Dicas para a Corrida Cross Parques - Etapa Robson Caetano


 Oi!!!

Alegria e fogo na canela sempre?

Dia 30/07 tem mais uma corrida que promete muitas coisas boas!! Trata-se do Circuito Caixa Cross Parques, que segundo o regulamento:

"a distância de cada etapa será de aproximadamente 5 km e 10 km, para todas as categorias, sendo que as condições do percurso deverão seguir o que determina a modalidade do Cross Country, ou seja, utilização de trilhas, transposição de cursos de água, obstáculos, estradas de terra, dentre outras"

Mais do que uma corrida, é totalmente diferente do que estamos habituados, no caso, a corrida de rua. O asfalto, de certa forma, lhe propõe estabilidade. A corrida em trilha, não. Para boa maioria de nós é uma tarefa complicada querer imprimir o mesmo ritmo na terra o mesmo que fazemos na rua.

Segundo o regulamento e informações da organizadora, os kits serão entregues no mesmo dia da prova, em um Sábado, que muito provavelmente estará seco e ensolarado.

Estive no local nesta semana, afim de conhecer melhor o percurso. Não pude realizar todo o trajeto, por razões de segurança, uma vez que havia pouco movimento na mata. Antes de falarmos sobre ela, algumas dicas úteis:

  • Use bastante filtro solar, use boné.
  • No dia anterior e no dia da prova, mantenha uma alimentação equilibrada, sem excessos e com fartura em frutas e líquidos. No dia da prova, almoce bem, mas sem excesso. A corrida é pesada e exige que você esteja bem.
  • Mesmo que haja postos de hidratação no local, recomendo que vocês usem cinto de hidratação. Na loja DECATHLON há cintos com preços bons e qualidade variada. Há momentos mais tensos na corrida que a sede vem com tudo.
  • Fundamental que no dia anterior você não tenha treinado de forma intensa. Se você for treinar, faça um treino conservador, de manutenção.
  • Pelo horário da retirada dos kits e inicio da corrida, fiquem em repouso na sombra, hidratando e em momento oportuno aqueça bem, mais do que o costume habitual.
  • Ah, vá com seu tênis de guerra mesmo... Nada de estrear seu top de linha não, rs.. Muita poeira ali para contar história!

Diferente das outras corridas, nesta eu vou colocar fotos do local primeiramente e farei minhas colocações. O percurso é bem diferente, e ficaria complicado colocar imagens por cada km. Vale aqui uma análise geral, para os dois percursos. Vamos dar uma olhada nas fotos do local:














 Agora vamos ver a foto do percurso:



 Observando primeiramente, a maior diferença dos 5 para os 10k é que os corredores estarão mais tempo fora da mata em percurso a céu aberto. O pessoal dos 5k estará na maior parte do percurso em trilha, dentro da mata.

O percurso fora da mata caracteriza-se por ser plano sem muitas alterações. Mas estará sol, o que começa gerando desgaste. Quase entrando na mata adentro, há uma descida generosa que permanece um tempo. Pelo menos a entrada que utilizei, era em declive, com boas passagens. No momento em que começamos essa trilha dentro da mata, o cuidado começa a redobrar. Mais vale um espírito esportivo, de cooperação. Não há espaço adequado para você ir correndo em zigue-zague querendo passar todos. Vamos nos divertir. Para os que de fato querem competir, deixe que eles disparem na frente.


Nesta trilha mata adentro o que me chamou atenção foram as partes estreitas, comuns, as subidas exigentes e descidas íngremes. O ideal é ter um ritmo dosado durante todo o trajeto, não se empolgar nas descidas, pois as subidas exigem muito equilíbrio.

Como disse, o ideal é correr de forma tranquila. Ali é terreno fértil para pisadas em falso, torções no pé, escorregões. O maior desgaste penso que acontece dentro da mata, com pedaços imprevisíveis todo o tempo. Fora da mata dá para manter ritmo coeso, tranquilo, mas lembrando que na saída há uma subida bem generosa. 

Eu enxergo essa corrida como uma atividade que me dará intenso prazer, satisfação. A luta aqui está em terminar a corrida. Então, sem afobação. Vamos chegar inteiros em casa! Essa corrida é daquelas para guardar na memória. Tem tudo para ser gostosa. Tomara que a organização faça essa trilha um, dois dias antes, afim de deixar o percurso ainda mais em condições. Portanto, mais vale nossa atenção pessoal. É raro os pedaços onde poderemos correr em terreno firme, sem alterações.

Salvo engano a largada é na lateral do Paço Municipal próximo do heliponto. Ali pareceu ser o lugar mais lógico, pelo espaço e onde comporta a quantidade de pessoas que irão correr.

As fotos que coloco aqui foram poucas, para não ficar muito extenso. As paisagens se assemelham muito então peguei as que provavelmente vocês irão reconhecer durante a corrida. Eu adorei fazer esse percurso essa semana, irei gostar ainda mais compartilhando isso com os corredores desta cidade. 

Segue foto do kit, e lembre-se, a retirada acontece no dia da prova. Um grande abraço a vocês! Fogo na canela e alegria de viver!!


Ricardo Carneiro
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.