Dicas para a Maratona Adidas Boost de Revezamento

Boa Tarde!!



Vamos conversar um pouco sobre a Maratona Adidas Boost de Revezamento, que será realizada no Autódromo Internacional de Goiânia, dia 30 de Abril, as 18h, em um Sábado de alegria. Numa prova que promete ser empolgante, numa energia contagiante, a organização definiu alguns critérios para participar, do qual o que nos interessa aqui. Será revezamento, devidamente organizado, podendo ser duplas (21km cada); quartetos (10km cada) ou octetos (5km cada).

Aos que montaram equipe, ótimo. Os que ainda não conseguiram equipe, pelo site, é possível que você encontre parceiros, podendo ser uma equipe masculina, feminina ou mista.

Algumas informações importantes:

Trecho extraído do regulamento:

Atenção para alguns casos previstos no regulamento, como a retirada dos kits pelo Capitão da equipe. O kit, claro é esse:


Vamos então ao percurso, com as devidas considerações e dicas:


A primeira grande consideração que faço é em relação ao horário. Por ser uma corrida realizada á noite, temos em nosso favor temperaturas mais amenas, portanto algumas considerações:

  • Pelo horário, é fundamental que você se resguarde durante o dia, se hidrate bastante e descanse. Naturalmente, o Sábado é dia em que famílias, amigos sempre se reúnem para almoços e eventos diversos. Cautela e prudência, sobretudo na sua alimentação durante o dia. Façam refeições leves, de fácil digestão e evitem refrigerantes. Cervejinha, cachaça e enfins, por favor... nem preciso falar.
  • Programe o horário de saída de casa, pois o Autódromo é longe para muita gente;
  • Observe com o Professor ou Capitão da equipe, em qual ordem você está para correr. Com base nisso, se aqueça próximo ao horário previsto para sua largada;
  • Controle da ansiedade é fundamental para uma boa prova, sobretudo os que correrão por último. Participe de aquecimentos leves, se envolva com o restante da equipe, mantendo foco e atenção.
Essa corrida, como vocês podem ver pelo percurso, se trata de um ambiente "controlado", uma vez que é realizado na pista de corrida do autódromo. Diferente das corridas convencionais, em que há ruas, avenidas, subidas indigestas e outros, nesse local, há pouca variância, trecho basicamente plano. Para a galera dos 5km, vejo aí uma excelente oportunidade de quebrar seu recorde pessoal. É possível se fazer uma prova rápida, com manutenção de um ritmo forte do começo ao fim. Proponho a todos que corram no Autódromo essa semana, afim de conhecer o trajeto e se preparar melhor.

Para todos, independente da distância em que irá correr, proponho um aquecimento bem caprichado, de forma que você possa começar já no seu ritmo de prova. No primeiro km é possível imprimir um ritmo forte, crescendo gradualmente, estabilizando no km2 com um pedaço curto de subida, ali próximo da curva, podendo descer forte no km3 e4, se atentando para a subida leve na reta que dá para o grid de largada. Ou seja, é uma prova teoricamente plana, em que é possível andar sempre em um ritmo mais forte, ou que pode ser perfeitamente calculado. Por exemplo: aqueles que começaram há pouco tempo, mas treinam com regularidade, é possível se estabelecer 7 min por km, totalizando 35 minutos ao fim dos 5km.

Para a galera dos 10km, são duas voltas. É preciso saber dosar o ritmo, em um percurso rápido como esse. Assim como nos 5km, calcule quanto tempo você quer por cada volta. Priorize os primeiros 5 como estabilização, imposição do ritmo e utilize os 5km restante como objetivo de ritmo mais forte, fazendo assim um "splint negativo" (embora essa técnica seja muito utilizada nos 21 e 42km).

Para os 21km, como são quatro voltas completas, pode ser que fique um pouco maçante, mas é o ideal para um percurso minimamente calculado. Disciplina e dosar o ritmo são fundamentais. Em um ambiente como esse, você pode perfeitamente quebrar o seu recorde pessoal. Inteligência nos primeiros 10km, correndo de forma mais contida, e aumentando gradualmente na 3ª volta, descendo a lenha na última volta.

Eu particularmente, sempre treino dessa forma, onde faço economia de energia no começo e uso toda a reserva para um meio e fim de prova mais forte. Cada treinador tem sua metodologia de trabalho. Eu treino meus alunos desta forma, ensinando a eles a dosar o ritmo nos momentos certos, mantendo disciplina e foco, de forma que no fim, possamos usar toda a energia administrada, deixando os concorrentes sempre atrás.

Do mais, um grande abraço a todos! Vamos estourar canela e ser feliz!!

"voa, voa, voa
correr para ser feliz
é ver a canela pegar fogo"




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Dicas e Percurso comentado - TRACK E FIELD Goiânia