Dicas para a corrida dos Romeiros


Oi!!!!

Bora botar fogo nessa canela!! Que o Desafio ( e que desafio ) dos Romeiros acontece neste Domingo!


Segundo descrição dos organizadores o Desafio dos Romeiros é:

"Consagrada como uma das provas mais importantes da região (..) mistura dedicação ao esporte com uma boa dose de gratidão e fé.(..) abre as festividades da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. A corrida será realizada dia 19 de junho, domingo, na rodovia GO-060, entre Goiânia e a Capital da Fé, contará com pessoas de todas as idades."

O Desafio dos Romeiros terá concentração às 7h, no trevo de Goiânia. A prova também oferecerá outra opção de percurso. Os participantes poderão correr tanto o percurso de 16 km, trevo a trevo, quanto de 7 km, com largada próxima à fábrica da Coca-Cola, mais precisamente, próximo da entrada do Jardins dos Cerrado.

Pessoal, quem já fez esse percurso, sabe que há trechos pesados, com subidas bem acentuadas, mas com descidas iguais. Vou tentar explicar ao máximo onde estão os pontos de subida, onde devemos ter mais cuidado e onde devemos acelerar. É um percurso basicamente em linha reta.

As primeiras dicas são para o pessoal dos 16k. Aproveitem os dois primeiros km, que são tranquilos, para aquecerem, desenvolverem ritmo. Não faz sentido começar essa prova a todo vapor. A ideia geral tem de ser planejar os primeiros 8km num ritmo mais consistente, tranquilo, para ganhar velocidade e ritmo nos últimos 8km. No momento das subidas, mais vale a manutenção de um ritmo considerável (Se você tem relógio GPS com marcador de velocidade, a diferença entre as subidas e descidas/plano não pode ultrapassar 2km/h). Fundamental manter uma boa hidratação durante todo o percurso. Durante a descida, mais vale uma técnica de corrida bem executada do que imprimir velocidade descontroladamente. Sua coluna cobra o preço depois. Priorize passadas largas na descida. Para o pessoal dos 16k, vou tentar ser o mais descritivo possível listando os pontos onde vocês terão subida. Para não ficar confuso, listarei os locais de subida considerável e descidas também, tomando como referência estabelecimentos próximos.

Mas sei que não dá para decorar esse tanto de informação. Eu vou mostrar os principais pontos, sendo que vocês gravem aqueles que mais lhe interessem. O percurso é bem variado, com aclives/declives/plano o tempo todo, de forma mista. Não há como determinar exatamente por cada km o que irá ser cada trecho.

Vamos dar uma olhada então no percurso de 16km:

Nos primeiros km, o trecho é basicamente plano, com leve aclive. O ideal para ir se aquecendo, encontrando um ritmo bacana. Depois dessa parte inicial, acredito que 2, 3km no máximo, perceba que haverá uma lombada eletrônica, mais precisamente, depois de duas passarelas de pedestres. Nesse ponto, começa um trecho bacana de declive, em que você pode desenvolver um pouco mais o ritmo. Mas cuidado, isso é só o começo de prova. Depois que você visualizar a próxima passarela de pedestres ( Esta tem o nome de Eng.: Paulo Cesár de Melo ), comece a estabilizar, pois o declive acaba e começa um trecho em aclive, mas leve. Repare que nesse ponto, se você não lembrar de ver, estaremos passando pelo Pite Clube, em que é possível visualizar no lado direito da pista. Essa parte de aclive acaba, quando passamos pela via primeira Via Sacra, que são aqueles muros do lado esquerdo da pista com figuras religiosas. Ali começa novamente um trecho misto de declives e aclives, mas prevalece mais declives. Pode desenvolver um ritmo seguro até o momento em que você passa pelo Complexo Vale do Cerrado, do seu lado direito, quando voltamos a ter aclive/plano. O bom momento acontece justamente depois desse ponto, onde passaremos novamente por mais uma via sacra, onde teremos um declive considerável, e mais a frente, um aclive igualmente considerável. Um "V" literalmente. Para nos situarmos, segue foto do local:


Lembraram? Ali tem uma subida também, que creio ser a primeira que realmente force nossas pernas. A subida só cede quando chegamos na próxima via sacra. Cuidado. É um trecho pesado e não vale a pena forçar tanto, pois nesse momento, estamos nos aproximando do meio de prova e chegando próximo a fábrica da Coca Cola no lado direito, onde irá ter a largada dos 7km. Aqui as dicas valem para todos, sendo que o pessoal do 7km sigam a mesma ideia de fazer os primeiros 2km de forma tranquila, aquecendo, sentindo o percurso.


Essa parte depois da Coca Cola, meio de prova para os 16km é um bom trecho plano e de declive também, com uma descida boa, mas com subida também pesada. É fundamental que vocês, tanto dos 7km e dos 16km, não exagerem na descida. Essa subida é igualmente intensa. Nesse ponto até o Posto Terra Santa que estará do seu lado direito, há predominância maior de aclive, seguindo-se de descida considerável, sendo que é o mais longo trecho de declive, mas não muito acentuado. Aproveitem para ganhar velocidade e colocar um pace legal. Lembrando que depois, subidinha básica até onde você visualiza um conjunto habitacional do seu lado direito, depois da curva, o Imperial.
Quando você passa da Passarela Mariana Bites, a prova entra em sua reta final, com trechos tranquilos. O que nos preocupa é somente o final, onde há uma subida um pouco pesada. Depois, só alegria e estamos no final.

Pessoal, essas dicas de hoje, eu quis mais que vocês imaginassem o percurso. Fica difícil memorizar tantas informações. Uma particularidade desse percurso é que boa parte dos aclives vem acompanhado de declives e vice versa. Há pontos planos, mas não predomina tanto. É um percurso desafiador, muito bom. Eu sempre gostei de correr nesta rodovia. Nos desafia o tempo todo. Tomem cuidado somente com os pontos de aclive acentuado. Planejem a prova considerando esse detalhe. Do mais, curtam essa prova!!

Os kits ficaram muito bons, justifica o investimento. Prestem atenção nas informações de entrega do kit:


Muito Obrigado!!! Fogo na canela sempre!!!!!!

Ricardo Carneiro





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