Dicas da corrida - Circuito da Longevidade



Boa Tarde a todos!! Seguindo a proposta do blog, vamos então em mais uma postagem sobre corrida, colocando aqui dicas valiosas, para que possa fazer uma participação boa, proveitosa e feliz neste Domingo de sol, dia 17/04. Ah, se lembrem que o kit deve ser retirado um dia antes, no Parque Flamboyant, logo pela manhã.

Essa corrida me deixa feliz, efusivo. Eu particularmente, tenho essa como minha preferida em provas de curta distância. Há uma energia magnífica lá. A gente se embala com tanta gente, de todo tipo. Umas das coisas que me motivam sempre é esse momento de estar com muitas pessoas, envoltos em boa energia, sorrisos. Realmente, é apaixonante.

Quem não fez a inscrição, realmente, não sabe o que está perdendo. Inscrição a um preço extremamente acessível. Essa corrida foi pensada para estimular a atividade física, com apoio do Governo Federal, iniciativa do Banco Bradesco. No Sábado haverá várias atividades bacanas por lá também.

Vamos então dar uma olhadinha nesse percurso:


Essa corrida tem um percurso fantástico. Quando você começa a corrida, passando pelo pórtico, está exatamente ao lado do Parque Flamboyant. Há um trechinho com subida que não se sente nada, pois logo depois, entramos na Av. Jamel Cecílio. Nesse trecho, com descida generosa, aproveite para "pegar" o embalo, com cautela, fazendo as adaptações necessárias para o restante de prova que se segue. Ganhe velocidade gradativamente, sem afobação. Perceba que haverá uma multidão de pessoas logo a frente andando. Clássico caso daqueles inexperientes que descem a lenha logo no começo, aproveitando essa descida. Segure a onda. Aproximando no km2, chegando no cruzamento da Rua 115, há um leve trecho de subidinha. Mantenha o passo firme, não há necessidade de muita poupança de energia nesse momento. No trecho da 115, aproveite para fazer uma corrida consistente, num bom ritmo, sem exagero, pois o verdadeiro desafio começa logo depois do km3, em que será necessário usar essa energia que você vem administrando. Quando se chega na Avenida A, o ideal é segurar bem o ritmo, pois há uma subida bem generosa daquelas que você fica pensando como pode alguém enfrentar isso. Mas sem exagero. É uma subida e pronto, logo passa... Saindo da Avenida A, você entra na rua 77, aquela que contorna o Estádio Serra Dourada, outro pedaço com certa dificuldade. No km 4, você sai dessa rua em direção ao Parque Flamboyant, onde você irá até um determinado ponto e depois faz a volta, descendo o Parque e indo até o Pórtico. Nesse trecho de 2km, desde o final da rua 77, aproveite para desenvolver um ritmo pegado, forte, pois se tem uma descida bem generosa no km 5, onde se pode correr com a faca nos dentes e dar o grito de alegria quando terminar os 6km. RESUMÃO: Km0 ao Km2, desenvolvimento gradual, tranquilo, sem forçar ritmo. Km2 ao Km3, desenvolva ritmo de corrida, ritmo moderado e segure. Km3 ao Km4, desenvolva um ritmo confortável, mas sem cair de produção se comparado com os trechos anteriores. Km4 ao Km5, se recupere da subida, buscando o fôlego tranquilamente, se hidratando e ganhando velocidade. Km5 ao Km6, solta o foguete e bota fogo na canela. Enfrentou 5 km, enfrenta esse último a toda velocidade.

Essas dicas são feitas pensando em um perfil de corredor de rua amador, cara tranquilo. Quem está atrás de performance e velocidade, pode usar a mesma lógica que eu coloquei ao fazer esta análise. A única diferença está na velocidade que você fará nos trechos, considerando as subidas.

Se hidratem bem, aproveitem essa corrida com alegria e levem os amigos, familiares que não conhecem corrida ainda. Há uma caminhada também, de 3km, feito para todos, sendo que o mais bacana é o momento de poder levar desde bebês de colo, a senhores de idade avançada com um sorriso no rosto.

Cheguem cedo pessoal, haverá muita gente e locais para estacionar nas redondezas não são muito fartos não. Durmam bem, se hidratem bem e bota fogo nessa canela. Sem fogo, sem alegria. Bota fogo, que alegria vem fervendo!

Abraços a todos!! Espero que tenham curtido essa análise. Bem simples, mas feita com carinho e atenção. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.