até a próxima!!! Fogo nessa canela!!!












Um comentário:

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