Lesões comuns entre corredores

Opa!!

Hoje, vamos conversar sobre um assunto que sempre me interessou e é motivo de vários artigos que publico.  Esse diálogo sempre permanecerá por aqui. Pois se trata de situações a que estamos sempre expostos e toda informação sempre é bem vinda, certo?
Quando digito no site de busca o seguinte: “Lesões mais comuns entre corredores”, logo me aparecem centenas de sites falando sobre o tema. Em boa parte, há sites bons, que mais chamam atenção pela qualidade visual da matéria do que pelo conteúdo em si. Antes de divulgar quaisquer informação, costumo ser criterioso nas fontes e sobretudo nos amparos científicos que determinados assuntos necessitam.
Falar sobre lesões comuns entre corredores é um assunto delicado, em que faço o primeiro alerta: Não tentem buscar na internet a identificação e tratamento de suas lesões. O médico é peça fundamental no processo de diagnóstico/tratamento/prognóstico. O conteúdo aqui divulgado surge no intuito de lhe ajudar a entender um pouco o seu corpo, como evitar lesões e poder indicar o que determinadas situações sugerem, mas reitero,  somente o médico especialista é capaz de definir as causas, origens do seu problema.
Para este artigo, tive a valiosa contribuição e dedicação do Dr. Luiz Adriano Carneiro Dias (CRM 20579 – BA), Médico Ortopedista, que também possui o título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia. A conversa que tive com ele começou de forma simples, com a seguinte pergunta:  “Dr., na sua prática profissional, quais as lesões mais comuns entre esportistas que você presencia no seu consultório?
Me surpreendeu positivamente as que foram listadas, pois se trata de uma constatação de um médico com prática profissional constante e não listagem de lesões feitas por leigos para revistas de “moda”.
Segundo o Dr. Luiz Adriano, as mais comuns:
1.       Lesões no Joelho – Meniscais;
2.       Periostite Tibial;
3.       Dor nos pés;
4.       Pubalgia;
5.       Fasceíte Plantar;
6.       Fratura por Stress na Tíbia (1/3 médio).

Diante desta lista, vamos então conhecer um pouco sobre cada uma. A ideia é fazer um post a cada semana, falando sobre cada uma separadamente, para que não fique um post muito extenso. Falemos agora então sobre as lesões no joelho - meniscais.

Quando falamos em joelho nesse contexto, logo vem ao pensamento as inúmeras lesões das quais já ouvimos falar, que podem acontecer de forma rotineira num jogo de futebol, numa queda, num acidente de moto, numa corrida e em diversas situações.

A articulação do joelho pode ser descrita como uma articulação em dobradiça, que possui em sua estrutura, de forma geral, ligamentos, menisco e cápsulas, além dos músculos que o revestem. Uma das principais articulações envolvidas no movimento humano, requer atenção redobrada, pela complexidade estrutural.




 Na corrida, a lesão mais comum que atinge os corredores está no menisco. Nós temos dois meniscos em cada joelho, um na parte interna (medial) e outro na parte externa (lateral). São estruturas fibrocartilaginosas, tendo aproximadamente 75% de colágeno em sua constituição. Dentre suas principais funções, destaca-se o fato que ela serve de "amortecedor" da articulação do joelho, gerando estabilidade para o movimento articular, além de prevenir o pinçamento de tecidos moles durante o movimento do joelho. Diante disso, destaca-se a importância do menisco, mas também a alta incidência de lesões, que podem aparecer quando há entorse, pancadas, excesso de treinamento, excesso de peso, traumas.



Nos corredores, a mais comum aparece no menisco medial, mas normalmente, não requer tratamento cirúrgico. A maior parte dos casos costumam ser tratadas de forma conservadora, desde que devidamente diagnósticas a tempo e atitudes preventivas.

Quando há lesão no menisco, a sensação é de dor intensa no local, seguida de inchaço, também podendo haver bloqueio do movimento do joelho. Há quem diga que sente o joelho "fora do lugar". Esse diagnóstico é feito por especialista em consultório, corroborado com exames de imagem. Normalmente, o quadro geral é revertido com tratamentos conservadores, diminuindo a carga dos exercícios, fisioterapia. Mas quando há travamento da articulação, em casos mais graves, a cirurgia passa a ser uma alternativa. Hoje há técnicas menos invasivas, com chances maiores de uma recuperação plena. Há inclusive, embora não seja comum, transplantes de menisco.

Quando há lesão diagnosticada nesta região, o ideal é seguir o tratamento proposto pelo médico, diminuir a carga de atividades físicas e tomar alguns cuidados como o excesso de peso e escolha boa de tênis para corrida. Mas a volta aos treinamentos de forma intensa só pode ocorrer quando há isenção de dores, recuperação de toda a amplitude do movimento, e, claro, com a liberação do médico responsável.

Salienta-se aqui também a fundamental importância do Fisioterapeuta no processo de reabilitação. Mas procure um Fisioterapeuta com formação na área de Ortopedia. A fisioterapia ortopédica é a especialidade responsável pela prevenção, tratamento e recuperação de problemas e patologias que ocorrem sobretudo nos ossos e na musculatura, possibilitando que esse profissional disponha de várias alternativas para o seu tratamento.

O profissional de Fisioterapia dispõe de várias formações e possibilidades. Muitas vezes não conhecemos justamente pelo fato de não serem ofertadas pelo serviço público de saúde ou estarem acessíveis pelos planos de saúde. Por exemplo, eu possuo hérnia de disco lombar. Pelo serviço proposto pelo plano de saúde, iria fazer fisioterapia tradicional, RPG. Mas por orientação de uma Fisioterapeuta, busquei um Profissional especializado em Osteopatia. Fantástico. Portanto, se informe quanto a tratamentos.

Para finalizarmos esse diálogo, dê uma olhada na imagem abaixo  em que podemos observar os diferentes tipos de lesões no menisco. Fundamental para evitar essas lesões, se trata de exercícios de fortalecimento para o joelho, que podem ser feitos no ambiente da Academia, Studio ou ar livre (Musculação, Pilates ou exercícios livres sem carga). É fundamental que os corredores entendam que é necessário um trabalho paralelo a corrida, para que você tenha plenas condições. A corrida é um exercício que muito desgasta e exige das articulações. Façam um trabalho de força orientado, consciente, inclusive exercícios de alongamento e flexibilidade.

Espero que tenha ajudado e que tenham gostado deste artigo. Procurei ser o mais simples e objetivo aqui. Muito Obrigado a todos!

Prof.: Ricardo Carneiro Rocha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.