Dicas para a Corrida Desafio Powerade 6km




Opppaaa!!!

Todos em dia com a corrida? Moendo canela? Rasgando asfalto?

Nesse final de semana, acontece o 1° Desafio Powerade Run, organizada pela excelente Hanker e que promete ser uma prova de adrenalina gostosa no ar. A julgar pelo formato, que vem com a ótima proposta de desafiar os corredores a correrem mais rápido, já se traduz em um diferencial em relação a tantas outras corridas. Para começar a falar sobre essa corrida, lembro que será no Domingo, dia 12 de Junho, com largada prevista para as 07h no Pátio de Eventos do Shopping Flamboyant.

Pessoal, há previsão de frente fria nesse dia. Recomendo que cheguem mais cedo do que o habitual em dias de prova, para que façam um aquecimento melhor, permitindo que você comece a prova em condições ideais. O frio tem suas vantagens nos permitindo uma melhor performance e consequentemente, melhor tempo e velocidade de corrida. Claro, cada caso é uma história diferente. Em um dia normal, com tempo ameno, o aquecimento seria diferente e mais curto normalmente. O que não devemos descuidar é quanto a hidratação. Se estivermos em um dia frio, a tendência é de não transpirar como de costume e não sentir tanta sede. Cuidado, pois nessas horas o perigo se revela.

Vamos então falar sobre a corrida. O formato é diferente pelo fato de permitir classificação de atletas na fase seguinte. Mas não vejam isso como eliminatória, exclusão. Todos correrão os 6km, que é a distância comum. O que se propôs foi um desafio extra para aqueles que chegarem entre os primeiros, sendo 200 homens e 100 mulheres ( com o menor tempo líquido ). Depois da prova de 6km, esses atletas serão informados e passarão para o desafio seguinte, que consiste na disputa de mais 3km. Nessa etapa, 60 homens e 40 mulheres com menor tempo, se classificam para o desafio de 1,5km.  Se classificam para o desafio final de 800 metros os 10 melhores colocados de ambos os sexos. Desafio bem legal, diferente. Já pensou você ser aquele que conseguiu chegar a etapa final? Nas rodas de corredores, passará a ser "mito", rs...

Vou considerar a análise hoje aqui para o atleta que está treinado, com condições de ir passando para as fases subsequentes. A análise de percurso serve a todos, no que tange ritmo, velocidade. A única diferença está no Pace sugerido.

Tomando por base os tempos dos primeiros colocados da Corrida do Bradesco, penso que os homens que querem se classificar para a fase subsequente, devem planejar para correr em um tempo abaixo de 30' e mulheres tempo abaixo de 35'. Utilizo a corrida do Bradesco como parâmetro, pelo percurso que foi feito e pelo quantitativo de inscritos pois essa é uma das corridas em que temos maior público.

Vamos ver então o trecho inicial de 6km:


Fundamental estar bem aquecido de forma a já começar em ritmo de prova para aqueles que almejam correr em 30'. O percurso é relativamente tranquilo. Não vejo trechos de grande dificuldade. Há pedaços em aclive, mas nada muito extenuante, embora tenhamos trechos extensos de aclive. Vamos então para as dicas, considerando que manterei uma proposta de pace dentro da média, pois quem se classifica, necessitará de energia extra:

Km 0 - Km 1 - Contorno Shopping//Rua Terezinha: Saindo do Pátio do Flamboyant, procurem acelerar para sair do bolo inicial, e ir desenvolvendo um ritmo forte desde o começo. O percurso em volta do Shopping é relativamente plano, facilitando a nossa proposta de desenvolver um ritmo considerável. Pace sugerido: 5min

Km 1 - Km 2: AV.I// Rua 105A//Rua 69: Nesse trecho começamos a sair do quarteirão do Shopping, passando por aquela rua que está próximo da Dechatlon, entre a Tend Tudo e Carrefour. Nesse trecho, saindo do Flamboyant, há um aclive leve, mas que cede depois que passa da rotatória ao lado da Decatlhon. O ideal é manter a consistência do ritmo, cuidando para não acelerar, continuar trabalhando com o que já vinha fazendo, afim de normalizar ritmo e estabilizar a frequência cardíaca. Mantenha o mesmo pace de 5min

Km 2 - Km 3: Rua 70//AV. H//Rua 72: Nesse trecho que começa ali perto daquela barraca de morangos ao lado do Wall Mart, nós começamos ele com descida, nos levando para uma subidinha antes de adentrarmos na Rua 72, aquela ao lado do Serra Dourada. Nesse trecho da 72, muito cuidado. Há descida, mas depois há um considerável trecho de aclive quando retornamos, embora não muito acentuado. O ideal é segurar o ritmo, para usarmos o km seguinte para desenvolvimento de velocidade. Mantenha o pace entre 4min50s - 5min

Km 3 - Km 4: Rua 72//Pq. Flamboyant: Nesse trecho pegamos então o sentido inverso da 72, com aclive. Segure o ritmo, pois saindo da 72, nos deparamos com um bom pedaço de descida antes de adentrar o Pq. Flamboyant. Nesse momento, faça passadas longas, aumente a velocidade, afim de baixar o pace e segure. Pace entre 4min30s - 4min50s.

Km 4 - Km 5: Pq. Flamboyant: Ainda no embalo da descida, continue imprimindo ritmo forte, até que você chega na parte de subida na lateral do Parque. Nesse momento, mantenha o ritmo parecido com o de começo de prova, pois o pedaço é em aclive e não vale a pena acelerar nesse momento. Dá para manter uma média de 5min nesse momento.

Km 5 - Km 6: Pq. Flamboyant//Rua 12: Ainda em aclive, mantenha um ritmo confortável, pois saindo das imediações do Parque, estaremos indo rumo ao Shopping Flamboyant. Use os últimos 500 metros, assim que estiver se aproximando da Jamel Cecílio, sente o pé na canela. Faça o Sprint final, mantendo uma média de 4min30 no pace.

Penso que fazendo abaixo de 30, as chances são reais para passar para a fase seguinte. Para aqueles que irão correr tranquilamente, faço a mesma proposta de outras análises, onde você constrói ritmo gradual no começo, crescendo na corrida aos poucos, deixando para o meio da prova os momentos de ganho de velocidade, segurando bem nos aclives, mas dando aquela arrancada no final.

Vamos então dar uma olhada no trecho de 3km, para aqueles que se classificarem:


É um percurso encurtado dos 6km, passando pelas mesmas ruas, exceto no km 2, onde há o desvio de volta para o Flamboyant. A idéia aqui é ganhar na raça. No primeiro km, como você teve um tempinho extra para descansar, continue fazendo aquecimentos bem leves, mantendo o corpo ativo. No sinal de início, use o trecho inicial aquele contornando o Shopping, para reserva de energia. Mantenha um pace na média de 4min30, tendo como objetivo guardar energia para o último km. No segundo km, há aclives e trecho em declive, mas use aquele pedaço ao lado do WallMart para desenvolver ritmo forte, mas segurando quando começar a subida. O ideal é que você faça um breve Sprint começando ao lado da Tend Tudo e cedendo ao lado da Pinauto. Dali, segurar ritmo consistente, sem forçar. Nessa parte, mantenha pace abaixo de 4min30. No último trecho, que há diferenças, pois você entrará em outras ruas, em direção a Jamel Cecílio/Chegada no Shopping. Trace como meta chegar nesse trecho bem, mas segurando e dando a arrancada final assim que pisar na Jamel Cecílio. Nessa hora, a experiência do atleta conta, principalmente, entender que não podemos correr como o corredor ao lado, mas sim impor seu ritmo, seu planejamento de percurso. Os treinos que fazemos diariamente, sem bem executados, nos ensinam a dosar bem isso. Ir pelos outros, costuma ser sina de fracasso.

Após esse trecho, há os classificados para as provas finais de 1,5km e 800mt. Se bem entendi, será feito em pista improvisada, que será montada no espaço do evento. A boa é que o percurso é plano. A pista de atletismo tem comprimento de 400mt. Observando provas de atletas de elite, percebo que a prova sempre é gradual, com ganhos sucessivos de velocidade, seguido de sprints no final. O ideal é que a galera dos 1,5km pense em estratégias de cada 500mt, reiterando que devemos confiar mais em nós mesmos e não nos preocupar tanto com o corredor ao lado. A idéia é ir crescendo a cada parte da corrida. Como há um desgaste acumulado de duas rodadas anteriores, penso que os que irão para a grande final dos 800mt, farão tempos na média de 4min30s - 5min. Nos 800mt, permanece a mesma proposta de ganho gradual de velocidade, considerando que só teremos duas voltas nesse trecho. Arrisco que o campeão fará algo em torno de 2min30 - 3 min.

A entrega dos kits de corrida acontecerá no Estande da EBM–Metropolitan Sidney, na Avenida E com Rua 52,  Jardim Goiás. Será no Sábado (11/06) das 14h às 19h.



Fogo nessa canela! Já pensou ficar com o kit completo de finisher? Grande Abraço a todos e ótima prova!


Prof.: Ricardo Carneiro



Comentários

  1. Vou brincar, meu tempo deve girar em torno de 34 min nos 6km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta ótimo! Negócio é correr e se divertir! Mas Domingo, o tempo devê estar favorável. Tente desenvolver um ritmo bacana no meio de prova, para baixar alguns minutos... Se esse é o seu tempo normal, se já treina com frequência, é possível baixar durante uma prova. Olhe bem o percurso e veja onde você pode desenvolver velocidade. Boa prova! Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado, ótimas dicas, vai me ajudar!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.