Análise de percurso e dicas de corrida do "Dia de Saúde", da Unimed

No dia 27 de Fevereiro, a Unimed promove o evento "Dia de Saúde" como parte das comemorações de 38 anos da Cooperativa. Para isso, será feito uma corrida, com três opções de quilometragem, de forma a atingir todos os públicos. Largada no estacionamento do Estádio Serra Dourada, as 19h30.

Antes de expor detalhes sobre o percurso, dicas técnicas, algumas considerações:

  • Tenha o hábito de se alimentar bem todos os dias, não apenas na véspera da corrida;
  • Hidrate o corpo sempre na medida em que surgir sede ou de acordo com suas características fisiológicas. Não vá durante a prova ir se entupindo de água. Existem riscos quando há hiper-hidratação;
  • Chegue sempre com uma hora de antecedência nestes eventos. Tempo suficiente para fotos, encontrar amigos e fazer um breve aquecimento.
  • Lembre-se sempre: O maior prazer da corrida está em fazer o seu tempo, o seu ritmo, de forma que no fim você se sinta bem, realizado e tranquilo. Cuidado com "afobação" e "oba oba" nessas corridas. Não tente seguir o ritmo dos outros atletas.

Neste evento, haverá também percursos e distâncias curtas para crianças e adolescentes de até 12 anos de idade. Momento ótimo para reunir a família. Vamos então discutir sobre o primeiro percurso.


 Esse primeiro percurso de 3km é excelente para aqueles que estão iniciando as atividades, para caminhar com a família, e serve com um propósito muito bacana de estimular a prática de atividade física. Aproveite e leve aquele seu amigo que está tímido, parado, para que ele possa participar. A energia bacana desses eventos contagiam qualquer pessoa. Um bom argumento que se pode utilizar, é que estudos sugerem que 30 minutos de atividade física diária são suficientes para uma vida ativa e considerável diminuição de riscos de saúde. Não se acanhe, participe! É um percurso plano, sem dificuldades. Sugiro que aqueles que já iniciaram a prática, mas ainda não possuem condição de correr os 5k, tentem neste trecho fazer um trote leve, entre o km1 até o km2.


Este percurso tem vários segmentos que são utilizados em várias corridas de rua da cidade. Do início até o km 2 são trechos tranquilos, com pontos de declive. Há uma tendência do público acelerar principalmente em trechos de descida, mais ainda no começo, num êxtase de empolgação. Para corredores iniciantes, sugiro um começo em forma de trote, aumentando gradativamente a velocidade no espaço de 1km. Após essa estabilização, segurar o ritmo e manter até o fim. Não tente acompanhar outros atletas. Para os iniciados, já é possível iniciar num ritmo próximo ao que irá desenvolver durante o percurso, mas guarde a energia, para um final tranquilo, principalmente no trecho da Av. Fued José Sebba. O ideal nessa distância é desenvolver velocidade e ritmo maior sempre na metade final da prova, quando o corpo já está bem aquecido, adaptado e seguro, sem maior desgaste. Normalmente, são os trechos que exigem mais do atleta.  

  
Nesse percurso, diferente dos 5km, há várias oscilações entre trechos de descida, com trechos de subida. Normalmente, provas de 10km já se tem atletas com nível de treinamento maior e certa experiência. Não recomendo a ninguém iniciar a experiência em corridas de rua em trechos de 10 km. São trechos desgastantes e pesados para alguém que começou a treinar há pouco tempo. Observe na altimetria acima, que há oscilações nas subidas e descidas. No começo, na Avenida A, não imprima ritmo forte, faça uma estabilização da velocidade pretendida, com aumento gradual, pois logo a frente já se apresenta a primeira dificuldade no trecho da rua 88. Segure e mantenha a velocidade. Nada de esforço exagerado, pois logo depois entre a Praça do Cruzeiro e a Praça Cívica é um bom trecho para desenvolver um pouco mais a velocidade e manter o ritmo. Mas sempre equiblibrando o gasto de energia pois logo a frente, vem a subida da Avenida Universitária, talvez o ponto mais pesado da prova, onde há considerável número de atletas que poderão estar com ritmo bem diminuído, consequência de um começo afoito. A dificuldade maior da prova está justamente entre o km4 e o km8. Sabendo administrar bem, sem forçar muito, nos últimos 2 km dá para fazer um sprint bacana, possibilitando um término sem sufoco. Resumindo, nos primeiros 4 km, desenvolva velocidade e ritmo de maneira controlada e conservadora. Entre km4e km8, mantenha o ritmo e segure. Nos últimos 2 km há alivio e você pode aproveitar para usar o "gás" final.


 A hidratação nos três percursos é fundamental. Tente fazê-los de forma equilibrada e sem exageros. Na prova de 5km, hidrate ao menos uma vez durante a prova. Na de 10km, ao menos duas vezes. No próximo post, falarei um pouco sobre essa hidratação, uso de géis, carboidratos e dieta. Espero que tenham gostado desta análise. Muito Obrigado e até a próxima.

Ah! Vejam também o kit bacana que essa prova oferece. Muito bonito! É uma delícia desfilar por aí com essas camisetas de provas esportivas. Dá um "ar" diferente e as pessoas sempre olham! Abraços!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Regulamento e inscrições do projeto Correr e Ser Feliz!! Edição Especial 5km

Correr e ser feliz!! Do 0 aos 42km! INSCRIÇÃO! Clique nesse post.